As infusões de ervas servem para desintoxicar o corpo?
Revisado e aprovado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández
As infusões de ervas para desintoxicar o corpo são basicamente bebidas hidratantes com propriedades diuréticas. Algumas das mais populares são o chá verde e o chá de cavalinha.
Quando consumidos com moderação juntamente com um estilo de vida saudável, podem auxiliar na ação anti-inflamatória e na eliminação de fluidos retidos, o que contribui para o alívio da sensação de peso e da inflamação. Isso é o que muitos entendem como ‘desintoxicação’.
Para que serve uma desintoxicação?
Há pessoas que consideram que devem desintoxicar o corpo de vez em quando para ter uma boa saúde. Geralmente, elas fazem isso depois de ter cometido algum tipo de excesso durante as férias: doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou, simplesmente, comidas. Também decidem se desintoxicar para melhorar as funções dos órgãos e, assim, prevenir doenças.
Simplificando o assunto, seria possível dizer que a finalidade dos planos de desintoxicação (melhorar a saúde e ganhar bem-estar) não é ruim. No entanto, está claro que os métodos propostos para fazer isso não são dos mais rigorosos e, segundo especialistas em saúde e nutrição, podem trazer diversos riscos para a saúde.
Os métodos de desintoxicação giram em torno da dieta e, especificamente, da preparação de bebidas (vitaminas, infusões, entre outras) para substituir refeições principais durante um curto período de tempo, que pode variar de uma pessoa para outra. Alguns planos são de uma semana e outros de quinze dias.
Acredita-se que, substituindo as refeições e limitando a dieta, é possível perder peso e, ao mesmo tempo, “limpar” o organismo. Então, muita gente entende que desinchando o abdômen e perdendo alguns quilos extras seria possível ser “mais saudável”. Em poucas palavras, a magreza seria sinônimo de saúde nos planos detox.
Segundo Marta García, doutora em Farmácia e nutricionista, não existe evidências científicas que indiquem que as dietas depurativas (e, consequentemente, qualquer coisa detox) cumpram as suas promessas.
No entanto, algumas receitas detox podem ser usadas para começar a abandonar os refrigerantes e as demais bebidas industrializadas, além de melhorar os hábitos alimentares pouco a pouco.
Como cuidar da saúde do fígado?
- Mantendo uma dieta equilibrada, variada e suficiente.
- Minimizando o consumo de fast food e doces.
- Eliminando o consumo de gorduras trans e saturadas.
- Consumindo uma maior quantidade de frutas e verduras diariamente.
- Deixando de consumir farinhas refinadas e substituindo-as por farinhas integrais.
E também:
- Fazendo exercício diariamente, pelo menos 30 ou 40 minutos por dia.
- Dormindo o suficiente todas as noites. No mínimo, 7 horas.
- Tentando gerenciar corretamente o estresse e a tensão emocional.
- Seguindo as recomendações do médico, especialmente se você sofre de alguma doença crônica.
Infusões para desintoxicar o corpo
As bebidas a seguir podem ajudar você a se manter hidratado, mas definitivamente não são capazes, por si só, de cuidar da saúde hepática. Nem se as consumirmos todos os dias, nem misturando-as com alimentos (como as sementes de chia, o leite de soja, entre outros).
Portanto, devemos consumi-las apenas como um complemento a mais da dieta. Nunca como tratamento nem como método para evitar as consequências derivadas dos excessos (de comida, álcool, entre outros), nem para prevenir doenças.
A única forma que permite ter uma boa saúde e bem-estar é mantendo um conjunto de bons hábitos de forma coerente. Isso significa que não devemos nos apoiar na ingestão de uma bebida ou alimento único, e sim no que comentamos anteriormente: manter uma dieta equilibrada, hidratar corretamente o organismo, abandonar o sedentarismo, etc.
Chás e infusões de ervas para desintoxicar o corpo
Segundo a corrente detox, existem vários chás e infusões de ervas para desintoxicar que ajudam o corpo a se manter em boas condições.
De acordo com os naturopatas, algumas dessas bebidas têm diversas propriedades medicinais, portanto podem ser úteis no alívio de desconfortos comuns, como sensação de peso no estômago, inchaço ou retenção de líquidos.
- Infusão de:
- Cardo mariano.
- Dente de leão.
- Cavalinha
- Água de:
- Alcachofra.
- Berinjela
- Folhas de morango
- Limão
- Chá verde e de:
- Tomilho.
- Salsinha.
Aspectos a levar em conta
- Apesar da crença de que o que é natural não oferece riscos para a saúde, a realidade é outra. As plantas e ervas podem causar interações e é preciso levar em conta que, em alguns casos, são completamente contraindicadas.
- Segundo os especialistas em saúde, não é recomendável consumir grandes quantidades de chá ou infusão, já que certos compostos podem causar reações adversas. Por isso, caso você queira beber algum deles, é imprescindível manter a moderação e evitar ingerir mais de 3 xícaras por dia.
- Lembre-se de que o consumo excessivo de água e outros líquidos pode levar a uma hidratação excessiva.
Se você decidir consumir alguma das infusões de ervas para desintoxicar o corpo, informe-se bem sobre seus componentes e assegure-se de incluí-la sempre com moderação e juntamente com um estilo de vida saudável.
Para perder peso ou alcançar qualquer outro objetivo de uma forma saudável e segura, o mais recomendável é consultar um nutricionista, além do seu médico de confiança.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zaveri, N. T. (2006). Green tea and its polyphenolic catechins: Medicinal uses in cancer and noncancer applications. In Life Sciences. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2005.12.006
- Morazzoni, P., & Bombardelli, E. (1995). Silybum marianum (Carduus marianus). Fitoterapia.
- Schütz, K., Carle, R., & Schieber, A. (2006). Taraxacum – A review on its phytochemical and pharmacological profile. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2006.07.021
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.