Os alimentos ajudam a diminuir a gordura localizada?

Todos nós já ouvimos dizer que comer certos alimentos pode ajudar a combater a gordura localizada. Será que isso é realmente verdadeiro? É possível reduzir a gordura em uma área específica do corpo?
Os alimentos ajudam a diminuir a gordura localizada?

Última atualização: 15 Janeiro, 2021

Nos últimos anos, cresceu o interesse das pessoas por métodos para perder “gordura localizada”. Por causa do aparecimento de produtos queimadores de gordura, dietas milagrosas e certos planos de treinamento, muitas delas passaram a acreditar que é possível reduzir especificamente a gordura que se acumula em certas partes do corpo.

Mas… isso é realmente verdadeiro? Existem alimentos que ajudam a perder gordura localizada? Responder a essas perguntas permite que você encontre maneiras eficazes de combater o acúmulo de gordura e modelar sua silhueta. Portanto, queremos abordar esse problema em mais detalhes abaixo.

Alimentos para queimar gordura localizada: o que você deve saber

A gordura localizada na barriga

Uma boa alimentação é fundamental para ter um peso saudável e equilibrado. Na verdade, uma pesquisa publicada em Journal of the American Dietetic Association concluiu que aumentar o consumo de frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura contribui para a perda e a manutenção do peso.

No entanto, em relação à dieta e à perda de peso, existem dezenas de mitos que, inclusive, colocam a saúde das pessoas em risco. Assim, por exemplo, temos a ideia de que consumir certos tipos de alimentos ajuda a perder a gordura localizada em áreas específicas do corpo, como abdômen, braços ou pernas.

No entanto, não há evidências que respaldem essa teoria e, portanto, é uma das muitas crenças que devem ser abolidas. Na verdade, as pesquisas indicam que nem mesmo com exercício físico é possível conseguir isso. Embora o treinamento físico ajude a reduzir o acúmulo de gordura, não há evidências que respaldem sua efetividade de forma localizada.

O fato de uma pessoa ter tendência a ganhar ou perder gordura em certas regiões do corpo depende muito da genética, do sexo e da idade. Por exemplo, conforme explicado em Current Opinion in Clinical Nutrition & Metabolic Care, os homens tendem a acumular gordura na região abdominal, enquanto as mulheres o fazem nas pernas e nos quadris em idade fértil.

No caso das mulheres, a partir dos 40 anos, algumas começam a ter acúmulo de gordura na região abdominal. Entretanto, como já mencionamos, é algo que pode variar de uma pessoa para outro devido aos fatores genéticos envolvidos.

Alimentos que você pode incluir em sua dieta para reduzir o acúmulo de gordura

Embora os alimentos não tenham um efeito “milagroso" sobre o acúmulo de gordura, existem alguns que, por causa de suas propriedades nutricionais, podem ajudar a reduzi-lo. Claro, isso ocorre desde que seu consumo seja acompanhado por uma rotina de exercícios e hábitos saudáveis.

Além disso, como já mencionamos, esses alimentos não produzirão uma redução da gordura localizada. O peso perdido poderá ser percebido em uma área ou outra, não em uma área específica. Inclua-os na sua dieta!

  • Laticínios com baixo teor de gordura: esse grupo inclui leite desnatado, iogurte e queijos com baixo teor de gordura, mas todos com alto teor de cálcio.
  • Cítricos: alguns cítricos, como laranjas, toranjas e limões, têm bastante vitamina C.
  • Melão: rico em potássio, permite regular os níveis de sódio e lidar com os problemas de inchaço.
  • Oleaginosas: devido ao seu alto teor de ômega 3, as oleaginosas ajudam a reduzir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, que contribui para o ganho de peso. O importante é consumi-las em doses adequadas sem abusar.
  • Amêndoas: são ricas em proteínas, cálcio, fibras e ômega 3, o que as transforma em importantes fontes de energia.
  • Aveia: possui altos níveis de fibras e proteínas, o que favorece a diminuição dos níveis de colesterol.
  • Salmão: esse alimento representa uma grande fonte de ômega 3 e possui proteínas que contribuem para a formação do colesterol bom ou HDL.
  • Azeite: esse produto é rico em gorduras insaturadas, o que beneficia o corpo. Além disso, favorece a absorção de nutrientes e diminui os níveis de colesterol.

O que mais você pode fazer?

Embora os alimentos não tenham a capacidade de diminuir a gordura localizada, uma nutrição adequada pode contribuir para a perda de peso. Portanto, além de levar em consideração o que recomendamos, procure consultar um nutricionista para obter uma dieta personalizada de acordo com as suas necessidades.

Pode interessar a você...
Exercícios para eliminar a gordura das axilas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Exercícios para eliminar a gordura das axilas

Vamos recomendar alguns exercícios eficazes para eliminar a gordura das axilas. Confira se você quiser trabalhar essa região do corpo!



  • Champagne CM, Broyles ST, Moran LD, et al. Dietary intakes associated with successful weight loss and maintenance during the Weight Loss Maintenance trial. J Am Diet Assoc. 2011;111(12):1826–1835. doi:10.1016/j.jada.2011.09.014
  • Roby, F. B. (1962). Effect of exercise on regional subcutaneous fat accumulations. Research Quarterly of the American Association for Health, Physical Education and Recreation. https://doi.org/10.1080/10671188.1962.10613202
  • Aguilar-Salinas, C. A. (2007). Mesa redonda XXV. Adiposidad abdominal como factor de riesgo para enfermedades crónicas. Salud pública de México49, 311-316.
  • Bouza, A., Bellido, D., Rodríguez, B., Pita, S., & Carreira, J. (2008). Estimacíon de la grasa abdominal visceral y subcutánea en pacientes obesos a través de ecuaciones de regressíon antropométricas. Rev Esp Obes6(3), 153-62.
  • Pérez Miguelsanz, M., Cabrera Parra, W., Varela Moreiras, G., & Garaulet, M. (2010). Distribución regional de la grasa corporal: Uso de técnicas de imagen como herramienta de diagnóstico nutricional. Nutrición Hospitalaria25(2), 207-223.
  • Blaak, E. (2001). Gender differences in fat metabolism. Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care. https://doi.org/10.1097/00075197-200111000-00006