4 formas saudáveis de cozinhar ovos

· 11 de maio de 2015
A seguir mostraremos os principais benefícios de consumir este alimento e as formas mais saudáveis de cozinhar ovos. Não perca e experimente!

Mesmo que o ovo tenha uma fama ruim pelo alto teor de colesterol, a verdade é que vários estudos concluíram que se trata de um alimento muito saudável, que pode ser incluído em todo tipo de dieta. Hoje falaremos sobre 4 formas saudáveis de cozinhar ovos.

O ovo se caracteriza por ser muito versátil na cozinha, pois além de poder ser consumido mexido, frito, cozido ou em omeletes, também é utilizado como ingrediente em muitas outras receitas.

O ovo traz muitos benefícios para a saúde e os especialistas recomendam consumi-lo especialmente no café da manhã para poder aproveitar de todas as suas vantagens. 

A seguir, mostraremos os principais benefícios de comer e cozinhar ovos e as formas mais saudáveis de consumi-los.

Benefícios de comer e cozinhar ovos

Diferentemente do que se acreditava há alguns anos, os ovos trazem grandes benefícios para a saúde e podem ser consumidos regularmente. 

Leia também: Quantos ovos devemos comer por semana?

Eles são ricos em proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais que fazem bem ao organismo. Abaixo, estão algumas vantagens de comer ovos:

  • Aumentam a energia: o ovo é rico em proteínas, e a gordura proveniente delas proporciona ao organismo a energia necessária para cumprir as atividades do dia a dia. Comer ovos, principalmente no café da manhã, proporciona uma sensação de saciedade e reduz o desejo de ingerir mais calorias pela manhã.
  • Podem ajudar a perder peso: esse benefício está relacionado ao benefício acima, pois, para perder peso, é ideal superar a necessidade de comer a todo momento. Ao proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo, o ovo se torna um perfeito aliado para evitar o consumo de lanches ou outros alimentos ricos em calorias.
  • São bons para a memória: a colina, um nutriente essencial dos ovos, é responsável por estimular o desenvolvimento e a função cerebral. Graças à essa substância, o consumo do ovo está relacionado com a boa memória e o desenvolvimento dos sentidos.
  • Protegem a visão: o ovo contém dois antioxidantes, chamados de luteína e zeaxantina, relacionados com a proteção da vista ante os danos causados pelos raios UV. O consumo regular do ovo está relacionado com o menor risco de sofrer catarata.
  • Para a beleza: o consumo de ovo desempenha um papel muito importante no crescimento saudável das unhas e do cabelo, assim como na saúde da pele. Esse benefício se deve principalmente ao seu conteúdo de vitamina E e outros nutrientes essenciais.

Formas saudáveis de cozinhar ovos

cozinhar ovos

Como dissemos no início do artigo, os ovos são muito versáteis e podem ser preparados de várias formas. Para cozinhá-los de uma forma saudável e simples, veja as sugestões abaixo.

Descubra: Casca de ovo: 17 formas surpreendentes de utilizá-la

Ovos cozidos

Coloque os ovos para ferver na água quente na água sem adicionar gordura. Um ovo grande cozido pode ter 5,3 gramas de gordura, 6 gramas de proteínas, 186 mg de colesterol e 78 calorias. 

Para que fiquem bem cozidos, deixe-os alguns minutos no fogo baixo e, quando estiverem prontos, consuma-os com um pão integral ou em saladas.

Ovos mexidos

ovo mexido

Os ovos mexidos são uma das formas mais fáceis e deliciosas de cozinhar ovos. Em vez de utilizar gordura ou leite, você pode optar por utilizar um pouco de água e uma frigideira antiaderente para evitar que o ovo grude.

Desta forma, os ovos terão 17 calorias, 3,6 gramas de proteínas e quase nada de gordura.

Se quiser variar um pouco a receita, adicione cogumelos, cebola, espinafre ou tomates, entre outros.

Ovos escalfados

Diferentemente dos ovos cozidos, os ovos escalfados são cozidos sem a casca. Os ovos escalfados não possuem excesso de gordura e acompanham muito bem um pão integral, verduras cozidas ou outras receitas.

Ovos fritos

ovo frito

Os ovos fritos são uma opção saudável e deliciosa de se comer ovos. Neste caso, você pode utilizar uma manteiga vegetal ou margarina, ou até mesmo um pouco de azeite de oliva.

Frite o ovo por alguns minutos, de modo que a gema fique bem cozida para evitar o risco de salmonela. Sirva-os com pão integral ou verduras cozidas e batatas.

Evite o uso de molhos cremosos, queijo ou outras fontes de gordura como acompanhamento.