3 cafés da manhã que fortalecem as defesas naturais

24 de janeiro de 2019
Que tal começar o dia fortalecendo nossas defesas naturais com um bom café da manhã?

Existem momentos em que estamos com as defesas naturais mais baixas; por exemplo, no inverno, em períodos de estresse, doenças ou cirurgias recentes. Tudo isso pode fazer com que nosso sistema imunológico fique mais fraco e vulnerável. A seguir, algumas ideias de cafés da manhã especialmente planejados para fortalecer nossas defesas naturais.

Opção 1: Café da manhã saudável para as defesas naturais

omelete

  • Suco de limão com uma colher de mel
  • Tigela de aveia com uvas e nozes
  • Um ovo mexido com alho amassado

Por que é saudável?

Asseguramos que vai adorar este café da manhã e que, sem dúvidas, ele fortalecerá suas defesas naturais. Como? Muito fácil, iniciar o dia com um suco natural de limão com mel é um tesouro natural de defesas que ninguém pode discutir; já que é rico em vitaminas e antioxidantes e nos depura por dentro e nos protege contra muitas doenças.

O mel é aquele elemento natural que cura, cauteriza e que eleva nossas defesas naturais. É básico em nosso dia a dia para cuidar de nossa saúde. Procure deixá-lo o mais natural possível e não inclua muito açúcar.

E a aveia? Como você já sabe, ela é um superalimento, rico em vitamina B, um elemento fundamental para elevar o nível de nossos linfócitos, aquelas células que lutam contra muitos vírus e bactérias e que, em essência, nos protegem. Tenha sempre em mente: a aveia é uma excelente opção para o café da manhã.

O omelete ou o ovo mexido com alho amassado é realmente saudável e delicioso. Basta um ovo e dois alhos amassados. Lembre-se de que os ovos são ricos em proteínas magras, que nos dão energia e que são adequados para começar o dia com força. Combinar os ovos com alho trará grandes benefícios para o sistema imunológico. O alho é um antibiótico natural, combate infecções, vírus e bactérias. Desfrute deste delicioso café da manhã!

Leia também: Omelete de alho poró, quinoa e bebida de avelãs

Opção 2: Café da manhã para fortalecer o sistema imunológico

café da manhã saudável

  • Infusão de eucalipto e mel
  • Uma tigela de iogurte grego com aveia, morango e nozes
  • Um suco de toranja

Por que é saudável?

Que tal começar o dia com uma boa infusão de eucalipto? Essa folha apresenta muitas propriedades que aumentam nossas defesas, logo nos protege de gripes e resfriados. É um remédio fantástico para as épocas de mudança de estações, onde nosso corpo sofre. Combinado com mel, você terá uma reserva natural de defesas para aquelas manhãs de muito frio.

O iogurte grego, como já comentamos aqui nessa página em alguma outra ocasião, é o que menos lactose apresenta, e no entanto, é o que fornece mais cálcio do que um copo de leite.

Os lácteos, quando fermentados, cuidam muito melhor de nosso sistema imunológico e de nossas defesas, trazendo, além disso, bactérias boas, muito importantes para nosso intestino. Estes evitam também a terrível prisão de ventre e melhoram a digestão.

Se você também consumir a aveia, nozes e morangos, disporá de vitaminas e antioxidantes. As nozes ou amêndoas trazem o zinco e o magnésio; que melhoram notavelmente o sistema imunológico.

E o suco de toranja? É excelente. Um remédio natural que eleva nossas defesas e evita infecções. De fato, saiba que da toranja se extrai um elemento para a elaboração de fármacos contra infecções vaginais. Quer saber de mais um segredo? Ao escolher as toranjas de tom mais intenso, obterá mais antioxidantes, excelentes na luta contra o câncer e para aumentar as defesas naturais. Experimente!

Leia também: Como preparar um suco de aloe vera, pepino e toranja para reduzir o colesterol

Opção 3: Café da manhã energético para fortalecer as defesas naturais

suco de beterraba

  • Suco de maçã verde e beterraba
  • Ovo mexido com espinafre

Por que é saudável?

Bem, como já diz o título, este café da manhã é mais energético. O que estamos buscando com estes alimentos? Aumentar a dose de ferro, elevar os níveis de vitaminas B e de vitamina C. Os alimentos são deliciosos e muito saudáveis. Este complexo de nutrientes elevará notavelmente as defesas; por trazer mais ferro e mais proteínas, por reforçar estes compostos que sustentam também o sistema imunológico.

Este café da manhã é fácil de ser feito e, além disso, rápido, caso você tenha um bom liquidificador para bater a beterraba e a maçã verde. Não precisa descascar a maçã, pois a pectina oferece grandes benefícios para a saúde. Lembre-se somente de limpar bem todas as frutas e vegetais.

Adicione um copo de água para poder ingerir mais facilmente o suco, e asseguramos que ele é tão delicioso quanto saudável.

Se optar também pelo ovo mexido com espinafre, verá quanta energia terá para começar o dia. Uma boa dose de ferro para prevenir a anemia, a fraqueza matinal ou aquelas clássicas dores de cabeça que temos pela manhã.

Não deixe de levantar um pouco mais cedo para preparar estes deliciosos cafés da manhã. Seu corpo irá notar e sua saúde agradecerá.

Trancoso, S. C., Cavalli, S. B., & da Costa Proença, R. P. (2010). Café da manhã: Caracterização, consumo e importância para a saúde. Revista de Nutricao. https://doi.org/10.1590/S1415-52732010000500016