Casca de ovo: 17 formas surpreendentes de utilizá-la

· 2 de março de 2015
Um de seus usos mais práticos pertence ao mundo dos cosméticos. Se a pulverizarmos e misturarmos com nosso esmalte, a casca de ovo pode nos ajudar a fortalecer as unhas.

A maioria das pessoas acha que a casca de ovo é simplesmente lixo. No entanto, elas podem ser um recurso muito útil para a nossa vida cotidiana. Neste artigo conheça os surpreendentes usos da casca de ovo.

Dados sobre a casca de ovo

Uma casca de ovo é composta por carbonato de cálcio, que é também o principal ingrediente de alguns antiácidos. Cada casca de tamanho médio contém aproximadamente 750-800 mg de cálcio.

A casca representa entre 9 e 12% do peso total do ovo. Assim como contém poros que permitem receber oxigênio e liberar o dióxido de carbono e a umidade.

A cor da casca depende da raça da galinha que produziu o ovo. As brancas produzem ovos brancos, e as marrons produzem ovos marrons.

Como podemos usar a casca de ovo?

Curativo natural

A membrana da casca de ovo (a parte interior que é como uma película transparente) serve como curativo de cortes finos e arranhões. Assim, da próxima vez que se machucar, aplique-a e deixe-a agir sozinha.

Talvez te interesse: 4 formas saudáveis de cozinhar o ovo

Melhorar o sabor do café

Ferver cascas de ovo no café (algo que vem sendo feito há séculos) ajudará a reduzir o sabor amargo. Lembre-se de lavar bem a casca e coar o café para não ingerir nenhum pedaço.

Eliminar as pragas do jardim

Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, não passarão por cima dos pedaços afiados das cascas de ovo. Por isso, suas plantas e flores estarão a salvo desses predadores.

Eliminar as pragas do jardim com casca de ovo

Dar aos tomates um “impulso de cálcio”

Se você tem uma horta, certamente saberá que um problema comum da planta de tomate é que ela não tem força suficiente para suportar o peso dos frutos.

Quem entende de jardim, comumente coloca cascas de ovo na terra onde estão as plantas de tomate para ajudar a combater este problema.

Leia mais: Tomates recheados com atum: uma receita leve e deliciosa

Consumo de casca de ovo

Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, espalhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc.

Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.

Começar uma horta

Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos), você pode também aproveitar as cascas de ovo para o mesmo objetivo usado no cultivo do tomate. Na terra, misture um pouco de casca e adubo. Você também pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.

Afiar e limpar utensílios na cozinha

Coloque a casca (o mais inteira possível) no congelador e, assim, use-a para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.

Remédio para a diarreia canina

Se você tem um cachorro que comeu algo que não devia, pode esmagar um pouco de casca de ovo junto com uma borra de café, até convertê-los em um pó. Polvilhe algumas colheres na ração ou na comida. Não use esse remédio sem antes procurar um veterinário.

Mineralizante

Deixe as cascas de ovo de molho na água com suco de limão durante algumas semanas e guarde esta mistura na geladeira. Acrescente um pouco dela nas vitaminas de frutas e vegetais para obter minerais adicionais.

Remédio para a diarreia canina com casca de ovo

Enfeites para a casa

Uma opção é fazer enfeites para o Natal. Isso pode requerer fazer um curso e muita paciência, bem como cuidado e boa coordenação. Também pode ser um excelente entretenimento para as crianças, assim como uma maneira de gastar menos nas festas.

Tirar restos de comida

As cascas de ovo esmagadas servem para esfregar as panelas que têm comida grudada no fundo ou nas paredes. Por isso, na próxima vez que tiver que lavar os pratos, use cascas de ovo para tirar a comida.

Fortalecer as unhas

Esmague e triture as cascas de ovo até transformá-las em um pó e acrescente um pouco ao seu esmalte. Essa dica é perfeita para mulheres que têm unhas quebradiças e que demoram em crescer.

Reduzir rugas

Pegue um pouco de pó de casca de ovo esmagada e coloque nas bandejas de cubo de gelo junto com água. Assim que os cubos estiverem congelados, coloque no rosto para ajudar a atenuar a aparência das rugas.

Máscara nutritiva

Use um pilão para moer as cascas de ovo e misture-as com uma clara de ovo para fazer uma máscara caseira saudável que reduz a tensão facial. Contudo, deixe que ela seque antes de enxaguar.

Tratar irritações na pele

Em suma, coloque a casca de um ovo em um recipiente pequeno com vinagre de maçã e deixe descansar por dois dias. Passe a mistura em leves irritações na pele ou áreas com coceira. Os resultados são excelentes.

Branquear as roupas

Alguns dizem que, se colocarmos cascas de ovo em um saquinho de malha e deixá-lo na máquina de lavar, as manchas desaparecerão na lavagem e as roupas brancas ficarão reluzentes.

Fazer velas

Na próxima vez que comer ovos cozidos, quebre-os cuidadosamente pela parte de cima e deixe o resto para fazer uma base. Em seguida, preencha-a com cera para vela. Basta inserir um pavio, deixar que a cera se fixe e tirar a casca.

NOTA: Cuidado! Caso tenha alergia ao ovo ou a algum de seus componentes, evite qualquer uma dessas dicas!