Os prós e contras de tomar café diariamente

· 5 de janeiro de 2019
Consumir café diariamente não precisa ser algo negativo e inclusive pode ser positivo sempre e quando não nos excedermos com as quantidades e não tivermos uma dependência desta bebida.

O primeiro dos motivos pelos quais tomar café diariamente é bom, é porque nos ativa, isto está claro. Entretanto, também sabemos que o café nos excita muito e pode fazer com que fiquemos nervosos e alterados.

Assim, se tomar café diariamente é uma de suas máximas, te recomendamos continuar a ler este artigo.

Benefícios de tomar café diariamente

Tomar cafe diariamente tem seus benefícios

Quando pensamos nos benefícios de tomar café diariamente costuma vir a nossa mente o que já foi comentado. Porém, esta bebida nos oferece outra série de vantagens das quais não costumamos estar cientes. Vejamos algumas delas:

  • Melhora a memória. A cafeína potencializa a memória, por isso é ideal consumir café quando estamos em época de provas e lembrar conceitos é imprescindível.
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer. Como o café é tão positivo para a memória, isto repercute diretamente sobre o Alzheimer e nos ajuda a preveni-lo.
  • Manter a forma. Uma xícara de café por dia nos permite sentir melhor com nosso corpo. Além disso, esta bebida ajuda o organismo a se desfazer das gorduras acumuladas e desnecessárias.
  • Ajuda a manter a juventude. O café nos permite prevenir o surgimento de rugas precoces, favorecendo a pele a ficar mais firme e suave. Além disso, a protege dos radicais livres que causam envelhecimento precoce da pele.
  • Minimiza as possibilidades de sofrer um infarto. Consumido de forma moderada, o café pode nos ajudar a reduzir as probabilidades de sofrer um infarto, já que nos protege de doenças cardiovasculares.
  • Combate a prisão de ventre. Com certeza você alguma vez depois de tomar uma xícara de café sentiu a necessidade de ir ao banheiro. Quem sofre de prisão de ventre pode, com esta bebida, favorecer os movimentos peristálticos para expulsar as fezes com facilidade.

Você já se beneficiou de todas estas vantagens que o café pode te proporcionar? Como pode ver, pode ser muito gratificante tomar um café pela manhã. Mas atenção! Apenas um, já que um consumo excessivo vai derivar em algumas desvantagens que veremos a seguir.

E você sabia que seu cérebro ama o café?

Desvantagens de tomar café diariamente

há desvantagens em tomar café diariamente

Como bem mencionamos, o café tem muitas vantagens, sempre e quando consumido com moderação. Entretanto, nos excedermos em seu consumo e gerarmos uma dependência atroz em relação a bebida pode ter algumas consequências como estas:

  • Ansiedade e estresse. Tomar muitas xícaras de café pode fazer nossas mãos tremerem, ficarmos estressados e, inclusive, sofrermos um ataque de pânico.
  • Desidratação. A cafeína tem um efeito diurético, assim que, se nos excedermos em tomar café diariamente nosso corpo poderá sofrer desidratação. O ideal é reduzir o consumo e beber muita água.
  • Causa vício. A cafeína pode causar uma forte dependência. Além disso, pode fazer com que não consigamos nos ativar ou despertar se não tomamos café. No fim, podemos nos sentir irritados caso não tenhamos acesso à bebida. Esta dependência do café pode nos fazer experimentar a síndrome de abstinência.
  • Acentua as úlceras. Se sofremos gastrite e temos alguma úlcera no estômago, tomar café e fazer isso sem consumir nada sólido pode ser uma verdadeira bomba. O café acentuará a dor e agravará a úlcera.
  • Reduz a fertilidade. Se queremos ficar grávidas, o café não é um bom aliado se tomado em grandes doses. A cafeína em excesso afeta às trompas de Falópio, impedindo que o óvulo chegue ao útero e se implante ali.

O café também aumenta o risco de aborto.

Descubra: Como superar o vício pela comida ao começar uma dieta

Como tudo, sempre com moderação

Como comprovamos, tomar café diariamente não tem porque ser negativo. O ideal é que tomemos esta bebida uma ou duas vezes ao dia. Também, é positivo que possamos passar algum dia sem toma-la e que isso não nos gere ansiedade.

Caso dependamos completamente do café e tomemos entre umas quatro e cinco xícaras por dia, então sim poderemos começar a sofrer algumas das desvantagens mencionadas. Tudo em excesso tem consequências, mas em sua medida justa pode nos oferecer grandes benefícios.

Então, você é um consumidor habitual de café? Detectou que tem certa dependência desta bebida? Te animamos a deixar nos comentários se há alguma vantagem ou desvantagem a mais que tenha experimentado em seu caso por consumir café diariamente.