Os benefícios da melatonina para a nossa saúde

· 25 de janeiro de 2014
A melatonina é um hormônio que se secreta em nosso corpo somente na escuridão, por isso é importante ter hábitos de sono normais e dormir bem durante a noite.

A melatonina é um hormônio natural secretado pelo corpo e suas funções são infinitas para o seu bom funcionamento. Conheça alguns dos benefícios da melatonina aqui.

Ela coordena e regula os ritmos biológicos, participa de inúmeros processos neurológicos e estimula o sistema imunológico, além de ser um poderoso antioxidante endógeno com inúmeras aplicações terapêuticas.

A glândula pineal é a estrutura do corpo que produz a melatonina, uma estrutura bastante conhecida, desde a antiga Grécia e Roma, que costumavam chamá-la de “a glândula da alma”, onde são ativados os processos psíquicos e somáticos.

E eles não estavam errados, já que a glândula pineal controla todos os centros neuroendócrinos do hipotálamo.

A melatonina é um hormônio de maravilhosas propriedades, secretado unicamente à noite. Podemos encontrá-la também em muitos alimentos habituais. Mas, primeiro, veremos quais são todas as suas interessantes virtudes.

Benefícios da melatonina: induz o sono

Sua ação sedativa regula nossos ciclos biológicos. Verificou-se, por exemplo, que em casos de insônia, sua administração exógena possui um efeito imediato.

Benefícios da melatonina: é um antioxidante

Sua capacidade de manter os tecidos em bom estado e nos proteger dos radicais livres é, sem dúvida, maior que qualquer elemento endógeno ou exógeno, mais ainda que a glutamina ou a vitamina E. Assim, muitas pesquisas realizadas na atualidade estão destinadas a investigar possíveis curas para o Alzheimer e o Parkinson.

Conheça: Benefícios de incluir vitamina E na dieta

Benefícios da melatonina: protege o sistema imunológico

Graças as suas propriedades, nos defendemos melhor contra as situações de estresse, doenças virais, nos protegendo, também, do tempo e do envelhecimento.

Quer dizer, se mantivermos um bom nível de melatonina mediante uma vida saudável e uma correta alimentação, poderemos nos beneficiar de todas as suas qualidades.

Benefícios da melatonina: equilibra distúrbios emocionais

Especialmente nas pessoas que sofrem com problemas de mudanças de tempo e estação, como é o caso das mulheres que estão na menopausa, é muito importante regular os níveis de melatonina. Durante esta época de suas vidas, é muito comum a insônia, as alterações de humor, etc.

Assim, de forma otimizada, regulamos os níveis de melatonina e melhoramos, sem dúvidas, o descanso e o equilíbrio emocional.

Leia também: Os 5 passos para encontrar o equilíbrio emocional

Benefícios da melatonina: ajuda a emagrecer e produzir gordura benéfica

A melatonina regula efetivamente o aumento do peso, ao estimular a aparição de “gordura bege”. Ou seja, um tipo de célula de gordura que queima as calorias em vez de armazená-las.

Diferente do tecido adiposo branco, que armazena essas calorias e provoca o aumento de peso, a gordura bege (também conhecida como “gordura boa ou emagrecedora”) ajuda a regular o controle de peso corporal e, portando, seus benefícios metabólicos.

Em que alimentos podemos encontrar a melatonina?

cereja-Dando

  • Cerejas: fonte natural de melatonina, além de possuir importantes vitaminas A, C e E.
  • Nozes: seu consumo habitual – por exemplo, pela manhã – aumenta consideravelmente nossos níveis de melatonina. Em 1 grama de nozes, obtemos 3,4 mg desse hormônio.
  • Mostarda: além de ser perfeita para uma dieta de emagrecimento, contém um nível de melatonina muito aceitável.
  • Amêndoas: fonte confiável de energia, cuja composição também possui este importante hormônio.
  • Bananas: excelente fonte de potássio, pois, além de cuidar de nossa saúde, nos fornece a quantidade adequada de melatonina, ideal para exercer a função de sedativo natural.
  • Goji: além de melatonina, dispõe de um alto teor de carotenos, proporcionando boas propriedades antioxidantes. Além disso, contém ácidos gordos essenciais, como o ácido linoleico, que promove a perda de gordura. Muito recomendável.
  • Tomates: além de possuir um efeito diurético, antioxidante, de eliminar o ácido úrico e o colesterol, os tomates são uma ótima fonte de melatonina, a partir da qual podemos nos beneficiar naturalmente. Não deixe de incluir em sua dieta.

Observamos também que, como você já sabe, a melatonina é um hormônio que é secretado do nosso organismo especialmente à noite.

Portanto, não deixe de descansar; relaxe e deixe que o corpo funcione por si só, acompanhado sempre de uma dieta adequada.

A melatonina é uma maravilhosa aliada da nossa saúde e que não deve ser negligenciada.