5 plantas para pegar no sono que você pode ter no seu quarto

· 30 de novembro de 2018
A hera-do-diabo é uma planta que não precisa de muitos cuidados e que nos ajuda a purificar o ar. Suas folhas são tóxicas, por isso devemos mantê-las longe de crianças e animais de estimação.

Plantas para pegar no sono? É possível que o título deste artigo tenha sido uma surpresa para você.

Pois bem, há algo que devemos levar em conta: dormir bem requer também dispor de um ambiente tranquilo, onde se favoreça o relaxamento.

Certamente, mais de uma vez, você já acordou no meio da noite com uma sensação de medo e sufocamento. Tudo isso se deve, na maioria das vezes, à ansiedade acumulada.

Algo tão simples como controlar estes focos de preocupação cotidiana e construir, por sua vez, um entorno onde exista a calma, paz, e onde o ambiente esteja purificado, é algo que vai nos ajudar a descansar muito melhor dia após dia.

Por isso, hoje em nosso espaço queremos explicar quais são as melhores plantas que podem nos ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Elas são facilitadoras do descanso e também depuradoras do ambiente.

Explicaremos tudo a seguir.

1. O jasmim para pegar no sono

Existem mais de 200 tipos de jasmim, e esta é uma das plantas com mais efeitos calmantes e relaxantes. A sua fragrância inebriante tem um efeito sedativo que irá melhorar a qualidade do seu sono.

  • O jasmim costuma crescer em forma de trepadeira, e muitas espécies são tão frágeis que agradecerão se estiverem crescendo em ambientes interiores em vasos.
  • É uma das melhores plantas para pegar no sono devido às suas propriedades calmantes e o fácil cultivo. Você só vai precisar de um vaso e de bastante terra vegetal.

Leia também: 5 plantas de interiores que podem ser perigosas

2. A lavanda

Quarto-com-plantas-purificadoras

Os óleos essenciais de lavanda são os mais usados para obter um descanso adequado. Basta colocar algumas gotinhas em seu travesseiro para fechar os olhos pesadamente e relaxar.

Por que não ter, então, uma planta de lavanda em casa? Ela será muito útil para facilitar o descanso das crianças e evitar, inclusive, que os mosquitos os incomodem.

A lavanda gosta do solo seco e pedregoso, por isso lembre-se de colocar um fundo de cascalho no vaso e plantar suas sementes no outono.

É uma planta que cresce muito, é resistente e decora de forma muito agradável os dormitórios, criando um entorno de calma e sossego.

Recomendamos a leitura: Descubra como fazer e usar o óleo de lavanda

3. Aloe vera

O aloe vera é uma das melhores plantas para pegar no sono e tem uma maravilhosa propriedade de purificar o ambiente e enriquecê-lo com oxigênio.

Não hesite em colocar plantas de aloe vera em todos os cômodos da casa. Graças a ela iremos obter um sono mais reparador ao conseguirmos uma atmosfera mais limpa e mais pura.

Coloque a sua planta de aloe vera em frente às janelas para que ela receba o máximo possível de luz solar.

4. Lírio-da-paz

Lirio-da-paz-para-pegar-no-sono

Um nome muito adequado para uma planta muito bonita. O lírio-da-paz não precisa de muita luz solar e nos permite filtrar substâncias tóxicas como o benzeno, tricloroetileno e as toxinas de formaldeído.

Dentro do conjunto de plantas para pegar no sono, o lírio-da-paz é muito apreciado por contribuir com a purificação dos ambientes e dotar o seu dormitório de uma grande beleza e elegância.

Se você quiser ter um lírio-da-paz no seu quarto, coloque-o em um cantinho aquecido onde não bata muita luz. Você deverá regá-lo com água destilada e enriquecer a sua terra com fertilizantes solúveis.

5. A hera-do-diabo

Também chamada de jiboia (Epipremnum aureum), é uma planta muito conhecida e que quase todos nós já tivemos ou temos em casa.

Algo importante a levar em conta é o fato de que as folhas da hera-do-diabo são tóxicas, por isso é melhor mantê-la afastada das crianças e dos animais de estimação.

Além desta advertência, cabe lembrar que esta é uma planta muito poderosa: ela tem a propriedade de limpar o ar de substâncias tóxicas como o formaldeído presente nas tintas de nossos móveis que vão se desprendendo dia após dia.

Ela não precisa de muitos cuidados, e por isso é tão comum vê-la na maioria dos lares: a hera-do-diabo só precisa de um pouco de sol pela manhã e um pouco de água uma ou duas vezes por semana.

Se você desejar purificar suas folhas quando estiverem cheias de pó, limpe-as com um pano umedecido em um pouco de leite. Elas ficarão brilhando e mais saudáveis.

Quartos-com-plantas

Para concluir, estas plantas que ajudam a pegar no sono são fáceis de encontrar e de cultivar em vasos dentro de casa.

São bonitas e favorecem um entorno agradável no qual, graças às suas propriedades naturais, poderemos purificar ainda mais o ambiente.

Se, além disso, você controlar a temperatura do quarto, não permitindo que a mesma passe dos 21 graus, será possível obter um sono ainda mais tranquilo e reparador.

Uma vez que superamos os 26 graus, aparece o incômodo, o calor e o nervosismo com o qual fica mais complicado descansar.

Então… Com qual destas plantas você vai decorar o seu quarto?

  • Schlünzen, E. T. M., Schlünzen Junior, K., & Nascimento dos Santos, D. A. do. (2016). AMBIENTES POTENCIALIZADORES PARA A INCLUSÃO. Journal of Research in Special Educational Needs. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12138

  • Surjushe, A., Vasani, R., & Saple, D. (2008). Aloe vera: A short review. Indian Journal of Dermatology. https://doi.org/10.4103/0019-5154.44785

  • López Luengo, M. (2004). Los aceites esenciales. OFFARM. https://doi.org/10.1117/12.2179560