11 usos da laranja que você provavelmente não conhecia

· 9 de setembro de 2014
A laranja é uma fruta cítrica que, além de ter um cheiro muito agradável, é suculenta e possui muitas propriedades benéficas para a saúde.

Você conhece as propriedades antioxidantes da laranja? Além de nos oferecer vários benefícios, ela ativa a circulação e nos ajuda a prevenir o aparecimento das rugas.

Esta fruta é muito versátil, posto que pode ser consumida de muitas formas sem que se percam suas propriedades e seu delicioso sabor.

Com ela, podemos preparar sobremesas, sucos, saladas, entre outros pratos. Esta fruta é conhecida no mundo inteiro tanto por seu sabor quanto por seus benefícios para a saúde.

A laranja é composta por uma polpa deliciosa e suculenta que contém muita vitamina C, flavonoides e óleos essenciais.

Você quer conhecer todos os benefícios da laranja? Não perca a seguir!

Propriedades da laranja

  • É um potente antioxidante. A laranja contém vitamina C, flavonoides e betacaroteno. Em conjunto, essas propriedades funcionam como um potente antioxidante que ajuda a limpar o organismo, prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros.
  • É uma fonte rica de vitamina C. A vitamina C possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação de colágeno, ossos, dentes e glóbulos vermelhos. Além disso, favorece a absorção de ferro dos alimentos e aumenta a resistência a infecções.
  • Reduz o estresse e a depressão. O ácido cítrico, por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos, faz com que a laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão.
  • É depurativa. A laranja possui propriedades que ajudam a eliminar as substâncias que não foram metabolizadas e que se alojam em diferentes órgãos. Além disso, também possui propriedades desinfetantes e microbicidas. Dessa forma, contribui para melhorar a saúde do organismo.
  • Favorece o sistema digestório. A laranja possui magnésio, um mineral que se relaciona com o funcionamento de intestino, nervos e músculos. Assim, age como um analgésico para as dores de estômago, desinfeta e dissolve os resíduos acumulados para facilitar a digestão.
  • Ajuda na absorção de ferro. A vitamina C aumenta notavelmente a absorção de ferro, ajudando muito pessoas que sofrem de anemia ferropriva.
  • Combate o colesterol. Por ser uma fonte rica de vitamina C, flavonoides e betacaroteno e fibras, a laranja é ideal para combater o colesterol ruim (LDL).
  • Cuida da saúde da pele. A laranja possui propriedades muito benéficas para a pele, já que ajuda a manter a pele hidratada e saudável. É ideal para reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados.

11 usos da laranja que você provavelmente não conhecia

Por suas propriedades, a laranja é ideal para tratar diferentes problemas de saúde, prevenir doenças e, inclusive, para usos domésticos.

Nervos

da laranja

A laranja é ideal para acalmar os nervos em momentos de crise.

Para isso, recomenda-se preparar uma infusão com folhas de laranja em uma xícara de água bem quente.

Problemas do sistema urinário

Contra os problemas da bexiga e da próstata, beber suco de laranja durante o dia pode ajudar a estimular suas funções.

Além disso, também pode servir para combater infecções e inflamações.

Leia também: Saw palmetto para a próstata e o trato urinário

Amigdalite

Para combater este problema, recomenda-se tomar em jejum um copo de suco de laranja batido com três cristais de aloe vera.

Obesidade

da laranja

Por seu baixo conteúdo em carboidratos e propriedades depurativas, a laranja ajuda a combater a obesidade.

Reduzir a febre

Devido ao seu alto teor de vitamina C, a laranja ajuda a eliminar toxinas e reduzir febres ao mesmo tempo em que alimenta o corpo.

Combater as rugas

da laranja

A laranja mantém a pele hidratada, ativa a circulação e evita o aparecimento precoce de rugas.

Além de tomar o suco de laranja puro, é recomendável colocar a polpa de laranja como compressa no rosto durante 15 minutos.

Gastronomia

A laranja é utilizada para muitas sobremesas na cozinha. Dessa forma, você pode beber seu suco natural, adicionar a diferentes pratos, dar um toque especial às carnes, entre outros.

Aromatizar a casa

A laranja possui um aroma delicioso que pode ser aproveitado para manter um bom cheiro nos espaços da casa.

Dessa forma, podem ser utilizados óleos dos caules das laranjeiras, os quais liberam um odor muito agradável.

Limpador de laranja

da laranja

Você se surpreenderá muito com uma forma na qual a laranja te ajudará a limpar e desinfetar espaços dentro de casa.

Para isso, você apenas terá que colocar em um frasco algumas cascas de laranja, água e um pouco de vinagre.

Assim, é possível usar essa mistura para limpar eletrodomésticos, vidros, vidrarias, vitrais, cristais, entre outros.

Além disso, a laranja pode ser utilizada para limpar metais. Basta esfregá-la na peça que você queira limpar e enxaguar em seguida.

Vale ressaltar que se pode utilizar também o suco da laranja, umedecendo-se uma esponja, por exemplo, com o suco e esfregando-a na peça.

Combater o mau cheiro dos sapatos

O agradável cheiro da laranja é ideal para tirar o mau cheiro dos seus sapatos e pés.

Para isso, basta colocar várias cascas de laranja dentro dos sapatos e deixar agir de um dia para o outro.

Leia também: Como combater naturalmente o mau cheiro nos pés

Cabelo brilhante

Se você tem um cabelo ressecado e sem brilho, umedeça as cascas de laranja em vinagre de maçã, depois aplique sobre o cabelo úmido. Por fim, basta enxaguar.