Logo image
Logo image

6 plantas ideais para ter em seu quarto

4 minutos
Você sabia que a valeriana, além de servir para preparar infusões e tinturas relaxantes também pode nos ajudar a relaxar e a dormir melhor se a colocarmos em nosso quarto?
6 plantas ideais para ter em seu quarto
Escrito por Katherine Flórez
Última atualização: 20 dezembro, 2022

Você tem dificuldades para dormir ou acorda durante a noite? Se a resposta for sim, vale à pena tomar todas as medidas possíveis para combater a insônia. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 6 plantas ideais para ter em seu quarto.

No início parece normal ter esse tipo de dificuldade, e não poder controlá-la faz com que as jornadas diárias sejam muito mais pesadas e menos produtivas.

Uma má qualidade de sono provoca perda de energias físicas e mentais, alterações no estado de ânimo, problemas de concentração e outros efeitos negativos que afetam a qualidade de vida.

Felizmente, são muitas as coisas que podemos fazer para combater esse problema e recuperar o quanto antes as horas de descanso.

Uma solução eficaz e 100% natural consiste em incorporar uma variedade de plantas relaxantes no interior de sua casa.

Estas não somente têm um toque decorativo e dão vida aos espaços, mas contam com propriedades antiestressantes e purificadoras que promovem um sono saudável.

Hoje queremos compartilhar as 6 melhores para que você não tenha dúvidas em escolher a que mais lhe chamar atenção. Descubra-as!

1. Plantas ideais para ter em seu quarto: jasmimPlanta de jasmim

O jasmim é uma planta exótica à qual se atribuem qualidades calmantes sobre o corpo e a mente. Está provado que controla a ansiedade, o que resulta em uma melhor qualidade do sono.

Isso indica que mantê-las na mesa de cabeceira ou em outro canto da casa ajuda a adormecer facilmente e permite alcançar o relaxamento.

Leia também: Estresse e ansiedade? Sinta-se melhor com estas batidas naturais

2. Plantas ideais para ter em seu quarto: lavanda

A lavanda é uma planta muito popular por suas qualidades aromáticas e relaxantes. É utilizada em muitas terapias para controlar a ansiedade e induzir ao sono.

Os odores liberados por suas flores diminuem o ritmo cardíaco e inibem a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

Muitos preferem utilizá-la através de óleos ou produtos perfumados, mas propomos aproveitá-la em sua forma natural: uma bonita planta de interior.

3. Plantas ideais para ter em seu quarto: aloe vera (babosa)Planta de aloe vera

A aloe vera está catalogada como um das melhores plantas para purificar o ar segundo a NASA. Aparentemente, ela emite oxigênio à noite, o qual favorece um sono profundo e reparador.

Cabe destacar que é uma das mais fáceis de cultivar e conservar, pois não requer podas especiais e nem regas constantes.

Os egípcios a batizaram como a “planta da imortalidade”, pois conta com muitas aplicações medicinais e estéticas.

Você pode colocá-la no interior de seu dormitório, mas se aconselha que seja em uma janela para que receba luz solar suficiente.

4. Plantas ideais para ter em seu quarto: gardênia

A gardênia se caracteriza por suas folhas perenes brilhantes e suas flores perfumadas que têm um efeito relaxante.

É uma das plantas que não causam problemas no interior da casa, e, pelo contrário, favorece a qualidade do sono.

Existem estudos que afirmam que a Gardenia jasminoides é tão eficaz quanto o Valium no alívio da ansiedade, estresse e insônia.

No entanto, é um pouco mais difícil de manter, já que suas folhas e flores requerem muita atenção e cuidado.

5. Plantas ideais para ter em seu quarto: valerianaPlanta de valeriana

A valeriana é uma planta bonita, perene e de flores cor-de-rosa ou brancas que liberam um perfume muito requintado.

Ela é utilizada desde o século XVI como composto ativo para a fabricação de fragrâncias, contudo, mais tarde sua raiz começou a ser utilizada em chás e tinturas para combater a insônia.

Sua descoberta como relaxante é atribuída ao médico e filósofo romano Galeno, que foi um dos primeiros a receitá-la.

Mais tarde, determinou-se que sua prescrição era correta, pois os aromas da planta são muito efetivos contra os problemas que impedem um bom sono.

Leve sempre em conta que a planta deve ficar em um local que tenha sol, pois necessita dele por pelo menos 6 horas diárias.

Visite esse artigo: Combata a insônia tomando banana com canela antes de dormir

6. Plantas ideais para ter em seu quarto: palma de bambu

Uma pequena palma de bambu ou palma de cana é uma opção perfeita para purificar o ar e aromatizar os ambientes.

Suas propriedades permitem desfrutar de um ar mais fresco durante o dia, mas também influenciam na sensação de relaxamento durante a noite.

Como suas origens são exóticas, o bambu tem um toque decorativo muito especial para sua casa.

Você deve apenas manter o solo ligeiramente úmido e procurar colocá-lo onde receba um pouco de luz solar.

Antes de escolher qualquer uma dessas plantas, assegure-se de que elas não desenvolvam alergias nas crianças e nos animais de sua casa.

Procure limpar as folhas toda semana e regá-las conforme a necessidade para que não sequem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ferre Navarrete, F., & Vilches Aguirre, Y. (2012). Diagnóstico y tratamiento del insomnio. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/S0304-5412(12)70483-3.
  • Ortiz, O., Sánchez-Mora, N., Fraguas, D., & Arango, C. (2008). Valeriana en el tratamiento a largo plazo del insomnio. Revista Colombiana de Psiquiatría.
  • Kaufman, D. M. (2008). Trastornos del sueño. In Neurología clínica para psiquiatras. https://doi.org/10.1016/B978-84-458-1917-3.50017-2.
  • Pedraza Martínez, I. (2021). El cuidado de la planta de interior.  Barcelona, España: Universitat de Barcelona.
  • Browning, B & Cooper, C (2015) The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace. Human Spaces
  • Wilson, E.O. (1984). Biophilia: The human bond with other species. Cambridge: Harvard University Press.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.