Qual é o pão mais saudável?

· 13 de abril de 2014
Descubra neste artigo qual o tipo de pão que mais se adapta às suas necessidades e inclua-o, de maneira coerente, na sua dieta.

O pão e os cereais são parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada. Descubra, neste artigo, qual é o tipo de pão mais saudável.

Muitas pessoas decidem abrir mão dele com o objetivo de perder peso. Mas os nutricionistas afirmam que isso não é adequado. O pão nos fornece fibras e carboidratos indispensáveis para o nosso corpo.

É necessário, entretanto, conhecer quais tipos de pão são os mais adequados e consumi-los de forma equilibrada. Neste artigo explicaremos isso.

Algumas modas existentes em matéria de dietas emagrecedoras podem nos levar a deixar de lado alimentos que são necessários para nosso organismo.

Um exemplo desses alimentos essenciais é o pão, que nos fornece não apenas fibras, mas também aminoácidos, vitaminas, minerais etc.

Uma boa dieta deve sempre ser variada, e o pão – quando saudável e adequado – sempre nos traz grandes benefícios. Vejamos os aspectos mais importantes.

Leia também: Dicas para montar uma dieta equilibrada

O pão engorda?

pão mais

O essencial, sem dúvida, é manter o equilíbrio em tudo o que consumimos. Por exemplo, comer uma laranja ou uma maçã por dia é muito saudável.

Mas se você consumir 5 laranjas, seus níveis de açúcar começarão a subir e não será saudável para você. Com o pão ocorre a mesma coisa.

O pão, consumido com moderação, não tem por que engordar. Então qual é a quantidade recomendada?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o ideal são 250 gramas.

Como exemplo, podemos dizer que 100 gramas de pão branco nos dão 290 calorias e 100 gramas de pão integral, 243.

Pois bem, o problema reside no recheio que você deseja colocar no pão. Devemos ser moderados e não exceder no consumo de manteigas, embutidos etc.

Leia também: 5 lanches com menos de 100 calorias para sua dieta

Qual é o pão mais saudável e qual é o mais recomendado?

O pão de forma seria o menos recomendado. Pois contém mais gorduras, açúcares e aditivos para que possa se manter durante o tempo.

Assim, é menos saudável que o tradicional. Mas isso não significa que seja “ruim”. Simplesmente, deve ser consumido em menor quantidade.

O pão mais saudável será aquele que contiver mais grãos e cuja composição seja 100% de farinha integral. 

Para saber essas informações, é conveniente olhar os ingredientes do pão. Para compreender melhor seus componentes, observe a composição deste cereal:

  • Farelo: é a a parte externa do grão, contém vitamina B, minerais e fibra.
  • Gérmen: a parte da planta que, por sua vez, origina novas plantas, contém vitamina B, minerais e proteínas.
  • Endosperma: a parte de dentro do grão, com proteínas e carboidratos.       

Os tipos de pão mais saudáveis

Pão de trigo integral

pão mais

O pão de trigo integral é o mais comum e o mais vendido. Contém fibra insolúvel que nos ajuda a prevenir o câncer de cólon.

Você deve se informar se se trata do grão inteiro, e com a farinha inteiramente de trigo.

Isso porque é possível que tenha sido misturado com outras farinhas. Neste caso, deixa de ser tão saudável. Normalmente, pode-se observar a olho nu.

Escolha sempre os tipos de pão que sejam mais escuros, já que são os que contêm menos integrantes e menos aditivos.

Recentemente, também tem sido comercializado um novo tipo de pão com trigo integral branco.

Ele é feito com trigo branco em vez de vermelho e também é uma boa opção. O importante sempre é saber quais ingredientes o pão tem.

Pão de aveia

pão mais

O pão de aveia também é muito popular e igualmente saudável.

Geralmente, é combinado com a farinha de trigo, o que o torna mais leve e agradável, além de menos seco que o elaborado apenas à base de trigo.

Outro dado interessante é que o pão de aveia contém fibra saudável, muito indicada para reduzir o colesterol. 

Pão de centeio

pão mais

O pão de centeio já não é tão comum quanto o de trigo. Além disso, não é do gosto de tanta gente e é menos vendido.

Contudo, o que talvez não se saiba é que se trata de uma opção muito saudável.

Talvez seja a melhor recomendação, pois é de um pão muito saboroso, que combina muito bem tanto com doce quanto com salgado.

Ele é ideal para o café da manhã. Uma fatia junto com copo de suco de laranja, por exemplo, te fornecerá uma boa dose de energia, fibras e vitaminas.

É o pão que mais tem fibras e nutrientes em sua composição, uma mistura deliciosa de ferro e vitamina B que será ótimo para sua saúde.

Procure adicioná-lo em sua dieta! Além de te ajudar a não engordar, você saberá que é uma opção mais saudável e saborosa.