4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade

· 17 de maio de 2018
Os bons hábitos que seguimos podem garantir uma imunidade fortalecida. Isso evitará vários resfriados ou gripes que só reduzirão ainda mais as defesas do organismo.

Você precisa aumentar a imunidade? Durante as mudanças de estação ou em períodos de gripe, é importante adquirir bons hábitos que ajudarão a subir as defesas. No entanto, recomendamos que estes hábitos sejam seguidos durante todo o ano como uma forma de prevenção.

Se incluirmos estes hábitos em nossa rotina regular, será muito mais fácil aumentar a imunidade. No entanto, se só nos cuidarmos no inverno, por exemplo, o que acontece no resto das estações? Estaremos mais expostos a possíveis doenças.

Bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade

Hoje iremos falar sobre 4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade naturalmente. Ainda que existam muitos, se você nunca adotou nenhum destes hábitos, experimentar estes quatro pode ser suficiente para começar.

Assim, saberemos se você está preparado para incluir mais alguns.

1. Mantenha uma alimentação variada e saudável

Mulher comendo salada

Um dos primeiros bons hábitos para aumentar a imunidade é, sem dúvidas, comer de maneira saudável. Fazer um plano de alimentação adequado às nossas necessidades, comer muita fruta e verdura, limitar os alimentos processados o máximo que pudermos, consumir somente água… Tudo isso nos beneficiará.

Às vezes não prestamos atenção no que comemos e não percebemos que isso faz uma grande diferença. Aquilo que ingerimos fará com que nossas defesas sejam mais ou menos fortes.

Se não consumirmos frutas ou verduras, por exemplo, faltarão vitaminas essenciais para que as defesas estejam preparadas para combater qualquer doença.

2. Faça exercícios todos os dias

Muitas pessoas se assustam ao ler que é importante fazer exercícios todos os dias. Alguns até mesmo afirmam ter lido que é recomendado descansar da atividade física alguns dias da semana. Não percebemos que existem diferentes tipos de exercícios. Graças a isso, podemos praticá-los todos os dias para não nos convertermos em pessoas sedentárias.

Alguém que vai à academia 3 dias por semana pode caminhar, praticar trilhas ou até mesmo patinar nos dias em que não tem academia. A questão está em se mover, em ativar o corpo.

  • Somente o ato de caminhar durante meia hora ou uma hora já faz uma grande diferença. Isso trará uma notável ajuda para a imunidade.

Uma vida sedentária nos torna mais expostos a contrair gripes e doenças. Ao praticar esportes não só fortalecemos nosso corpo e tonificamos nossos músculos, mas nossas defesas também tiram proveito disso. Experimente!

3. Cuide da sua mente

Mulher meditando na praia

Mesmo que você não acredite, nossa mente está muito relacionada com a nossa imunidade. Por isso, um dos bons hábitos para fortalecê-la pode ser a ioga, ir a uma praia ou tomar um tempo para praticar alguma atividade de lazer.

Muitas vezes cuidamos do corpo, mas nos esquecemos da mente.

Se observarmos um pouco as pessoas ao nosso redor, aquelas que são mais negativas, que têm uma sobrecarga de estresse ou que sempre adotam o papel de vítimas costumam ficar mais doentes. Se você quer aumentar a imunidade, cultive uma mente positiva e saudável, livre de preocupações.

4. Abandone os hábitos tóxicos

É natural mencionar os hábitos tóxicos dos quais teremos que nos desfazer, já que estamos falando de bons hábitos que ajudarão a subir as defesas.

Quais podem ser? Alguns deles seriam fumar, beber muito álcool, consumir muitos doces e pães industrializados e não dormir o suficiente. Dormir de maneira adequada fará uma grande diferença em nossas defesas.

Por isso, é importante manter uma boa higiene do sono. Como? Ir dormir na mesma hora todos os dias, dormir a quantidade de horas de que o corpo precisa, respeitar os ciclos do sono…

Isso nos fará sentir muito melhor e nossas defesas estarão muito mais preparadas para prevenir doenças.

Já colocou estes bons hábitos em prática? Quais deles está funcionando melhor? Gostaríamos de saber se existe algum outro hábito positivo que você gostaria de compartilhar conosco. Talvez beber água ao acordar ou tomar um chá com limão…

Existem muitos outros hábitos saudáveis. A questão aqui está em conseguir introduzi-los na rotina e começar a perceber os benefícios que trazem.