Como superar o vício pela comida ao começar uma dieta

· 10 de maio de 2018
Uma das maiores dificuldades ao começar com uma dieta é renunciar a certos alimentos.

Manter-se fiel a uma dieta é especialmente complicado no início. Por este motivo, mostramos alguns métodos para superar o vício pela comida ao começar a fazer uma dieta.

Não fazer “dietas milagrosas”

Evitar consumir carboidratos evitará vícios pela comida

Estas dietas prometem resultados espetaculares em curtos períodos de tempo e sem muito esforço. Estas dietas costumam ser colocadas em prática nos inícios de verão, com a famosa “operação biquíni”.

Logicamente, a maioria dos conselhos destas dietas é falsa e, com frequência, prejudiciais para a saúde.

Algumas destas dietas são:

  • Dieta dissociada: começou a ser difundida na década de 1920, e aconselhava não misturar proteínas e carboidratos em uma mesma refeição. Este é um exemplo de informação errônea, mesmo que suas consequências sejam inofensivas.
  • Dieta de Atkins: esta dieta consiste em reduzir ao máximo o consumo de carboidratos a partir de alimentos como cereais, leite, legumes, produtos açucarados.

Ainda que uma alimentação saudável recomende não consumir carboidratos em excesso, estes são nutrientes essenciais que não devemos suprimir.

  • Dieta de Dukan: este tipo de dieta está baseado no consumo de proteínas a partir de alimentos como carnes, peixes e ovos. O principal problema é que é muito desequilibrada, por isso pode ser prejudicial para a saúde.

No geral, as “dietas milagrosas” farão com que o organismo realize uma retenção de gordura em grandes quantidades enquanto mudamos a alimentação, com um “efeito rebote”. Desta forma, nosso corpo tentará compensar o déficit alimentar experimentado durante a dieta e perderemos qualquer resultado obtido.

Não pule o café da manhã

Para evitar o vício pela comida não pule refeições

Pular o café da manhã é um erro muito frequente na alimentação diária de muita gente. Se você quiser perder peso e controlar corretamente a alimentação, será essencial não pular esta primeira refeição do dia.

Do contrário, a única coisa que conseguirá será chegar na hora do almoço com um alto nível de fome e ansiedade, e não controlará bem a ingestão do alimento neste momento.

  • Portanto, ao invés de suprimir e até mesmo reduzir o café da manhã, o mais recomendado é substituir as gorduras saturadas como a manteiga e os bolos, por outros alimentos como frutas e cereais.
  • Isso nos ajudará a manter uma alimentação mais equilibrada e um melhor aporte nutricional.

Realize cinco refeições no dia

O vício a certos alimentos será especialmente difícil de ser superado quando estivermos famintos. Por isso, é recomendado realizar mais refeições ao longo do dia, preparando três refeições contundentes e duas mais suaves.

Isso nos permitirá consumir alimentos de forma mais repartida durante o dia, reduzindo a sensação de fome e a vontade de “beliscar entre as horas”. Para manter este conselho, o melhor será adequar o horário de modo que possamos cumprir com as cinco refeições.

Pessoa registrando sua alimentação

No tenha alimentos proibidos

A única coisa que conseguirá se proibindo de consumir certos alimentos será desenvolver uma obsessão por eles. A não ser que siga uma alimentação vegetariana ou vegana, ou que não consuma certos alimentos por qualquer outra convicção moral, o mais recomendado será não estabelecer proibições com nada.

Ante isso, o que devemos fazer é, simplesmente, reduzir aqueles produtos menos saudáveis, como as guloseimas, o chocolate, os sorvetes, os doces, etc.

Uma boa forma de manter o consumo de todos os alimentos que gostamos, mas controlando suas quantidades será, por exemplo, limitando sua ingestão a um certo dia da semana. Desta forma também poderemos nos premiar por ter feito outros esforços ao longo da semana.

Coma na mesa, em um prato e devagar

Comer sentado na mesa e servir a comida em pratos nos ajudará a estar mais consciente das quantidades que estamos ingerindo. Servir a comida em pratos nos permitirá calcular melhor as quantidades, tanto se sobra comida ou se iremos querer uma porção a mais.

Por outro lado, comer sentado e devagar nos ajudará a alcançar antes uma sensação de saciedadeComer muito rápido fará com que, ao final, as quantidades sejam maiores.

Se você for daqueles que quando chega na hora de comer está com muita fome e ansiedade, seguir este passo será especialmente importante para controlar sua alimentação.