Dormir melhor: 4 bebidas naturais que podem ajudar

A banana é uma grande aliada para as pessoas com insônia, já que seu teor de triptofano nos ajuda a relaxar e a dormir melhor.
Dormir melhor: 4 bebidas naturais que podem ajudar

Última atualização: 27 Dezembro, 2018

Estas bebidas naturais que apresentaremos em seguida podem ser boas medidas para te ajudar a relaxar. Te convidamos a conhecê-las.

Dormir melhor é algo que todos desejam, porque um bom descanso é sinônimo de saúde e bem-estar. Mas…como conseguir isso de forma natural e sem ter que recorrer a medicamentos?

Não é uma surpresa saber que o problema da insônia é um dos mais comuns entre a população. Às vezes fatores como, por exemplo, a dor articular, o estresse, e até mesmo o excesso das novas tecnologias pode, sem dúvida, levar a um descanso inadequado.

Melhorar nosso sono e adotar hábitos adequados na hora de ir dormir pode ser de grande ajuda.

1. Leite de amêndoas e mel

Esta é uma das bebidas naturais mais simples de preparar. Em nosso site, falamos frequentemente sobre os benefícios de uma colher de mel para conseguir um descanso mais profundo e reparador.

  • Um recurso natural que todos nós provamos ao menos uma vez é um copo de leite morno com um pouco de mel. Mas, como nem todo mundo tolera bem os laticínios, podemos substituir o leite de vaca, por exemplo, pelo de soja ou de amêndoas.
  • As amêndoas são muito ricas em triptofano e magnésio, duas substâncias que, combinadas com o mel, favorecem o descanso.
  • O mel, por sua vez, consegue aumentar os níveis de insulina no sangue, estimulando assim a produção de triptofano no cérebro. Assim, também nos proporciona uma boa dose de serotonina, para que possamos relaxar e ter um descanso mais profundo.

Ingredientes

  • 1 colher de mel
  • 1 copo de leite de amêndoas

Modo de preparo:

  • Primeiramente, esquente o leite. Ele deve estar morno, não excessivamente quente. Temos que nos lembrar de que bebidas muito quentes não fazem bem ao nosso fígado.
  • Em seguida, adicione a colher de mel e beba cerca de meia hora antes de ir para a cama. Essa tradicional receita permitirá que você durma melhor.

2. Leite de aveia e banana

vitamina-de-banana

Se escolhermos uma banana que não esteja muito madura e batermos a fruta no liquidificador juntamente com o copo de leite de aveia, teremos uma das bebidas naturais mais deliciosas e descobriremos o quanto nos fará bem e favorecerá nosso descanso.

A banana é rica em triptófano e, assim como o mel, faz com que o corpo libere uma maior quantidade de serotonina. Jáaveia, quando bebida morna, é uma excelente mediadora para o descanso.

Vale a pena experimentar.

Ingredientes

  • 1 banana que não esteja muito madura
  • 1 copo de leite de aveia (200 ml)

Modo de preparo:

  • É muito fácil. Primeiramente, esquente o copo de leite de aveia e, em seguida, leve-o ao liquidificador juntamente com a banana.
  • Neste caso, é recomendável beber uma hora antes de ir deitar.

3. Suco de cereja

suco_de_cereja_dormir_melhor

Delicioso, cheio de vitaminas e, além disso, relaxante. O suco de cereja é um remédio medicinal para dormir melhor e lutar contra a insônia.

  • Neste caso, seu segredo está não no triptofano, mas na melatonina, uma substância secretada pela glândula pineal que nos permite regular muitos de nossos ciclos, como, por exemplo, o descanso.
  • Especialistas em saúde do sono recomendam tomar dois copos diários de suco de cereja. Um à tarde e o último duas horas antes de nos deitar. O efeito é cumulativo e, além disso, obteremos um alto nível de antioxidantes para cuidar de nossa saúde cardíaca e hepática.
  • A cereja não é uma fruta muito comum no Brasil, sendo difícil encontrá-la em sua forma natural, mas quando for possível, prepare o suco de cereja em casa misturando cerca de 10 unidades da fruta com um copo de água no liquidificador.

4. Chá de valeriana, passiflora e melissa

Valeriana-500x331

Essa é uma das bebidas naturais mais leves. É possível encontrar esta combinação maravilhosa em qualquer loja de produtos naturais ou especializada em ervas. A valeriana é uma das plantas mais poderosas quanto a propriedades sedativas e ansiolíticas.

Combinar a valeriana, a passiflora e a melissa vai facilitar nosso descanso e vai impedir, por exemplo, que acordemos com frequência durante a noite.

Além disso, essas plantas têm propriedades relaxantes para nossos músculos, ao evitarem as contrações produzidas pela tensão.

Modo de preparo:

  • ½ colher de chá de valeriana em pó (3 g)
  • ¼ de colher de chá de melissa desidratada (1,2 g)
  • ¼ de colher de chá de passiflora desidratada (1,2 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo:

  • Este chá fica pronto em pouco mais de 15 minutos. Primeiramente, ferva a água e adicionar as plantas, deixando a infusão ferver por alguns minutos.
  • Em seguida, deixe repousar por 10 minutos, coe e sirva em sua xícara favorita.
  • Para que este remédio seja eficaz, devemos ser constantes e beber uma xícara todas as noites.

Para concluir, dentre todas as bebidas naturais aqui descritas, basta escolher aquela que faz você se sentir melhor.

Também devemos nos deitar todos os dias no mesmo horário, e nos desconectar de nossos aparelhos eletrônicos cerca de duas horas antes de ir para a cama.

Pode interessar a você...
5 técnicas para dormir melhor
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 técnicas para dormir melhor

As técnicas para dormir melhor ajudam você a aproveitar e desfrutar de um sono melhor. Apresentá-las como parte de sua rotina fará você acordar muito mais animado e descansado



  • Bent, S., Padula, A., Moore, D., Patterson, M., & Mehling, W. (2006, December). Valerian for Sleep: A Systematic Review and Meta-Analysis. American Journal of Medicine. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2006.02.026
  • González-Gómez, D., Lozano, M., Fernández-León, M. F., Ayuso, M. C., Bernalte, M. J., & Rodríguez, A. B. (2009). Detection and quantification of melatonin and serotonin in eight Sweet Cherry cultivars (Prunus avium L.). European Food Research and Technology229(2), 223–229.
  • Feldman, J. M., & Lee, E. M. (1985). Serotonin content of foods: Effect on urinary excretion of 5-hydroxyindoleacetic acid. American Journal of Clinical Nutrition42(4), 639–643.
  • Morin, C. M., Drake, C. L., Harvey, A. G., Krystal, A. D., Manber, R., Riemann, D., & Spiegelhalder, K. (2015). Insomnia disorder. Nature Reviews Disease Primers. https://doi.org/10.1038/nrdp.2015.26/10.1016/j.aprim.2016.03.004
  • Valtonen, M., Niskanen, L., Kangas, A. P., & Koskinen, T. (2005). Effects of melatonin-rich night-time milk on sleep and activity in elderly institutionalized subjects. Nordic Journal of Psychiatry59(3), 217–221.