Antes de me apaixonar por você, devo me apaixonar por mim
Ensinaram-me que eu devia amar, mas não me ensinaram que eu devia me apaixonar por mim mesma primeiro.
Disseram-me que cada um de nós tem uma cara-metade que deve encontrar para ser feliz, mas não insistiram que eu deveria me apaixonar por mim antes de me apaixonar por outro alguém.
Todos nós acreditamos em uma crença falsa que nos foi ensinada sobre o amor, que, curiosamente, não começa por nos apaixonarmos primeiro por nós mesmos.
Então… surge uma pergunta que com certeza você já se fez: Como posso me apaixonar por você, se não me apaixonei primeiro por mim?
Você não pode viver sem você
Você não pode viver sem essa pessoa a quem declara tanto amor? Acredita que se ela sair de sua vida, tudo desmoronaria? Há algo que você não percebe: que a única pessoa sem a qual você não pode viver é você mesma.
Tendemos a ter uma preocupante falta de autoestima, que faz com que nos refugiemos no amor que outra pessoa pode nos dar. Isso, em vez de ser algo positivo, pode resultar em problemas relacionados com a dependência emocional.
É bonito gostar de alguém ao ponto de sua vida carecer de sentido se essa pessoa está faltando. No entanto, você sabe bem que a pessoa a quem você deveria amar primeiro é você mesmo.
Se você não puder se amar, se não confiar em si mesmo, poderá fazê-lo com os demais?
Leia: Hoje, aprendi a dizer “eu me amo”, antes de dizer “te amo”
Sabemos que você se sentirá sozinho às vezes, que terá medo…. Você está se afastando de tudo o que lhe ensinaram e está aprendendo a amar como se faz verdadeiramente.
Começando por você e depois amando os outros. Tenha isso bem claro: a única pessoa sem a qual você não pode viver é você mesmo.
Apaixonar-me por mim será o primeiro passo
Talvez você esteja pensando em como pode se apaixonar por si mesma. Ninguém lhe ensinou a fazê-lo e, sinceramente, é algo bem difícil de conseguir, ainda que não seja impossível. Esperamos que nossos conselhos ajudem a se gostar mais.
Aqui, o que importa é você.
Não tenha medo da solidão
Temos um medo infundado de estarmos sozinhos, porque nos inculcaram que estar só é sintoma de infelicidade. No entanto, se você não pode ser feliz estando sozinho é que tem um problema.
Você não pode ser feliz sozinho realmente, ou isso é o que lhe fizeram acreditar?
Aproveite a sua solidão para se dedicar integralmente a si mesmo. Você pode aprender muito sobre si: aumentará sua autoestima, confiará mais em você, vai gostar de si mesmo incondicionalmente…
Não desperdice a solidão porque nela você se encontrará e, como já sabe, você deve se apaixonar por si antes de por qualquer outra pessoa.
Supere as aparências
Gostar de si mesmo implica ignorar as aparências. Algo tão superficial como a preocupação com nossa imagem externa pode dar lugar a problemas de insegurança. Se você souber quem é, e se gostar, não importa o que os outros digam.
Cuide de seus amigos
Às vezes, quando estamos em um relacionamento amoroso, deixamos de lado nossos amigos, algo que nunca deveríamos fazer. Os casais podem ir e vir, mas os amigos, se você cuidar deles, são para sempre.
Nunca troque uma amizade por um amor. Não vale a pena.
Quando você chegar a se gostar e a se valorizar, quando se der conta de que pode ser feliz sem ter ninguém ao seu lado, verá que a vida não começa nem termina em seu parceiro ou parceira.
Seus amigos são pessoas que não lhe abandonarão e em quem você pode confiar. Pessoas que, realmente, você deveria valorizar.
Não dê tudo aos outros
Não vá embora sem ler: Hoje, serei egoísta, cuidarei de mim mesma
Dê tudo por si mesmo, nunca pelos demais. Você é a pessoa que importa de verdade, a que deve avançar e alcançar suas metas, que deve se respeitar, confiar, se amar e se valorizar.
Nunca dê tudo de si pelos outros porque, certamente, você sofrerá.
Diante de tudo isso, talvez você ache que está sendo uma pessoa egoísta. Talvez, você não se dê conta de que está sendo generoso consigo, como já deveria ser há muito tempo.
Repita quantas vezes for necessário: “antes de me apaixonar por você, farei isso antes por mim”. Só assim você poderá amar outras pessoas, somente assim você poderá ser feliz.
Gostou deste artigo? Então, continue antenado na nossa página com mais dicas para o seu bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barrios, Andrea, & Pinto, Bismarck. (2008). EL CONCEPTO DE AMOR EN LA PAREJA. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 6(2), 21-41. Recuperado en 15 de noviembre de 2018, de http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-21612008000200002&lng=es&tlng=es.
- Naranjo Pereira, ML. Autoestima: un factor relevante en la vida de la persona y tema esencial del proceso educativo. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas en Educación” [Internet]. 2007;7(3):0. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44770311
- Rivera, Diana, Cruz, Constanza, & Muñoz, Catalina. (2011). Satisfacción en las Relaciones de Pareja en la Adultez Emergente: El Rol del Apego, la Intimidad y la Depresión. Terapia psicológica, 29(1), 77-83.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.