A teoria e a prática de hábitos saudáveis

· 16 de março de 2019
Aproveite as iniciativas locais e a prática de hábitos saudáveis para a educação infantil em nutrição, para que você possa proporcionar aos seus filhos uma experiência completa, e ajudá-los a se alimentar adequadamente.

Quando se fala de hábitos saudáveis, a teoria é delegada à sala de aula e a prática é minimizada para “evitar” os desastres na cozinha. Por isso é normal que a educação das crianças nessa questão nem sempre seja a mais completa.

Felizmente os pais não estão sozinhos na tarefa de educar seus filhos. De fato, eles podem contar com várias iniciativas para transmitir o conhecimento necessário para a vida dos pequenos. Especialmente, no que diz respeito à comida.

A seguir nos aprofundaremos no dia a dia dessa questão.

A teoria dos hábitos saudáveis

Na escola as crianças aprendem vários aspectos da nutrição através da famosa pirâmide alimentar. O objetivo é que elas aprendam a identificar os diferentes grupos, a composição dos alimentos, bem como estabelecer relações entre as combinações mais benéficas, para alcançar uma dieta balanceada.

Leia também: Aprenda a comer bem mudando hábitos

A prática de hábitos saudáveis com a pirâmide alimentar

Nesse aspecto, as atividades escolares costumam ser bem dirigidas, e suficientemente dinâmicas para manter a atenção das crianças; no entanto, muitas vezes, a informação não é realmente “digerida”, e permanece no campo da abstração. Em outras palavras, há muitas crianças que decoram a informação, mas não sabem como podem colocá-la em prática.

O ensinamento não deve ser deixado somente para a escola: você deve reforçá-la de uma maneira agradável e interessante. Para isso, não é necessário ser técnico ou estender-se demais, mas saber dizer as “palavras mágicas” para despertar o interesse das crianças.

Sua curiosidade as levará a aprender mais e comentar em família o que aprenderam. Nesse sentido, elas devem ser encorajadas a pesquisar o quanto quiserem.

A prática de hábitos saudáveis

A interação com a comida é muito importante quando se trata de colocar hábitos saudáveis ​​em prática. Precisamos garantir que as crianças possam materializar o que viram no quadro-negro, nos livros didáticos, e na mídia digital.

É claro que elas devem sempre estar acompanhadas por um adulto que as supervisiona, orienta, e auxilia no processo de manuseio.

Deve-se notar que os hábitos saudáveis ​​não se referem apenas à preparação dos alimentos, mas também à sua seleção e limpeza. Por esta razão, é necessário ensiná-las a manusear os alimentos com a higiene adequada, para evitar problemas de curto, médio, e longo prazo.

Remover a sujeira das batatas antes e depois de descascá-las, lavar as frutas antes de comê-las, e outras medidas relacionadas devem ser transmitidas de forma clara.

A Caravana da Saúde

Para transmitir a teoria às crianças e permitir que elas vivenciem a prática de hábitos saudáveis, o Carrefour decidiu promover uma iniciativa especial conhecida como ” A Caravana da Saúde “. É um evento que visitará mais de trinta cidades espanholas em três anos, para atingir 400 mil pessoas (entre elas, mais de 100 mil crianças).

O evento promoverá um programa de atividades especialmente projetado para que as crianças possam aprender e praticar hábitos saudáveis. Em suma, trata-se de proporcionar uma verdadeira experiência de aprendizado. Nela, é demonstrado que a cozinha não é apenas saudável, mas também muito divertida.

Como ressalta o chef Ferran Adrià: “Deve-se criar em todos uma cultura de saúde, comendo de maneira variada. Além disso, a cozinha é uma boa ferramenta para passar algum tempo com a família”.

Confira também: 4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade

A Caravana da Saúde para a prática de hábitos saudáveis

Por sua parte, Miguel Ángel Conesa, diretor de marketing do Carrefour da Espanha declarou o seguinte:

“No Carrefour, estamos comprometidos com iniciativas como a Caravana da Saúde, que nos permite divulgar conselhos sobre hábitos de vida saudáveis, e que a mensagem de  “tornar a culinária saudável e divertida em família” alcance toda a população espanhola”.

O que as oficinas incluem?

  • Informações sobre os diferentes grupos de alimentos.
  • Definição e prática de segurança alimentar.
  • Como conseguir alimentos seguros na cozinha da casa.
  • Técnicas para fazer receitas diferentes.

As oficinas serão ministradas por Maite Pelayo, microbiologista especializada em segurança alimentar, e porta-voz técnico do Instituto Silestone. Com esta iniciativa espera-se que as crianças consigam colocar em prática hábitos saudáveis. Que sejam, por sua vez, bons representantes para a sociedade espanhola. Certamente, seu exemplo inspirará a muito outros.