Logo image
Logo image

5 remédios caseiros para aliviar queimaduras solares imediatamente

4 minutos
As queimaduras solares são lesões que ocorrem quando os raios ultravioletas conseguem penetrar na camada superior da pele e causar danos aos tecidos superficiais.
5 remédios caseiros para aliviar queimaduras solares imediatamente
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López

Última atualização: 23 agosto, 2022

Queimaduras solares geralmente, não representam um problema grave, mas a longo prazo podem levar ao envelhecimento precoce, ao surgimento de rugas e manchas e até ao câncer de pele.

Na maioria dos casos, os primeiros sinais de queimaduras solares são pele ressecada, vermelhidão e maior sensibilidade nas áreas afetadas.

Os sintomas pioram com o passar das horas, e a pessoa pode apresentar irritação, coceira e até dor. Além disso, é comum que a pele “descasque” ou descame após algumas semanas.

Dependendo da sua gravidade, as queimaduras solares podem desaparecer em poucos dias, desde que a pele afetada seja hidratada com agentes nutritivos para a derme. Porém, uma das razões pelas quais é melhor evitá-las é porque elas causam danos à pele que podem ser permanentes e prejudiciais a longo prazo.

Conheça: 9 medidas de emergência para tratar as queimaduras de sol

Quase todas as pessoas que sofrem com queimaduras solares apresentam dor entre 6h e 48h após a exposição ao sol. Os bebês e crianças são ainda mais vulneráveis à ação do sol.

Felizmente, existem alguns remédios naturais que podem ser aplicados sobre a pele para acelerar a sua recuperação. Além disso, aliviam a dor e dão uma sensação de alívio refrescante.

1. Leite dissolvido em água para aliviar queimaduras solares

Some figure

O ácido láctico presente no leite tem um efeito hidratante sobre a pele, nutrindo-a após perder sua camada de proteção devido ao excesso de sol. 

Uma maneira de tornar o leite ainda mais refrescante é misturá-lo com uma porção de água gelada ou à temperatura ambiente.

Como fazer?

  • Depois de diluir três partes de leite em água, umedeça um pano limpo no líquido e aplique-o sobre as áreas afetadas.
  • Repita a aplicação várias vezes ao dia, todos os dias, para obter bons resultados.

2. Vinagre de maçã

Um dos melhores ingredientes para restaurar o pH natural da pele e reduzir os efeitos do sol é o vinagre de maçã. Barato e fácil de encontrar, é possível que você já o tenha na despensa de casa.

Esse produto tem uma quantidade significativa de ácidos naturais, que ajudam a reter a umidade natural e estimular a regeneração da pele.

Como fazer?

  • Primeiramente, misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água bem gelada.
  • Aplique sobre as áreas queimadas.
  • Outra opção, para quem tem banheira em casa, é esta: misture duas xícaras de vinagre na água do banho e deixe o corpo dentro da água com vinagre por 20 minutos.
  • Use esse tratamento até a completa cicatrização da pele.

3. Gel de aloe vera

Some figure

A aplicação direta do gel da aloe vera (babosa) sobre a pele ajuda a cicatrização e traz um alívio imediato.

Esta planta é conhecida por suas muitas aplicações em cosméticos e medicamentos, pois é uma maravilhosa fonte de antioxidantes e outros nutrientes importantes que ajudam a restaurar as células danificadas do organismo, tanto interna quanto externamente.

O uso regular da aloe vera sobre a pele pode diminuir manchas e outros sinais de envelhecimento causados pelo sol e poluição. Além disso, a aloe vera pode evitar que a pele descasque e que se formem manchas e cicatrizes.

Como fazer?

  • Primeiramente corte uma ou duas folhas da planta de aloe vera, retire os espinhos laterais com uma faca. Corte a folha ao longo do comprimento, formando duas metades. Use uma colher para obter todo o gel.
  • Aplique suavemente sobre a área afetada, três vezes ao dia, e deixe secar sobre a pele. Continue o tratamento até a recuperação das regiões afetadas.

4. Água com gelo

Parece simples, no entanto, a água com gelo é um santo remédio para qualquer tipo de queimadura, não apenas a solar.

Como fazer:

  • Pegue uma bacia grande e coloque água com alguns cubos de gelo.
  • Deixe as áreas afetadas de molho pelo tempo que achar conveniente, mas retire-as antes de sentir dor.
  • A água gelada atua como anestésico e também vai interromper a degeneração celular causada pelo calor.
  • Se você tiver uma banheira em casa, coloque poucos cubos de gelo na água, para não provocar hipotermia.

5. Chá de camomila

Some figure

A camomila é uma planta com um grande potencial anti-inflamatório e calmante, que pode atenuar a dor e a irritação de peles queimadas pelo sol.

Como fazer?

  • Primeiramente, prepare um chá de camomila como faria normalmente. Não adoce.
  • Após, molhe um pano limpo ou algodão no chá frio ou gelado e aplique sobre a área queimada.
  • Outra boa opção é fazer gelo com o chá de camomila, para massagear a pele danificada.
  • Repita a aplicação quantas vezes quiser. Este tratamento não tem efeitos colaterais.

Leia também: Protetores solares: conheça as diferenças entre os fatores de proteção 15, 30 e 50

A importância do protetor solar

Evite se expor ao sol durante horários de pico, e use um bom protetor solar, com FPS adequado ao seu tom de pele (o ideal é usar FPS de pelo menos 20).

Nunca é demais lembrar que o melhor tratamento para queimaduras solares é a prevenção.

Além disso, ajuda muito usar roupas protetoras, bonés ou chapéus e um par de óculos escuros.

Se a queimadura for muito grande e incômoda, consulte um dermatologista imediatamente. Nunca aplique manteiga, borra de café, vaselina ou pomadas gordurosas sobre queimaduras.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.