7 benefícios de consumir cenoura na gravidez

Durante a gravidez, são necessários nutrientes e vitaminas que favorecem o desenvolvimento correto do bebê. A cenoura é uma excelente aliada porque os contém. Inclua-a na sua dieta.
7 benefícios de consumir cenoura na gravidez

Última atualização: 01 Março, 2021

Consumir cenoura na gravidez oferece grandes benefícios para o desenvolvimento do seu bebê. O consumo de vegetais como a cenoura fornece nutrientes e vitaminas, ajudando a satisfazer as necessidades diárias de micronutrientes.

A cenoura é uma hortaliça de cor laranja, flores brancas, folhas redondas e raiz em forma de cone. Pode ser consumida crua ou cozida, sendo uma boa opção incluí-la nas refeições ou consumi-la como lanche. Vamos mostrar quais são os 7 benefícios de incluir este vegetal na dieta durante a gravidez.

Benefícios de consumir cenoura na gravidez

Há muitos benefícios em consumir cenouras durante a gravidez. Alguns deles são os seguintes.

1. Ajuda a cuidar da visão

A cenoura contém betacaroteno; essa substância é transformada em vitamina A depois de consumida. Esta vitamina, de acordo com a literatura científica, ajuda a melhorar a visão porque previne a degeneração macular, um distúrbio que destrói a visão, e previne a catarata.

benefícios de consumir cenoura na gravidez

2. Previne doenças

A vitamina E e o betacaroteno são antioxidantes contidos na cenoura. Eles ajudam a neutralizar os radicais livres que causam doenças cardiovasculares e digestivas.

Sua ingestão durante a gravidez aumentará a proteção contra os efeitos nocivos desses elementos. De fato, uma pesquisa publicada na revista Nutrients garante que a ingestão regular de vitamina E é capaz de modular a resposta imunológica.

 3. Combate a constipação

É comum que as mulheres grávidas sofram de constipação devido ao fato de que a digestão muda durante esse período.

A cenoura crua mantém seu grande teor de fibra intacto, portanto, consumi-la nesse estado é ideal para regular a boa digestão. Os especialistas recomendam o consumo regular de fibras para evitar problemas intestinais.

4. Efeito antidiarreico

Assim como há mulheres que sofrem de constipação durante a gravidez, há também aquelas que sofrem de diarreia constante.

Nestes casos, recomenda-se consumir a cenoura cozida, pois isso ativará seus efeitos adstringentes e antidiarreicos.

Mulher comendo cenoura

5. Benefícios para o sistema endócrino

A cenoura tem um alto teor de iodo. Este é um micronutriente que influencia positivamente o sistema endócrino, levando os hormônios da tireoide a trabalhar no desenvolvimento do cérebro do bebê.

Também ajuda a manter uma temperatura corporal estável de ambos, o que torna a gravidez mais confortável.

6. Ajuda no desenvolvimento das células

A vitamina A presente na cenoura proporciona grandes benefícios durante a gravidez. Um deles é favorecer o correto desenvolvimento celular do bebê.

Também reforça a adesão da placenta e contribui para o bom funcionamento das defesas do corpo que protegem os tecidos da pele.

7. Ajuda a manter o peso ideal

Existem mitos que mencionam que a cenoura engorda. Isso não poderia estar mais longe da realidade, já que incluir cenouras na sua dieta é muito benéfico.

Este vegetal tem baixo teor de calorias e, por esse motivo, é um ingrediente ideal para saladas, purês ou para ser incluído no preparo de sopas. Comê-lo diariamente não implica em ganho de peso.

Escolha cenouras de qualidade e aprenda a conservá-las

Para aproveitar ao máximo esses e outros benefícios, você deve levar em conta que a casca da cenoura deve ser macia ao toque, laranja brilhante e não ter raízes laterais.

O tamanho ideal para este vegetal é o médio. A cor da polpa e do centro deve ser a mesma; isso indica que é uma cenoura de qualidade e se manterá mais tempo fresca.

Se você quiser comê-la crua, pode mantê-la na geladeira por cerca de duas semanas. Se você preferir consumi-las cozidas, uma opção é descascá-las, cortá-las e amolecê-las com um pouco em água quente antes de congelá-las. Elas podem durar até oito meses no congelador.

Tenha em mente que você não deve manter a cenoura ao lado de outros alimentos que produzem gases, como melão, maçã e banana, para evitar que ela fique com um sabor amargo.

Batida energética para incluir a cenoura na sua dieta

Suco de cenoura

Suco 3 em 1

Uma maneira deliciosa de aproveitar os benefícios de consumir cenoura na gravidez é preparar esse suco.

Ingredientes

  • 4 xícaras de suco de laranja natural
  • 1 cenoura média
  • 1/2 beterraba
  • 1 colher de chá de mel ou açúcar

 Preparação

  • Corte a cenoura e a beterraba em pedaços pequenos.
  • Coloque-os no liquidificador e bata.
  • Coe a mistura para separar o líquido da polpa.
  • Misture o suco de laranja com o líquido de beterraba e cenoura em uma jarra.
  • Adicione o mel ou o açúcar para adoçar.
  • Coloque gelo em um copo, adicione a mistura e aproveite.

Esta batida é ideal para se refrescar em uma tarde quente. Caso não goste de beterraba, você pode retirá-la da receita e fazer o suco apenas com a laranja e a cenoura.

Inclua a cenoura na sua dieta se estiver grávida

Finalmente, a cenoura é um vegetal que deve estar sempre presente na geladeira da sua casa, principalmente se você estiver grávida. Você terá muitos benefícios ao incluir a cenoura em sua alimentação diária.

Pode interessar a você...
5 razões para comer aspargos e como prepará-los
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 razões para comer aspargos e como prepará-los

Conheça neste artigo algumas razões para comer aspargos. Eles oferecem diversas propriedades e benefícios interessantes para a nossa saúde.



  • Saari JC., Vitamin A and vision. Subcell Biochem, 2016. 81: 231-259.
  • Lee GY., Han SM., The role of vitamin E in immunity. Nutrients, 2018.
  • Christodoulides S., Dimidi E., Fragkos KC., Farmer AD., et al., Systematic review with meta analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiophatic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther, 2016. 44: 103-16.