Higiene pessoal para crianças: como acostumá-las desde cedo

· 5 de setembro de 2018
Neste artigo você descobrirá algumas dicas básicas para ensinar seus filhos sobre higiene pessoal, hábitos que os ajudarão a estar sempre limpos e saudáveis.

A higiene pessoal em crianças é extremamente importante porque promove a responsabilidade nelas e cria hábitos saudáveis que as protegerão pelo resto de suas vidas. Bons hábitos de higiene pessoal em crianças ajudam a prevenir doenças e infecções, e a manter seu corpo limpo e saudável.

Quando se trata de ensinar crianças é importante começar cedo, com conversas simples e práticas divertidas. Acostume seu filho desde a infância a ser responsável e consciente.

Onde as crianças adquirem hábitos de higiene pessoal?

Lembre-se de que as crianças também aprendem com o exemplo dos outros. Por esse motivo, a família desempenha um papel fundamental no ensino e na prática de hábitos de higiene pessoal.

É importante que você também faça aquilo que está ensinando seus filhos a fazer. Lembre-se que como pai você é um guia. No entanto, a escola também contribui para ensinar esses hábitos. Desta forma, a família e a escola se reúnem para educar uma criança responsável, capaz de realizar todas as suas tarefas.

Leia também: Com estes 8 remédios naturais você poderá se desfazer da língua branca

5 hábitos de higiene pessoal que você deve ensinar aos seus filhos

1. Higiene bucal

Higiene pessoal para crianças: higiene bucal

A higiene bucal é essencial para qualquer pessoa, por isso você deve dar-lhe muita atenção. Na verdade, você deve ensinar o seu filho a cuidar de sua saúde bucal a partir da erupção do primeiro dente.

Uma vez que seu filho tenha a idade apropriada, supervisione se a limpeza bucal está sendo feita da maneira certa. Instrua-o a escovar os dentes após cada refeição, a passar o fio dental e a usar o enxaguante bucal.

2. Lavar as mãos

Lavar as mãos é uma atividade que leva apenas alguns segundos e é essencial para a eliminação de germes ou bactérias, que podem causar infecções e doenças. As crianças devem aprender a lavar as mãos com água e sabão, o que envolve esfregá-las até formar espuma, por cerca de 20 segundos. Isso deve ser feito nas seguintes ocasiões:

  • Antes e depois de cada refeição.
  • Depois de brincar com animais de estimação.
  • Depois de mexer na terra.
  • Ao chegar em casa.
  • Depois de ir ao banheiro.
  • Quando espirrar ou tossir.
  • Depois de estar em contato com alguém que esteja doente.
Higiene pessoal para crianças: lavar as mãos

3. Tomar banho

A pele é o maior órgão do corpo. Temos que dedicar-lhe mais tempo quando falamos da higiene pessoal em crianças. Esta protege o corpo contra uma série de elementos externos, como bactérias, poeira e sujeira. Tomar um ou dois banhos por dia é suficiente para manter o corpo limpo.

Se o seu filho não souber se higienizar sozinho, ajude-o. Quando a criança já conseguir tomar banho sozinha, mostre-lhe os materiais que deve usar, e a maneira correta de fazê-lo. Depois, supervisione se ela está indo bem, e diga a ela o quanto você fica feliz em vê-la cumprindo seus hábitos de higiene.

4. Cuidado com as unhas

Higiene pessoal para crianças: cuidado com as unhas

Quando as unhas não recebem os devidos cuidados, bactérias nocivas são alojadas dentro delas. Estas podem causar infecções na garganta, olhos, nariz, e prejudicar a saúde da criança. Se seu filho for pequeno, você deve cortar suas unhas semanalmente. 

Desta forma,  evitará que os germes se acumulem sob as unhas de seu filho e causem doenças. Quando você sentir que seu filho é capaz de fazer isso sozinho, mostre-lhe algumas regras básicas para cortar as unhas corretamente, que serão úteis para a vida toda, como:

  • As unhas devem ser cortadas após o banho, pois estão mais macias.
  • As unhas devem ser cortadas em linha reta para evitar unhas encravadas, o que causa muita dor.
  • As bordas ásperas das unhas devem ser alisadas com uma lixa de unhas.
  • As cutículas não devem ser cortadas, pois protegem a raiz da unha.

5. Lavar o cabelo

A poluição, a poeira da rua, e outros fatores deixam o cabelo sujo com muita facilidade. Você deve ensinar seu filho a ter um cuidado especial com o cabelo dele. Você precisa checar a cabeça da criança frequentemente, para ter certeza de que ele está livre de lêndeas ou piolhos.

Os piolhos causam comichão, dores de cabeça e desconforto. Além disso, impedem um descanso reparador, pois a coceira não para, até mesmo se a criança estiver dormindo. Peça ao seu filho para escovar os cabelos constantemente com pente fino e para lavá-los a cada dois ou três dias.

Você deve usar xampu suficiente para remover a sujeira que se acumula no couro cabeludo, e assim ter um cabelo bonito e saudável.

Conheça: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

Se você colocar essas dicas de higiene pessoal em prática em suas crianças, logo verá como elas mesmas se importam em ser saudáveis ​​e limpas. Em Melhor com Saúde queremos que a criação de seus filhos seja uma experiência maravilhosa.