4 projetos de hortas caseiras
As hortas caseiras são uma ótima opção quando queremos comer melhor e adotar um estilo de vida mais saudável. De fato, quando plantamos em casa, geralmente damos mais valor a todo o processo de colheita e ao que é necessário para colocar os alimentos no prato.
Existem diferentes maneiras de projetar hortas caseiras. Antes de decidir, é preciso considerar o clima, a quantidade de luz solar e o tipo de solo. Esses fatores podem afetar o crescimento dos legumes e verduras cultivados. Também determinará quais podem ser cultivados e quais não podem.
1. Hortas caseiras no jardim?
As hortas caseiras podem ser instaladas no jardim, em uma janela de cozinha ou na varanda, ou ainda em outros espaços internos.
Cabe destacar que o local deve ser funcional para que possa ser manipulado facilmente. Além disso, isso também soma muito em nível estético.
Separar um espaço do jardim para cultivar legumes e verduras é o ideal, mas nem todos têm um jardim à sua disposição. No entanto, nem tudo está perdido, pois sempre há pelo menos um pequeno espaço dentro da casa que pode ser usado.
No caso das hortas caseiras no jardim, a extensão e profundidade do solo do jardim vão ajudar no crescimento da planta, ao contrário de outras hortas com espaço mais limitado. Isso permite cultivar ervas aromáticas, verduras e tubérculos.
Para começar, você deve escolher uma parte quadrada ou retangular do jardim na qual você vai instalar a sua horta. Certifique-se de limpar bem o solo de raízes de grama e de qualquer outra planta. Separe o espaço de cultivo por fileiras.
Em cada fileira, cultive um tipo de verdura ou legume deixando, no mínimo, 15 centímetros de distância entre cada um deles. Você deve saber quais legumes e verduras você pode incluir de acordo com o clima, a sombra e a luz do sol no seu jardim.
Lembre-se de que a maioria dos legumes e verduras precisa receber a luz do sol durante a maior parte do dia para sobreviver. Outros, tais como espinafre, alface e salsa, precisam de menos de 4 horas de luz solar ao dia.
Veja também: As melhores plantas para o banheiro
2. Hortas caseiras em vasos
Se você não tem espaço no seu jardim ou simplesmente não tem jardim em casa, você pode fazer a sua horta com vasos. Os vasos podem ser colocados dentro ou fora da sua casa.
Se ficarem dentro de casa, certifique-se de que estejam perto de uma janela onde recebam a luz do sol. As hortas caseiras com vasos permitem que você faça a colheita facilmente. Por isso, diz-se que elas são uma opção muito versátil e conveniente.
O tamanho dos vasos dependerá das plantas que você quer cultivar e do espaço destinado à horta. Os vasos menores são excelentes para ervas aromáticas, tais como manjericão, hortelã, salsa e menta.
Os vasos médios são ideais para alface e repolho. Por outro lado, vasos ligeiramente maiores são usados para cultivar pimentões e tomates. Uma das desvantagens deste tipo de horta é que você não poderá cultivar tubérculos, tais como:
• Alho-poró.
• Batatas.
• Cebolas.
• Cenouras.
• Beterrabas.
Esses vegetais precisam de uma maior quantidade de solo para estender as suas raízes e crescer adequadamente. Um vaso não fornece o espaço necessário para o seu desenvolvimento, então, se crescerem, serão de tamanho “miniatura”.
Leia também: Faça seus próprios vasos de plantas em casa
3. Hortas caseiras na vertical
As hortas caseiras em vasos suspensos são a solução quando você tem pouco espaço na sua casa. Esses vasos podem ser pendurados perto de uma janela, dentro ou fora da casa. O importante é que essas plantas recebam luz solar suficiente.
Você pode comprar os vasos suspensos em viveiros ou construí-los você mesmo. Para isso, você pode utilizar vasos comuns e adicionar uma corrente de metal ou uma corda.
Não apenas são muito funcionais, como também muito originais como elementos decorativos. Por exemplo, em cada uma das correntes dos vasos, podem ser colocados diferentes vegetais e ervas para torná-los mais suntuosos e atraentes.
Você também pode colocar as correntes de vasos em diferentes alturas para que o seu jardim fique variado e engenhoso. Você deve ter cuidado com a irrigação do seu jardim. Regar com água demais fará com que os vasos drenem o excesso por baixo.
Este excedente cairá sobre o vaso seguinte ou no chão. Além de trazer um problema de limpeza, os seus vegetais poderiam murchar por receber mais água do que o necessário. Usar um pulverizador é a melhor opção para regar as plantas.
4. Hortas caseiras modulares
Construir uma prateleira de madeira é outra maneira de projetar a sua horta caseira, especialmente se você tiver pouco espaço em casa. Esta prateleira pode ser colocada fora da sua casa, presa a uma parede que receba luz solar. Construa-a com 3 ou 4 níveis, de acordo com as suas necessidades.
Em cada nível, você pode colocar pequenos vasos com plantas. Este design é ideal para a colheita de plantas aromáticas e medicinais, tais como:
• Salsa.
• Hortelã.
• Alecrim.
• Tomilho.
• Manjericão.
• Menta.
Geralmente, essas plantas precisam de apenas 4 horas de luz solar direta por dia para crescer. Considerando que as prateleiras possam fazer um pouco de sombra, estas plantas se adaptam perfeitamente ao design de uma horta modular.
Conforme você pode ver, o espaço na sua casa não te impedirá de colher verduras e legumes saudáveis e frescos. Há muitas maneiras de projetar hortas caseiras. Você só precisa de um pouco de criatividade e engenhosidade na hora de colocar mãos à obra.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.