Benefícios de sair com os amigos para a nossa saúde emocional

Além de nos ajudar a nos desconectar dos problemas, sair com os amigos nos permite ter uma maior empatia e nos dá um grande apoio psicológico.
Benefícios de sair com os amigos para a nossa saúde emocional

Última atualização: 16 Março, 2021

Aprenda a mostrar aos seus amigos os seus sentimentos, seus projetos ou seus desejos. Assim, você poderá desfrutar da contribuição de felicidade, apoio emocional e incontáveis ​​anos de bons momentos ao seu lado.

O ser humano, por natureza, é um ser social. Como tal, precisa se desenvolver em uma sociedade. Com o próprio instinto de sobrevivência, nos aliamos ou nos relacionamos com aqueles que estão mais próximos de nós.

Por isso, da nossa própria necessidade de socialização, proteção e doação aos outros, surge uma das mais belas qualidades do ser humano: os laços de amizade. Se quiser saber mais, continue lendo esse artigo…

Sair com os amigos: um apoio emocional

Amigos rindo

Na amizade entre duas ou mais pessoas, não há limites ou regras escritas sobre como as coisas devem ser. No entanto, é altamente recomendável guardar um tempo para estar com os amigos como uma prioridade.

Sair com eles nutre a alma, nos dá apoio emocional, nos dá vitalidade. Além disso, traz tranquilidade para nossas vidas e nos ajuda a abrir nossas mentes e encarar melhor nosso percurso pessoal.

Portanto, ambas as partes devem regar a árvore da amizade, para que, ao longo dos anos, essa árvore cresça firme. Provavelmente precisaremos nos apoiar nela muitas vezes. Nesse sentido, as tecnologias têm ajudado na comunicação entre as pessoas porque, às vezes, as circunstâncias da vida nos fazem viver a uma grande distância.

No entanto, temos que encontrar tempo para tomar aquele café semanal ou ligar para contar como foi o dia. Você não precisa de um motivo, não precisa ser lógico. Apenas faça isso, e fique próximo de seu amigo.

Uma vida mais ativa

Compartilhe seus interesses. Qualquer atividade que incentive você a sair de casa para ficar junto de alguém adicionará vários benefícios.

No entanto, nunca devemos nos esquecer da nossa família. Além disso, devemos cumprir nossas obrigações no papel que temos dentro de casa.

  • Há muitas atividades comuns para sair com os amigos: ir ao cinema, no teatro, praticar esportes, viagens, gastronomia, etc. O simples fato de sair de sua zona de conforto no dia a dia pode reduzir seu nível de estresse no trabalho, limpar sua mente e torná-lo, em suma, em uma pessoa melhor.
  • Há muitas atividades para grupos nos quais você pode relaxar e passar momentos inesquecíveis.
  • O importante é estar junto, criar novas histórias, rir e sentir que nos importamos uns com os outros e nos permitimos ser cuidados por essas pessoas tão necessárias que chamamos de amigos.

Desenvolver empatia

Tanto a alegria quanto a dor que um bom amigo pode experimentar, em muitos casos, são vivenciadas como algo nosso também. Os problemas dos amigos costumam tornar-se nossos, como se essas situações boas ou ruins acontecessem conosco.

Por isso, sair com os amigos nos humaniza, nos torna mais sensíveis ao que os outros podem estar sofrendo e, portanto, mais empáticos e abnegados.

Recomendamos que você leia: 3 tipos de amizade segundo Aristóteles

Aprender a chegar a acordos

O fato de sair em um grupo de amigos nos obriga a tomar pequenas ou grandes decisões, juntos. Desde algo simples, como escolher um filme, até planejar uma longa viagem. Nem sempre concordaremos ou será do nosso gosto pessoal a decisão dos outros.

  • É muito benéfico aprender a chegar a acordos, respeitar ideias, mesmo contrárias às nossas.
  • Compartilhar experiências em grupo nos força a ser mais flexíveis e condescendentes com as opiniões dos outros.

Os amigos, a nossa segunda família

É muito comum que os cônjuges e filhos de ambos os amigos saiam juntos. É comum ver em cafeterias, com áreas para crianças, como os filhos de vários amigos brincam juntos e começam a criar os seus próprios laços de amizade.

Como se fosse uma segunda geração de amizade, os laços que são gerados com amigos também beneficiam nossas famílias. Desta forma, também os torna participantes.

Em conclusão, sair com os amigos serve para sentir o pulso da nossa própria vida, para garantir uma rotina ativa e única, para sermos mais comunicativos, para escutar os outros e nos colocar em seu lugar e alcançar a estabilidade emocional.

Com eles, teremos pessoas incondicionais ao nosso lado que nos oferecerão o melhor de si mesmos.

Pode interessar a você...
Os amigos beneficiam seriamente a saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os amigos beneficiam seriamente a saúde

Você sabia que os amigos favorecem a nossa saúde física e emocional? Cultive suas amizades e aproveite todos os seus benefícios.



  • Almagiá, Enrique Barra. “Apoyo social, estrés y salud.” Psicología y salud 14.2 (2014): 237-243.
  • De Roda, Ana Barrón López, and Esteban Sánchez Moreno. “Estructura social, apoyo social y salud mental.” Psicothema13.1 (2001): 17-23.
  • Diz, J. I. “Desarrollo del adolescente: aspectos físicos, psicológicos y sociales.” Pediatr Integral 17.2 (2013): 88-93.
  • Entralgo, Pedro Laín, and Diego Gracia. Sobre la amistad. Espasa Calpe, SA, 1985.