Melhor Com Saúde
 

Remédios naturais para a acne (peito, ombros e costas)

Nem todas as peles são iguais e, portanto, não podem ser tratadas da mesma maneira. Esse é o principal aspecto a ser levado em consideração ao experimentar qualquer remédio caseiro.

Remédios naturais para a acne (peito, ombros e costas)

Última atualização: 28 Setembro, 2020

A acne corporal, ou seja, aquela que pode aparecer nas costas, nos ombros e no peito, é quase tão comum quanto a acne facial. Embora existam tratamentos muito semelhantes para ambas, cada uma apresenta suas particularidades. Afinal de contas, a pele do rosto é menos grossa que a do resto do corpo.

Além dos tratamentos dermatológicos, existem vários remédios. Contudo, é importante esclarecer que – embora pareçam uma opção rápida, fácil e confortável – esses remédios também possuem suas “letras miúdas”. Portanto, antes de experimentá-los, é aconselhável consultar um dermatologista.

Somente com a autorização do profissional é possível proceder com a aplicação de um remédio com maior segurança. Por outro lado, se o fizermos por conta própria, sem muita informação, corremos o risco de sofrer uma reação adversa e, assim, acabar agravando o problema.

A acne é uma doença de pele comum que causa espinhas e outras anormalidades na face e na parte superior do tronco.
Dra. Jonette E. Keri

Causas da acne corporal

Por que surgem espinhas nas costas, nos ombros, no peito ou, inclusive, nas três áreas simultaneamente? Em geral, isso ocorre porque os poros se dilatam (devido ao calor) e a sujeira penetra neles. Essa sujeira pode ser desde o próprio suor até partículas poluentes do exterior. É claro que piora se tocarmos a pele com as mãos sujas.

Leia também: 8 conselhos para fechar os poros dilatados da pele

Causas da acne corporal

Remédios para a acne corporal

Embora ainda haja muito a ser investigado quanto à eficácia desses remédios, há quem acredite que alguns deles podem ser úteis no alívio da acne corporal.

Como nem todas as peles são iguais ou podem ser tratadas da mesma forma, é sempre recomendável consultar um dermatologista e seguir suas orientações. Os remédios caseiros, embora sejam populares, podem ser contraproducentes e, em vez de ajudar a resolver o problema, podem piorá-lo. Vejamos a seguir alguns dos mais comentados.

1. Esfoliação com açúcar e aveia

Antes de realizar qualquer tipo de esfoliação, consulte seu médico. Cada pele é diferente e precisa de cuidados específicos. Depois de obter sua aprovação, você pode realizar esse tratamento.

Procure focar nas áreas mais vulneráveis a impurezas. Nesse caso, a aveia tem propriedades anti-inflamatórias – assim como afirma esse estudo da Fundação Espanhola de Nutrição -, e o açúcar, por sua vez, é cicatrizante – segundo essa pesquisa do Hospital Militar Central “Dr. Luis Díaz Soto.

Ingredientes

  • 2 punhados de açúcar.
  • Água (a quantidade necessária).
  • 1 punhado de farelo de aveia.

Modo de preparo

  • Faça uma pasta com os ingredientes e espalhe nas costas, nos ombros, nos braços e no peito fazendo movimentos circulares.
  • Esfregue várias vezes com cuidado e deixe descansar 5 minutos antes de retirar com água morna.

É preciso ter o hábito de esfoliar a pele uma vez por semana se você quiser se livrar das espinhas

2. Máscaras com mel e vinagre

É semelhante à receita anterior quanto ao preparo e à aplicação. Além disso, você também deve consultar um especialista antes de usá-la.

O mel tem propriedades curativas muito benéficas, de acordo com esse estudo da Universidade de La Frontera (Chile). Da mesma forma, o vinagre age como um anti-inflamatório natural, como sugere essa pesquisa do Malaysian Agricultural Research and Development Institute.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel (20 g)
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra de maçã (20 ml)

Preparo

  • Misture bem ambos os ingredientes e faça uma pasta. (Se necessário, adicione mais de um ou de outro componente para que a mistura não fique muito líquida nem espessa).
  • Aplique na área afetada fazendo uma esfoliação profunda.
  • Deixe agir por 15 minutos e retire com água morna.

3. Máscara com limão, aloe vera e açúcar

O aloe vera e o limão são considerados benéficos porque fornecem antioxidantes, enquanto o açúcar seria bom porque ajudaria a remover a sujeira e as células mortas da pele.

Ingredientes

  • Suco de 1 limão
  • Polpa de um talo de aloe vera
  • 1 colher de sopa de açúcar (20 g)

Modo de preparo

  • Corte um talo de aloe vera (é recomendável que você sempre tenha um em casa) e abra-o para retirar seu gel.
  • Coloque em um recipiente junto com o açúcar e misture bem.
  • Esprema o limão e coloque o suco na mistura anterior.
  • Mexa até obter uma pasta homogênea que possa ser utilizada para a aplicação.

Modo de aplicação

  • Lave e seque (dando pequenas batidinhas com a toalha) a região com acne a ser tratada.
  • Aplique a máscara com movimentos circulares. A massagem deve ser feita durante 3 minutos.
  • Deixe secar e após 20 minutos enxágue com água morna.

Nota importante: acredita-se que a combinação de aloe vera, limão e açúcar pode ser benéfica para “limpar” a pele e, assim, combater à acne. Contudo, antes de experimentar esse remédio, o ideal é consultar seu dermatologista, pois esses três ingredientes não são inócuos e, se usados ​​indiscriminadamente, podem causar reações adversas.

Leia também: Usos do bicarbonato de sódio para a nossa pele e cabelo

 

Dicas para evitar a acne corporal

Dicas para evitar a acne corporal

Tanto para evitar como para tratar a acne corporal, o mais indicado é consultar um dermatologista e seguir suas orientações, pois o profissional vai recomendar o que é mais adequado para o seu tipo de pele e por quê. Portanto, as seguintes diretrizes são apenas para orientação.

1. Use sabonete neutro

O sabão neutro é aquele de cor branca que não tem perfume. Também podem ser úteis aqueles vendidos em lojas e que são específicos para espinhas.

2. Deixe as costas descobertas

A roupa é uma das causas das espinhas. Portanto, em dias quentes não hesite em usar regatas, tops, biquínis ou roupas que deixem as costas em contato com o sol e o ar. Não se esqueça de passar protetor solar para não se queimar.

3. Aplique óleo de árvore do chá

É comum ouvir que o óleo de árvore do chá (diluído previamente em água) contribui para ter uma pele saudável quando é propensa à acne. Contudo, ao utilizá-lo, é preciso ter muita atenção às suas contraindicações, pois seu uso indevido pode causar reações adversas.

A se considerar

Os remédios naturais podem parecer uma opção válida em primeira instância, mas é preciso ter cuidado com eles e se informar bem sobre sua composição e seus possíveis efeitos adversos. Muitos deles podem servir como porta de entrada para o organismo de uma infecção maior quando há feridas abertas.

Mais uma vez, lembre-se de sempre consultar seu médico ou dermatologista de confiança antes de tentar qualquer remédio. E, se você tiver alguma outra preocupação sobre como cuidar da sua pele, converse sobre isso. Não fique com dúvidas!

Dieta para controlar a acne: que alimentos devo evitar?

Dieta para controlar a acne: que alimentos devo evitar?

A dieta para controlar a acne tornou-se uma das medidas essenciais para reduzir o aparecimento destas imperfeições. Confira tudo a respeito!



  • Ordoñez-Gómez, E.S.,Reátegi- Díaz, D.,Villanueva-Tiburcio, J.E. (2018). Polifenoles totales y capacidad antioxidante en cáscara y hojas de doce cítricos. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-99172018000100012
  • Ruíz-Martínez, María Adolfina.,Morales Hernández, María Encarnación. (2015). Aproximación al tratamiento del envejecimiento cutáneo.http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2340-98942015000400001
  • VV.AA. (2015). Efectos secundarios de la aplicación tópica de un aceite de esencial. Dermatitis alérgica de contacto a aceite de árbol de té.http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272015000100023
  • Fundación Española de Nutrición. https://www.fen.org.es/storage/app/media/PUBLICACIONES%202017/INFORME%20AVENA_FEN_v2_2017__AvenaFEN2017_ok%201.pdf
  • VV.AA.(2013). Importancia de la sacaras para la cicatrización de heridas infectadas.http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0138-65572013000100007
  • VV.AA. (2017).Anti-obesity and anti-inflammatory effects of synthetic acetic acid vinegar and Nipa vinegar on high-fat-diet-induced obese mice.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5532206/