Os 9 melhores remédios naturais para cuidar da garganta e da voz

Além de recorrer a estes remédios naturais para cuidar da garganta e da voz, é essencial evitar todos os hábitos que possam prejudicá-las, como o tabagismo.
Os 9 melhores remédios naturais para cuidar da garganta e da voz

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

Descubra neste artigo quais são as melhores soluções naturais para cuidar da garganta e da voz de forma simples e eficaz.

Cantores, palestrantes e todas aquelas pessoas que precisam falar muito durante o dia, que tendem a sofrer de afonia, ou pessoas com doenças crônicas da garganta deveriam experimentar estes remédios naturais para cuidar da voz.

Fatores que prejudicam a voz

Existem muitos fatores que afetam negativamente a voz e a saúde da garganta:

  • Poluição.
  • Ar-condicionado.
  • Tabagismo.
  • Mudanças de temperatura.
  • Gritar ou falar em excesso.
  • Falar incorretamente, forçando as cordas vocais.

Internamente, o funcionamento dos nossos órgãos também pode danificar a garganta. Além de gripes e resfriados, há também uma relação com a tireoide e o intestino.

No caso da tireoide, a voz rouca é causada pela presença de um tumor que prejudica a função do nervo laríngeo, como aponta este estudo.

Remédios naturais para cuidar da garganta e da voz

De acordo com as crenças populares, os remédios a seguir podem ajudar a cuidar da voz e da garganta. Cabe ressaltar que eles não são substitutos do tratamento prescrito por um médico, mas sim complementos a um estilo de vida saudável.

A maioria deles são infusões naturais com propriedades hidratantes e anti-inflamatórias que contribuem para o alívio.

1. Tanchagem

Remédios naturais para cuidar da garganta e da voz
As mucilagens contidas na tanchagem estão positivamente associadas ao alívio da constipação. No entanto, são necessários mais estudos para respaldar esse efeito.

A tanchagem é uma planta que cresce em áreas úmidas, perto de rios ou lugares com muita água, e é nativa da Europa. Ela pode ajudar a suavizar a garganta, limpar a voz, aliviar a dor e prevenir resfriados. Portanto, é muito útil em casos de dor de garganta, tosse e rouquidão. Para aproveitar seus benefícios, você pode ingerir sua infusão ou utilizá-la para fazer gargarejo.

2. Malva

A malva tem efeitos semelhantes aos da tanchagem devido ao seu alto teor de mucilagem. Essas substâncias são um tipo de fibra gelatinosa presente em suas flores e folhas que cuidam e protegem as mucosas da boca, da garganta, do estômago e do intestino.

São atribuídas à malva propriedades anti-inflamatórias, antitussígenas e emolientes. Portanto, ela pode ser útil em casos de dor de garganta, tosse seca, rouquidão e afonia.

3. Sálvia

A esfera popular atribui à sálvia importantes propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Portanto, ela poderia ser adequada para tratar a maioria das inflamações nas vias aéreas superiores. Além disso, muitas pessoas dizem que ela é muito adequada para casos de tosse e rouquidão. Como resultado, é útil para qualquer condição de garganta.

4. Própolis

O própolis é um antibiótico natural rico em vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais

O própolis é tido por muitos como um antibiótico natural rico em vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Além disso, é considerado um alimento que pode fortalecer o sistema imunológico e combater problemas de garganta.

5. Gengibre

O gengibre é uma especiaria de sabor refrescante e picante com a capacidade de gerar calor, o que é altamente recomendado para a garganta. Além disso, é um remédio comum para as pessoas que cantam ou que usam sua voz com frequência, visto que pode ajudar a prevenir e aliviar todos os tipos de condições.

Você pode ingerir o gengibre em infusões ou bebidas, ou então mastigá-lo. Você também pode utilizá-lo para temperar carnes e peixes.

6. Canela

A canela-do-Ceilão tem vários efeitos positivos para a saúde; são atribuídas a ela propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, pode atuar como um remédio muito completo para cuidar da voz e tratar condições na garganta.

Você pode tomá-la em infusões acompanhadas de suco de limão e um toque mel ou estévia.

7. Alho

O alho, assim como o própolis, é considerado um antibiótico natural. Ele pode limpar e desinflamar a garganta, além de reduzir dores. O ideal é consumi-lo puro. No entanto, se você tiver problemas para ingeri-lo dessa forma, você pode tomá-lo em cápsulas como tratamento complementar caso um médico autorize.

8. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria à qual são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas

A cúrcuma é uma especiaria à qual são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. É considerada um bom suplemento que pode ser ingerido regularmente como alternativa ao uso de medicamentos que podem causar efeitos colaterais.

Você pode consumi-la em infusão ou através do preparo do famoso leite dourado.

9. Vinagre de maçã

Gargarejar vinagre de maçã diluído em água morna pode matar os patógenos que infectaram a garganta. No entanto, médicos advertem que esse líquido não deve ser utilizado por ser muito abrasivo, a não ser para desinfetar vegetais e preparar saladas.

Consulte um médico se você sentir dores

Você deve ter em mente que nem todos os organismos são iguais e que em alguns casos estes remédios podem causar efeitos adversos. Portanto, embora muitos deles sejam comumente recomendados, o ideal é consultar um médico antes de começar a usá-los. Dessa forma, você terá certeza de que estará fazendo um uso seguro, de forma a beneficiá-lo.

Para cuidar da garganta e da voz, o melhor a se fazer é não forçar a voz, seguir as recomendações de um médico e manter bons hábitos de vida.