5 dicas para fazer o seu metabolismo funcionar ao máximo

· 12 de maio de 2018
Você sabia que para que o seu metabolismo funcione ao máximo você não deve parar de comer, mas fazer mais refeições ao longo do dia? Tente comer mais vezes, em menos quantidade

Para melhorar o seu bem-estar e contribuir para uma boa perda de peso é conveniente controlar e acelerar o metabolismo do nosso organismo. Nesse sentido, um metabolismo lento dificultará a perda de peso.

Por isso, mostramos essas dicas para que o seu metabolismo funcione ao máximo.

Com estas orientações e dicas você pode acelerar o seu metabolismo, e com ele todos os processos químicos que ocorrem em cada uma das suas células.

Um metabolismo acelerado favorece a rápida perda de peso e o aumento da queima de calorias, mesmo quando não há atividade física. Trata-se do metabolismo basal, e consiste na quantidade de energia que o nosso corpo consome para funcionar durante o dia.

São necessárias mais calorias  para manter o músculo do que a gordura. Assim, uma quantidade elevada de músculo no nosso corpo e uma redução de gordura ajudarão a acelerar o nosso metabolismo.

Para que nosso metabolismo funcione ao máximo, devemos realizar exercícios físicos regularmente e, é claro, manter uma dieta saudável.

1. Desenvolva seus músculos

Mulher trabalhando os músculos para acelerar o metabolismo

Um treinamento de força nos fará ganhar massa muscular, e também é igualmente importante realizar um bom exercício aeróbico. Por isso devemos dedicar tempo levantando pesos, usando aparelhos de ginástica, ou fazendo flexões e abdominais. Até mesmo, mais do que os exercícios aeróbicos, como correr, andar de bicicleta ou nadar.

Mesmo quando não nos movemos, os músculos queimam calorias, devido às suas altas necessidades energéticas.

Assim, aumentar a massa muscular acelerará o nosso metabolismo basal, de modo que nosso corpo queime mais calorias ao longo do dia apenas trabalhando.

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2. A importância de fazer HIIT

Fazer exercício ajuda o metabolismo a funcionar ao máximo

O HIIT é um tipo de treinamento baseado na realização de intervalos de alta intensidade. Neste tipo de exercício, alternaremos pequenos intervalos de alta intensidade enquanto realizamos uma atividade aeróbica.

  • Por exemplo, podemos executar vários sprints enquanto corremos, ou aceleramos ao máximo enquanto andamos de bicicleta.

Este método é uma excelente maneira de queimar calorias. Isso ocorre porque um exercício aeróbico regular não é ideal para gastar energia, porque, depois de algum tempo durante a atividade física, nosso corpo adequará a queima de calorias.

Portanto, o HIIT introduzirá esses intervalos de alta intensidade durante a atividade física, o que forçará o nosso corpo a gastar uma elevada  quantidade de energia.

3. Coma frequentemente

Para acelerar o metabolismo é conveniente reduzir o tempo entre as ingestões de alimentos. Se passarmos muito tempo sem comer, nosso nível de açúcar no sangue é reduzido, o que nos deixará cansados ​​e retardará o nosso metabolismo.

  • Portanto, comer com mais frequência fará com que nosso sistema digestivo fique ativo por mais tempo e com mais frequência, ajudando a acelerar o metabolismo.
  • Nesse sentido, pode ser o suficiente comer um punhado de nozes ou um pedaço de fruta a cada duas horas, pelo menos.

Além disso, isso reduzirá o nosso apetite ao longo do dia, permitindo-nos controlar melhor a quantidade de alimentos que ingerimos. Assim, reduziremos o consumo de calorias e manteremos nosso metabolismo mais acelerado.

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4. Adicione alimentos picantes às comidas

Especiarias picantes fazem seu metabolismo funcionar ao máximo

Alimentos picantes, como a pimenta, a pimenta caiena ou pimentões, contêm uma substância conhecida como capsaicina. Este composto é o que faz nosso corpo suar quando comemos alimentos apimentados. Mas não é só isso:

  • A capsaicina ajuda a reduzir as gorduras do nosso corpo, motivando a morte de células adiposas imaturas.
  • Em suma, comer mais picante pode promover a perda de peso e a eliminação de lipídios.

5. Priorize o consumo de proteína

Nosso sistema digestivo leva mais tempo e precisa usar mais energia para decompor e assimilar alimentos ricos em proteínas do que outros ricos em gorduras ou açúcares. Na verdade, nosso corpo tem que gastar entre 20% e 30% das calorias que recebe das proteínas ingeridas apenas para assimilá-las.

Por outro lado, os carboidratos gastam apenas entre 5% e 15% das calorias recebidas. Além disso, enquanto os alimentos ricos em carboidratos são armazenados na forma de gordura, as proteínas servem para criar massa muscular.

Uma dieta rica em proteínas nos ajuda a ganhar músculos e será um ponto chave para a primeira dica desta lista.