13 sinais do rosto que refletem doenças

Embora não façamos essa relação, muitos problemas do nosso organismo podem enviar sinais através do rosto, por isso devemos aprender a reconhecê-los para tomar medidas.
13 sinais do rosto que refletem doenças

Última atualização: 01 Dezembro, 2020

Às vezes, não é necessário expressar em palavras pelo que o corpo está passando em um determinado momento. Basta olhar no espelho e prestar atenção em alguns sinais do rosto para detectar as possíveis doenças que estamos manifestando.

Como diz o ditado, “o rosto é o reflexo da alma”. Às vezes, também reflete nossa saúde, pois passa a ser um dos melhores indicadores de que algo não está bem no corpo.

13 sinais do rosto que refletem doenças

Lembre-se de que esses sinais nem sempre refletem doenças, pois podem ser um efeito de alterações hormonais ou da falta de sono, entre outras causas. Portanto, à menor suspeita de doença grave, o ideal é consultar um médico para que o profissional possa fazer um diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.

1. Bolsas e olheiras sob os olhos

Em geral, são características adquiridas devido a problemas genéticosNo entanto, pode acontecer de surgirem da noite para o dia, fazendo com que você pareça não estar bem.

Entre suas possíveis causas, encontramos:

  • Tabagismo.
  • Má alimentação.
  • Desequilíbrio hormonal.
  • Falta de sono ou noites sem dormir.
  • Consumo abusivo de álcool.

2. Manchas ou acne na testa

Jovem com acne no rosto

De repente, surgiu uma acne leve? Pode ser resultado de certos problemas digestivos ou por causa do consumo de alimentos gordurosos. Parece haver evidências que sugerem que a integridade do trato gastrointestinal contribui para o processo de acne.

Se esse for o caso, o mais recomendável é fazer pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares. Não hesite em consultar um nutricionista para receber orientações.

3. Nariz vermelho

Se você notar seu nariz mais vermelho do que o habitual, lembre-se de que ele se conecta a vários vasos sanguíneos. Caso algum não esteja funcionando bem, sua cor tenderá a mudar automaticamente.

Vá ao médico o mais rápido possível para realizar os exames correspondentes. Pode ser uma doença que requer atenção significativa, como a rinofima, ou uma alergia, ou até um simples resfriado.

4. Pele do rosto e olhos amarelados

Nesse caso, pode ser consequência de uma disfunção hepática. A icterícia é a coloração amarelada na pele ou nos olhos devido à bilirrubina e pode ser um sinal de vários problemas de saúde.

Vá ao médico assim que possível para examinar o pâncreas, o fígado, a vesícula biliar ou a bile. Assim, será possível descartar doenças como hepatite, mononucleose, etc.

5. O aparecimento inesperado de pintas e manchas na pele

Sinais e pintas na pele

É possível que, depois de passar algumas horas expostas ao sol, sua pele gere algumas manchas. Se isso acontecer, você deve restringir a exposição ao sol e usar regularmente protetor solar na pele.

Se você notar algumas mudanças irregulares em suas pintas ou marcas de nascença com o passar dos dias, é melhor ir ao ao dermatologista para que o profissional possa examinar.

6. Erupção no rosto em forma de borboleta

Essa erupção tende a aparecer como uma mancha vermelha e mais extensa no rosto e pode aparecer devido a devido a uma doença conhecida como lúpus eritematoso sistêmico.

É importante ir ao médico para fazer exames e saber qual é o tratamento adequado, conforme o caso.

7. Descamação da pele ao redor da boca e do nariz

Esses sinais alertam para uma falta de vitaminas como a A, B, C ou E. Pode haver queda de cabelo considerável, fragilidade das unhas e fraqueza generalizada no resto do corpo.

Peça conselho a um nutricionista e comece reajustando sua dieta, adicionando alimentos com as vitaminas deficientes. Esses déficits, em longo prazo, podem ser muito prejudiciais à saúde.

8. Erupção cutânea na área do triângulo nasolabial

Erupção nos lábios

Você notou alguma erupção em seu rosto? Se ocorrem em locais muito específicos, como os lábios ou nariz, isso indica que você provavelmente sofre de herpes.

Não há nada para se preocupar, pois geralmente se cura por conta própria. No entanto, aplicar uma pomada farmacêutica não é uma má ideia.

9. Rachaduras nos lábios

Se você tiver rachaduras e ressecamento excessivo nos lábios, é muito importante consumir muita água. Além disso, os hidratantes labiais também podem ser uma boa solução.

Em geral, pode ser devido a falta de hidratação, exposição ao sol ou alergias. No entanto, é importante prestar atenção.

10. Pelos faciais excessivos

Esse é outro dos traços adquiridos por herança familiar. No entanto, isso não exclui a hipótese de que possa ser uma alteração hormonal causada pela síndrome do ovário policístico (SOP).

Se for o caso, vá ao ginecologista para receber um tratamento adequado. O profissional vai determinar a causa do problema.

11. Hiperpigmentação no rosto

Hiperpigmentação: sinais do rosto que refletem doenças

Esse sinal tende a se manifestar durante o estágio de gravidez de muitas mulheres. Aparece como uma espécie de mancha na região das bochechas ou do septo nasal.

É reconhecido como um tipo de hiperpigmentação chamado de melasma. É aconselhável consultar um médico, principalmente se seu aparecimento não estiver relacionado à gravidez.

12. Sobrancelhas e cílios finos

Sem recorrer a qualquer cirurgia ou tratamento, você reparou subitamente que suas sobrancelhas ou seus cílios ficaram mais finos e com menos volume.

Preste atenção, já que você pode estar sofrendo de problemas na tireoide. Na medida do possível, é conveniente fazer exames de sangue e ir ao médico.

13. Acne e erupção no queixo

O queixo está diretamente associado aos hormônios. Assim, entre os fatores que podem favorecer o aparecimento de acne ou erupção cutânea encontramos:

  • Estresse.
  • Falta de sono.
  • Desequilíbrio hormonal.

O que fazer se algum desses sinais aparecer no seu rosto?

Na maioria dos casos, não será muito importante. No entanto, é recomendável consultar um médico e fazer exames frequentes para descartar problemas mais graves.

Às vezes, pode ser devido a momentos de estresse, desequilíbrios hormonais ou até falta de sono. Tente comer de forma mais saudável. Adicione vegetais às suas refeições diárias e verifique os seus hábitos. Você vai notar a diferença.

Pode interessar a você...
Como tratar a secura da pele completamente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como tratar a secura da pele completamente

A pele precisa de cuidados como qualquer órgão em nosso corpo. Manter uma rotina diária de hidratação ajudará a prevenir e tratar a secura da pele....



  • Tan, J. K. L., & Bhate, K. (2015). A global perspective on the epidemiology of acne. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/bjd.13462
  • Arduino, P. G., & Porter, S. R. (2008). Herpes Simplex Virus Type 1 infection: Overview on relevant clinico-pathological features. Journal of Oral Pathology and Medicine. https://doi.org/10.1111/j.1600-0714.2007.00586.x
  • Nygaard, B. (2015). Primary hypothyroidism. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/S0015-1882(09)70095-3
  • Liu, A., Al-Lami, A., & Kapoor, K. (2019). Rhinophyma: when Red Nose Day is no laughing matter. The British journal of general practice : the journal of the Royal College of General Practitioners, 69(680), 137. https://doi.org/10.3399/bjgp19X701585
  • Sarkar, R., Ranjan, R., Garg, S., Garg, V. K., Sonthalia, S., & Bansal, S. (2016). Periorbital Hyperpigmentation: A Comprehensive Review. The Journal of clinical and aesthetic dermatology, 9(1), 49–55
  • Bowe, W. P., & Logan, A. C. (2011). Acne vulgaris, probiotics and the gut-brain-skin axis – back to the future?. Gut pathogens, 3(1), 1. https://doi.org/10.1186/1757-4749-3-1
  • Gondal B, Aronsohn A. A Systematic Approach to Patients with Jaundice. Semin Intervent Radiol. 2016;33(4):253-258. doi:10.1055/s-0036-1592331