Bebida de gengibre, cúrcuma e pimenta caiena para desintoxicar o organismo
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Desintoxicar o organismo permite eliminar o excesso de substâncias tóxicas presentes no sangue, fígado e outros órgãos excretores do corpo.
O organismo tem a capacidade natural de expulsar os resíduos de que não precisa. Entretanto, em ocasiões ele é sobrecarregado e apresenta dificuldades para realizar suas tarefas.
Por sorte, existe um amplo número de ingredientes naturais cujas propriedades estimulam sua limpeza para otimizar cada função sua.
Entre estes ingredientes encontramos o gengibre, a cúrcuma e pimenta caiena, conhecidos mundialmente por seus usos culinários e aplicações medicinais.
Sua combinação em um só tratamento nos dá como resultado um poderoso remédio natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que apoiam a depuração e proteção dos principais sistemas do organismo.
Hoje queremos compartilhar em detalhes suas propriedades e a simples receita para preparar em casa. Confira em seguida:
Quais são os benefícios da bebida de gengibre, cúrcuma e pimenta caiena?
A bebida de gengibre, cúrcuma e pimenta caiena não tem um sabor muito agradável, mas está cheia de poderosas substâncias que conferem benefícios maravilhosos para a saúde.
É recomendada para a limpeza do sistema linfático, mas também para melhorar as defesas e aumentar o ritmo do metabolismo.
A seguir mencionaremos o que cada ingrediente oferece para que possamos entender como eles nos auxiliam a desintoxicar o organismo.
Você também deve gostar: Combata o colesterol com esta receita com alcachofra
Propriedades do gengibre
O gengibre é uma raiz aromática de sabor picante que é usado desde a antiguidade com várias finalidades culinárias e medicinais.
Fez parte da Medicina Tradicional Chinesa, mas também foi incorporado em outras culturas do mundo que o valorizam por sua riqueza nutricional.
Tem um alto teor de óleos, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que previnem doenças e fortalecem as defesas.
O gingerol é um composto ativo que dá seu toque picante, e confere uma ação anti-inflamatória e antiviral que diminui os sintomas de problemas articulares, respiratórios e do sistema digestivo.
- Vitaminas (B e C)
- Minerais (cálcio, fósforo, alumínio, cromo)
- Ácido aspártico
- Triptofano
- Flavonoides
- Carotenos
Propriedades da cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria proveniente da cúrcuma longa, uma planta que faz parte da família das Zingiberáceas.
Suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes são usadas como base para limpar o fígado, sangue e outros órgãos importantes.
A curcumina, seu composto ativo, lhe outorga benefícios contra as doenças inflamatórias e do sistema cardiovascular que pioram a qualidade de vida.
Também uma das mais recomendadas para a saúde cerebral, já que evita as placas amiloides que podem causar demência ou Alzheimer.
Seu consumo é recomendado para impulsionar o metabolismo, bem como combater a artrite e evitar os sinais do envelhecimento precoce.
Propriedades da pimenta caiena
A pimenta caiena é uma especiaria de sabor picante usada em uma ampla variedade de receitas e remédios populares.
Ela se caracteriza por seu grande teor de capsaicina, uma substância que, não apenas oferece o sabor, mas também lhe dá propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
É uma fonte significativa de vitaminas A e C, além de cálcio, potássio e fibra.
Atualmente é usada como base para preparar unguentos e cremes, já que tem um poder analgésico que bloqueia a dor e diminui o inchaço.
Seu benefício desintoxicante é atribuído sobretudo à sua capacidade para melhorar a circulação e aumentar o ritmo do sistema linfático e digestivo.
Visite o artigo: 8 poderosos analgésicos naturais que não têm efeitos secundários
Como combiná-los em uma bebida para desintoxicar o organismo
O preparo desta bebida para desintoxicar é muito simples e não requer ingredientes caros ou difíceis de adquirir.
O tempo aconselhado para desintoxicar o organismo é de 5 a 7 dias seguidos, a cada dois ou três meses.
Ingredientes
- 2 pedaços de gengibre fresco
- 2 colheres de chá de cúrcuma em pó (10 g)
- 2 pitadas de pimenta caiena (4 g)
- 4 limões
- 2 litros de água
- Mel (opcional)
Preparo
- Em primeiro lugar, passe os pedaços de gengibre por um extrator de sucos e misture-o com o suco de três limões.
- Depois que misturar o produto anterior com os dois litros de água, adicione a cúrcuma, a pimenta caiena e as rodelas de limão restantes.
- Mexa tudo com uma colher de madeira e em seguida adoce com um pouco de mel a gosto.
- Deixe repousar durante 10 minutos e inicie seu consumo.
- Tome em jejum durante o tempo recomendado.
Para finalizar, se você tem alguma condição de saúde e tem dúvidas sobre esta bebida, recomendamos consultar seu médico antes de começar a consumi-la, já que em alguns casos seus compostos podem ser contraproducentes.
Evite tomá-la de forma excessiva e continue com as dicas dada para se beneficiar de todas as suas propriedades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- ¿Cañigueral, S. (2016). Jengibre. OFFARM.
- Chopan M, Littenberg B. The association of red hot chili pepper consumption and mortality: a large population-based cohort study. PlosOne. Enero 2017. 12(1): e0169876.
- Cos, P. S. de. (2014). Cúrcuma I (Curcuma longa L.). Reduca (Biología). Serie Botánica. https://doi.org/10.1080/23296151.2016.1239984
- Fundación Española del Corazón. Antioxidantes, ¿qué son y para qué sirven? Febrero 2018.
- Nagpal M, Sood Sh. Role of curcumin in systemic and oral health: an overview. Journal of Natural Science, Biology and Medicine. Enero-Junio 2013. 4 (1): 3-7.
- National Center for Complementary and Integrative Health. Ginger. Diciembre 2020. U. S. Department of Health and Human Services.
- National Center for Complementary and Integrative Health. Turmeric. Mayo 2020. U. S. Department of Health and Human Services.
- Singletary K. W. Ginger: a review of health benefits. Nutrition Today. Julio 2010. 45 (4): 171-183.
- Soler, P. A., & Guasch, M. (2002). Tratamiento farmacológico: La desintoxicación. Adicciones.
- Valdés-Stauber, J. (2003). Estrategias en el tratamiento de desintoxicación alcohólica. Adicciones. https://doi.org/10.20882/adicciones.424.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.