Cure a insônia tomando esta bebida antes de se deitar

· 31 de janeiro de 2019
Além de consumir esta bebida relaxante, é importante não praticar atividade física após as oito horas da noite e não ter aparelhos eletrônicos emissores de luz no quarto.

A insônia é um transtorno do sono comum, que se apresenta quando a pessoa tem dificuldades para dormir, continuar dormindo após uma interrupção, ou ambas as coisas. Neste artigo, vamos compartilhar uma bebida muito especial e fácil de preparar, bastante eficaz para induzir o sono. Descubra-a a seguir!

A insônia pode ocorrer de maneira mais séria após um dia cheio de atividades e estresse, mas também se apresenta em estado crônico como sintoma de alguma doença física ou emocional.

Tratá-la a tempo é determinante para diminuir os riscos de desenvolver doenças mais graves devido à falta de sono. Embora, a princípio, ela não tenha um efeito tão relevante, o certo é que a médio e longo prazo a insônia se torna uma potencial causa de graves problemas de saúde.

A boa notícia para quem tenta combater a insônia é que nem sempre é preciso tomar medicamentos para controlá-la.

Existe uma série de ingredientes naturais que, devido à sua composição química, favorecem o descanso e, além disso, diminuem os constantes episódios de insônia.

Bebida medicinal para melhorar a qualidade do sono

Bebida com banana para a insônia

A infusão medicinal de banana conquistou um lugar muito especial entre os remédios populares para enfrentar os transtornos do sono.

Tomar uma xícara antes de dormir proporciona relaxamento e, além disso, prepara o corpo para ter um ciclo de sono reparador e profundo.

Isso se deve a seu importante teor de potássio e magnésio, minerais essenciais para relaxar os músculos e favorecer a comunicação entre os vasos sanguíneos.

Além disso, trata-se de um dos alimentos com maior teor de triptofano, um aminoácido que participa da produção da serotonina, substância que se combina à melatonina para induzir o sono.

Graças a isso, esta bebida natural também é uma grande aliada contra problemas emocionais comuns, como a depressão e a falta de motivação.

Ingredientes
1 banana com casca
1 litro de água
½ colher de chá de canela (opcional)

Preparo
– Primeiramente, leve a água ao fogo para ferver.
– Enquanto isso, lave bem a banana e corte-a em várias rodelas, sem retirar a casca.
– Quando a água tiver fervido, despeje-a numa jarra e adicione as rodelas de banana.
– Se quiser, pode acrescentar meia colher de chá de canela para aproveitar suas qualidades calmantes.
– Tampe bem e então deixe repousar por, no mínimo, 10 minutos.

Como consumir

Bebida de banana para curar a insônia

– Por ser natural e não causar efeitos colaterais, pode-se beber essa infusão todos os dias.
– É importante bebê-la uma hora antes de dormir, para que a mesma tenha tempo de fazer efeito.
– O ideal é prepará-la fresca diariamente, ainda que seja possível guardar o restante na geladeira para consumir no dia seguinte.

Leia mais: Você sabia que existem diferentes tipos de insônia?

Conselhos para melhores resultados contra a insônia

É importante levar em conta que os efeitos dessa bebida podem variar de pessoa para pessoa, e também de acordo com os demais hábitos que tivermos ao longo do dia.

Há uma série de recomendações que podem melhorar seus resultados para assim acabar completamente com a insônia.

Evite fazer exercícios antes de dormir

O esporte estimula a produção de endorfinas e pode ser uma razão para não conseguir pegar no sono imediatamente. Dessa forma, o melhor é fazer exercícios entre duas a três horas antes de dormir, e nunca depois das 20 horas.

A insônia é muito desconfortável, no entanto podemos contar com essa bebida natural para ter uma melhor noite de sono.

Assegure-se de que o ambiente é apropriado

Quarto apropriado contra a insônia

A ambientação do quarto também desempenha um papel essencial para conseguirmos um descanso profundo.

Uma cama confortável, travesseiros na altura certa e um ambiente arejado e silencioso facilitam o relaxamento do organismo para dormir em questão de minutos.

Evite distrações no quarto

Os dispositivos móveis, o computador e todo tipo de aparelho que emite luz pode interromper o sono.

Isto dificulta a produção de melatonina e, na maioria dos casos, encurta o tempo mais adequado para dormir bem (entre 7 e 8 horas).

Mantenha uma rotina de sono

Rotina de sono contra a insônia

O corpo é sábio e sabe reconhecer a hora apropriada para estimular o sono. Tentar manter-se acordado por mais tempo, apesar do corpo pedir para dormir, a longo prazo, causa um descontrole no relógio biológico e cria dificuldades.

Leia também: Truque para a insônia: sal e açúcar

Associe a cama ao sono

A cama não é um local de trabalho nem o local para fazer refeições e lanches. Assim, realizar atividades que não sejam descansar faz com que se perca a associação mental que com o sono.

Se você está tendo problemas para dormir nas últimas noites, não é preciso se preocupar. Experimente o remédio aqui citado e as recomendações dadas para voltar a restabelecer seu sono.

Se nada parece funcionar, o melhor é consultar o médico para receber uma avaliação adequada e outro tipo de tratamento.

  • Poyares, D., Aloé, F., Rizzo, G. N. V., Minhoto, G., Pinto Junior, L. R., Bezerra, Marcio Luciano de Souza; Rodrigues, Raimundo Nonato Delgado; Fonseca, R. G., & Tavares, S. M. A. (2003). I Consenso Brasileiro de Insonia. Hypnos: Rev Sono.
  • Someya, S., Yoshiki, Y., & Okubo, K. (2002). Antioxidant compounds from bananas (Musa Cavendish). Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/S0308-8146(02)00186-3