Doenças da tireoide: causas e sintomas
Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López
As doenças da tireoide afetam grande parte da população, tendo maior incidência nas mulheres devido as constantes mudanças hormonais.
Existem vários tipos de doenças associadas à tireoide e, embora todas tenham tratamento, algumas delas pode se tornar crônicas. Isso afeta as pessoas em diferentes aspectos. Dessa forma, o estado de ânimo pode se ver envolvido como consequência das mudanças físicas.
Por isso dizemos que, para qualquer doença, é necessário muita força de vontade e muito ânimo.
Quais são as funções da tireoide?
A função básica da tireoide é secretar os hormônios tiroxina e triiodotironina. Esses hormônios regulam nosso metabolismo, além de todas as funções relacionadas à reprodução e ao nosso crescimento quando somos pequenos. Assim, a tireoide é uma ponte básica para determinadas funções fisiológicas do nosso corpo.
Trata-se de uma pequena glândula de 25 gramas localizada na base da garganta com a forma de uma borboleta. É a maior glândula endócrina que temos e é formada por muitos folículos.
Quando sofremos de uma determinada doença da tireoide, as alterações podem afetar muitas partes e funções do nosso organismo. Isso ocorre devido à produção excessiva ou à falta de produção de hormônios da tireoide, incidindo oito vezes mais em mulheres que em homens, e especialmente durante a gravidez ou depois.
No entanto, na maioria dos casos de doenças da tireoide, o tratamento é seguro e simples.
Não deixe de ler: 6 recomendações para melhorar o funcionamento da tireoide
Principais doenças da tireoide
A glândula tireoide é controlada por uma glândula localizada no cérebro chamada hipófise, que produz o hormônio que estimula a tireoide. Além disso, é ela quem causa um excesso ou déficit na produção dos hormônios da tireoide.
Hipotiroidismo
Quando não há hormônios tireoidianos o suficiente no sangue, o metabolismo se torna lento e, como resultado, ocasiona o hipotireoidismo.
Causas
A causa mais habitual do hipotireoidismo é um transtorno chamado de tireoidite, ou seja, a inflamação da glândula tireoide.
É conhecida como a doença de Hashimoto e faz com que o nosso sistema imune (as defesas) confundam a tireoide como algo nocivo para o organismo, enviando glóbulos brancos para destruí-la.
O organismo se defende tentando produzir mais hormônios tireoidianos, mas essa tentativa provoca inchaço na tireoide, sintoma que chamamos de bócio, um inchaço característico na garganta.
Sintomas
- Cansaço
- Aumento de peso
- Alteração na menstruação
- Sensação de frio quando outros não a tem
- Prisão de ventre
- Dor muscular
- Unhas quebradiças e queda de cabelo
Tratamento
Para tratar o hipotireoidismo existem medicamentos muito efetivos. Também, como complemento ao tratamento médico, podemos incrementar nossa dose de iodo e levar uma alimentação adequada.
Hipertiroidismo
O hipertireoidismo é uma doença da tireoide na qual os hormônios são produzidos em quantidades excessivas, como resultado, o metabolismo acelera e nosso corpo perde o equilíbrio.
A causa mais comum é atribuída a doença de Graves, e acontece entre os 20 e 40 anos. Também pode ser causado por determinados medicamentos e inclusive por nódulos ou pequenas massas na tireoide denominados “nódulos quentes”.
Sintomas
- Cansaço
- Perda de peso
- Nervosismo
- Sudoração, sensação de calor quando outros não a sentem
- Alterações na menstruação
- Evacuações intestinais mais frequentes
Tratamento
Devemos estar atentos a todos os sintomas, mas o médico diagnosticará da forma mais adequada de acordo com os seus sintomas.
Devemos ter mais cuidado com as crises da tireoide, que são episódios de infecção onde há muita febre e maior perigo.
Nódulos tireoidianos
É outra doença da tireoide na qual aparecem massas ou nódulos ao redor da glândula tireoide.
É detectada em exames médicos que podem nos dizer se os nódulos são massas benignas ou cancerosas.
Doenças da tireoide na gravidez
É muito comum as mulheres sofrerem um quadro de doenças da tireoide durante a gravidez, que não se pode ser descuidada porque pode afetar a saúde do bebê.
O tratamento sempre é eficaz e o mais relevante, sem dúvida, são as revisões contínuas para descartar qualquer problema.
Dessa forma, é importante não se automedicar durante a gestação, já que muitos medicamentos podem causar graves doenças no feto e também nas gestantes.
Recomendamos a leitura deste artigo: Como reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez?
Exames das doenças da tireoide
O médico fará o diagnóstico da doença de acordo com os sintomas através de alguns exames de rotina. Por exemplo:
- Exame da glândula tireoide mediante palpação (engolindo saliva)
- Exame da pele e dos olhos
- Peso e temperatura
- Exame de sangue
- Ecografia da tireoide
Você pode fazer sua parte cuidando da sua alimentação, levando uma vida saudável e descansando. O sono também é necessário para o funcionamento adequado dos hormônios da tireoide.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Brandan, N. C., Llanos, I. C., Rodríguez, A. N., & Ruíz, D. A. N. (2010). Hormonas Tiroideas. Universidad Nacional del Nordeste. https://doi.org/10.1089/thy.2007.0257
- :R Michael Tuttle, MDSection Editor:Douglas S Ross, MDDeputy Jean E Mulder, M. (2010). Tiroides. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2011.05.008
- Hernández, F. (2015). Fisiología De Las Glándulas Tiroides Y Paratiroides. Libro Virtual de Formación En ORL.
- American Thyroid Association. (2017). Cáncer de Tiroides (de tipo papilar y folicular). American Thyroid Association. https://doi.org/10.1177/0263211X010292002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.