Saw palmetto para a próstata e o trato urinário

· 1 de setembro de 2018
Ao completar 50 anos, os homens não devem esquecer de fazer seu check-up anual com um médico especialista para ver como está sua próstata e evitar complicações.

À medida que o homem envelhece, vários problemas médicos começam a aparecer em sua vida, e a próstata pode ser afetada. Remédios caseiros podem ajudar você a prevenir condições nesta glândula. Conheça os benefícios do saw palmetto para a próstata e o trato urinário.

A próstata é a glândula sexual do homem, que vai sofrendo um crescimento progressivo após os 50 anos. Isso influencia negativamente o trato urinário.

Devido à proximidade da próstata à uretra e a parte de baixo da bexiga, ocorrem mudanças na urina. O fluxo urinário diminui, e uma sensação de queimação é evidente.

O acúmulo de urina causa o crescimento bacteriano e a presença de outros sintomas, como febre e dor na parte inferior da pelve. Todos esses sinais clínicos são muito desagradáveis, interferem no sono durante a noite, e criam desconforto ao urinar. Fique atento a esses sintomas!

Quando o homem atinge 50 anos, recomenda-se ir ao urologista para fazer um check-up da próstata. Por meio de alguns exames de sangue e de imagem simples para avaliar o tamanho de sua próstata, você pode evitar o aparecimento de câncer neste órgão glandular.

Para aliviar os sintomas desagradáveis existem várias opções terapêuticas. Dentre os remédios caseiros, o saw palmetto para a próstata e o trato urinário é uma opção.

O que é o saw palmetto?

Médico explicando paciente sobre problema na próstata e o trato urinário

Saw palmetto, sabal, ou palmito americano é uma planta originária da Flórida e do México. É um arbusto relativamente pequeno, com fácil adaptação às mudanças climáticas. Tribos americanas, desde a antiguidade, comprovaram seu efeito benéfico não só em homens mais velhos, mas também em mulheres grávidas.

Os componentes do saw palmetto são os extratos liposterolicos (solúvel em gordura), os ácidos graxos, as resinas, o oxalato de cálcio, gomas, taninos, esteróis, e ésteres. Seu consumo ajuda a reduzir a inflamação, previne a proliferação bacteriana, e diminui o número de receptores de estrogênio.

Descubra: Você tem uma infecção urinária? Combata-a com estas 5 bebidas medicinais

Como o saw palmetto diminui os sintomas do crescimento prostático benigno?

Existem muitos estudos científicos que demonstraram um poderoso efeito anti-inflamatório do saw palmetto na próstata. Diminui a obstrução uretral e os sintomas irritativos. Há melhora na sensação constante de micção, e na redução do fluxo urinário.

Esta planta age inibindo o hormônio DHT (dihidrotestosterona), que intervém no crescimento da próstata. Por isso, graças à diminuição dos níveis de testosterona, o aparecimento do câncer de próstata é menos frequente.

Foi demonstrado da mesma forma o seu efeito benéfico como estimulante sexual, uma vez que mantém a ereção, e melhora a ejaculação. Alguns homens relatam ter melhorado sua vida de casal, após o uso regular desta planta.

O saw palmetto também é útil no tratamento de infecções do trato urinário?

Infecções na próstata e o trato urinário podem gerar dores

Na China, o uso desta planta como cápsula por 12 semanas foi suficiente para mostrar melhora na qualidade de vida, diminuindo os sintomas das infecções urinárias.
O saw palmetto impede o crescimento das células da próstata. Como resultado, são aliviados os desagradáveis sintomas secundários à irritação da bexiga.
Homens que sofrem de problemas de próstata mostram melhora ao urinar. Esta planta aumenta o fluxo urinário e impede o depósito de urina residual.

Antes de sair, leia: 8 recomendações que você deve seguir para evitar infecções urinárias

Como preparar o saw palmetto?

A preparação do saw palmetto como remédio caseiro é bastante simples. Consome-se na forma de infusão.

Ingredientes

  • 2 copos de água (500 ml)
  • 1 colherada de bagas de saw palmetto secas e trituradas (15 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • Aqueça a água juntamente com as bagas de saw palmetto até ferver.
  • Retire do fogo, deixe esfriar, coe e adicione o mel.
  • Tome dois copos desta infusão, uma pela manhã e outra pela tarde, é suficiente para começar a sentir os efeitos benéficos da planta.

O saw palmetto é uma planta bastante segura, com poucas reações adversas. No entanto, leve em conta que pode promover o sangramento quando combinado com o ginkgo biloba, drogas anticoagulantes, ou alho. Verifique com seu médico se você tiver alguma dúvida.

Se você tem problemas de próstata, tente usar saw palmetto para a próstata e o trato urinário. Essa planta ajudará você a purificar a urina e melhorar sua saúde. Cuide da sua próstata, o saw palmetto será seu aliado!