Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

· 4 de agosto de 2018
Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão? Descubra neste artigo como avaliar os programas que seu filho assiste e suas reações ao conteúdo.

Alguns pais recorreram aos dispositivos eletrônicos como primeira opção para entreter seus filhos. Se você se perguntou quantas horas diárias de televisão são adequadas para crianças, este artigo te apresentará a resposta e, inclusive, os tipos de programas recomendados para seus filhos e os efeitos que podem ter.

Deixar as crianças sem supervisão em casa, enquanto assistem televisão, pode trazer sérias consequências. Os programas violentos para adultos ou caricaturas sem ensinamentos, podem afetar o desenvolvimento psicológico de seus filhos.

Como saber qual é o tempo adequado para que seus filhos assistam televisão?

De acordo com diferentes médicos e psicólogos, uma criança com mais de dois anos só pode ver a duas horas diárias de televisão, assim como as pessoas mais velhas. Se for assim evitará que seu filho tenha alguns dos sintomas negativos depois de ver televisão por tanto tempo. Por exemplo, alterações no padrão do sono, problemas com a aprendizagem escolar ou atrasos no desenvolvimento da linguagem.

As horas de entretenimento frente a uma televisão dependerão da idade e condições de vida de seu filho. Porém, o excesso de tempo também afeta a todas as pessoas mas em um grau diferente.

Para manejar melhor o tempo que seus filhos assistem televisão, use um relógio ou cronômetro no momento em que seu pequeno desejar assistir a seu programa favorito poderá iniciar um temporizador que pare aos 60 ou 120 minutos para avisar que seu tempo acabou.

Pode te interessar ler: Os perigos de se alimentar em frente à televisão

Não deixe que as crianças assistam televisão sozinhas

A que tipo de programa seus filhos devem assistir?

Existem diferentes programas de televisão atualmente para os menores de casa. Por isso, é importante avaliar o conteúdo oferecido pelo programa de TV favorito de seus filhos e se eles adquirem bons ensinamentos com este.

Durante muitos anos, Plaza Sésamo foi catalogado como um dos programas mais influentes no aprendizado das crianças. Os personagens ensinavam temas de aprendizado básicos para a audiência infantil: como o abecedário, números e cores.

Porém, diferentes estudos demonstraram que se algum dos pais acompanha seu filho para assistir este programa e por sua vez lhe explica o que acontece, melhorará a forma como a criança entende a informação.

Realizar atividades artísticas ou esportivas para substituir a televisão

Você pode mudar os hábitos de seus filhos. Guie-os para que prefiram atividades artísticas ou esportivas o invés de assistir à televisão. Mas primeiro pergunte-os o que preferem fazer ou o que os apaixona.

Existem muitas opções para que seus filhos realizem atividades físicas. Pode optar por diferentes centros esportivos ou culturais. Além disso, algumas escolas oferecem estas atividades de forma extracurricular.

Não permita que as crianças mudem um esporte pela televisão

O melhor é que guie seus filhos para fazerem sua atividade favorita. Além disso, estes tipos de dinâmicas lhes farão criar novas relações amistosas e assim poderá colaborar com o crescimento pessoal de seus pequenos.

Alguns comportamentos que te indicam que algo anda mal

Vários pais observam com preocupação seus pequenos quando têm transtornos do padrão de sono. Também podem apresentar uma visão idealizada da vida real, atrasos no desenvolvimento da linguagem e comportamentos violentos. Se você se une a esse medo, o melhor é saber quantas horas diárias de televisão são mais adequadas para as crianças.

Não deixe que seus filhos assistam televisão antes de dormir

1. Imitam ações violentas que veem na TV

Muitos programas são transmitidos durante a noite e tendem a mostrar conteúdo violento. Conteúdo que possivelmente seu filho não contextualize da melhor forma. Bloquear tais canais a estas horas pode prevenir que seu pequeno veja conteúdo violento.

Veja também: Vença a insônia com estes 5 conselhos

3. Não fazem os deveres da escola ou as responsabilidades de casa

Ninguém gosta de perder a parte mais importante de sua série favorita, mas isso não influencia em deixar de comer ou dormir quando somos adultos. No caso das crianças, o melhor é criar um horário para que comam em família, assistam televisão e durmam.

Conclusão

Todos queremos ser grandes pais e nos encarregar de nossos assuntos pessoais mas, às vezes, conseguir um equilíbrio toma tempo. Se deixar seus filhos assistirem televisão por muito tempo, aparecerão algumas consequências como as explicadas no artigo.

Se quiser fazer uma mudança, inicie lendo nossos conselhos e depois coloque-os em prática com seus queridos filhos para saber quantas horas diárias de televisão são as mais adequadas para as crianças. Sucesso!