Como fazer um enxaguante bucal para o tratamento de laringite

As propriedades de algumas ervas medicinais podem ajudar a aliviar os sintomas de alguns problemas recorrentes da garganta, como é o caso da laringite.
Como fazer um enxaguante bucal para o tratamento de laringite

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

Existem remédios caseiros aos quais são atribuídas propriedades capazes de ajudar a aliviar os sintomas de dor de garganta e laringite. A seguir, vamos apresentar um enxaguante bucal caseiro e simples, feito com três ingredientes muito comuns: hortelã, sálvia e camomila.

A laringite é uma infecção comum que ocorre na garganta, especificamente na laringe. Costuma ser uma infecção benigna, mas pode se tornar muito desconfortável e dolorosa. É importante consultar um especialista para obter um tratamento correto, pois cada caso pode apresentar características específicas dependendo da pessoa.

Um pouco mais sobre a laringite

A inflamação da laringe é conhecida como laringite. A laringe é uma estrutura cilíndrica e curta localizada abaixo da faringe e acima da traqueia, e conecta a boca o esôfago. Ela está localizada logo atrás de uma área saliente e cartilaginosa do pescoço, comumente conhecida como pomo de Adão.

A Associação Espanhola de Combate ao Câncer explica que a laringe trabalha com o aparelho digestivo e o respiratório, pois pode abrir duas vias. Uma permite a passagem de comida para o esôfago e a outra, a passagem de ar para a traqueia. Além dessa dupla função, a laringe protege as cordas vocais. Quando se infecta, toda a área é afetada, e isso é muito desconfortável.

Sintomas

O primeiro sintoma de laringite é o ardor na garganta e provoca o que se conhece como voz rouca (afonia e disfonia). As pessoas até podem perder a capacidade de falar por um longo tempo.

Além disso, como aponta a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, apresentam formigamento, dor, dificuldade para engolir qualquer alimento ou bebida, tosse seca e uma sensação desconfortável de nó na garganta.

Tipos de laringite

A laringite pode ser aguda ou crônica. Na maioria dos casos, a laringite pode durar cerca de 3 semanas. Ela pode ser aguda quando gerada por infecções virais. Muitas vezes a laringite ocorre junto com gripes, resfriados e até sinusite.

Existe a chamada laringite crônica, que pode durar 3 semanas. Sua principal causa é o consumo excessivo de álcool. Além disso, pode se desenvolver por causa de refluxo gastroesofágico, sinusite crônica, esforço excessivo e constante da voz. Além disso, pode se dever a nódulos, pólipos ou presença de tumores nas cordas vocais.

As alergias que afetam as vias respiratórias podem ser outra causa, assim como o uso excessivo das cordas vocais, o que pode levar à laringite aguda. Consulte seu médico se você suspeitar que tem laringite.

Enxaguante bucal de camomila, sálvia e hortelã

Propriedades da camomila

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Contém ácido cafeico e linoleico que combate a aldose redutase, uma enzima que causa muitas lesões corporais.

Além disso, suas propriedades sedativas ajudam a aliviar a dor em qualquer parte do corpo. Pode ser consumida em infusões, ou pode ser usada de forma tópica e como enxaguantes bucais.

Benefícios da sálvia

De acordo com a sabedoria popular, a sálvia tem vários benefícios que ajudam a curar feridas internas, como chagas ou úlceras. Também é usada no tratamento da faringite e gengivite porque é um considerada um adstringente natural. A sálvia é uma erva que pode ser consumida em infusões ou aplicada como tônico de forma tópica.

Propriedades da hortelã

A hortelã é uma planta usada muito frequentemente como calmante e relaxante muscular. Segundo a sabedoria popular, permitiria a expulsão de muco, por isso seria um bom descongestionante. E também contém timol, um composto orgânico que ajuda a combater a tosse.

Ingredientes

  • ½ xícara de camomila, 55 gramas.
  • 2 xícaras de água, 500 mililitros.
  • ½ xícara de sálvia, 55 gramas
  • ½ xícara de hortelã, 55 gramas

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, ferva a camomila, a sálvia e a hortelã em água, por 20 minutos.
  • Coe e deixe a mistura repousar por alguns minutos até atingir a temperatura ambiente.
  • Por fim, faça bochechos, pelo menos 3 vezes ao dia, com a mistura para aliviar os sintomas.

Uso do enxaguante bucal para aliviar a laringite

Como vimos, cada uma dessas ervas tem propriedades medicinais que, quando combinadas em um enxaguante bucal caseiro, ajudariam a aliviar – em certa medida – a dor causada pela laringite.

É importante destacar que os benefícios também podem ser aproveitados quando são preparados em infusões separadas ou com todos os ingredientes juntos em uma única bebida medicinal.

Naturalmente, o uso desse remédio caseiro não significa que você pode deixar de ir ao médico e interromper seu tratamento. De fato, consultar o especialista é altamente recomendado, já que somente ele pode prescrever o tratamento oportuno.

Pode interessar a você...
7 remédios naturais para a dor de garganta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 remédios naturais para a dor de garganta

A dor de garganta também pode ser aliviada com a ajuda de alguns remédios naturais para a dor de garganta, mas de maneira complementar.