Remédios naturais para a acne no peito, nos ombros e nas costas

22 de junho de 2016
A higiene e a esfoliação são fundamentais para limpar a pele e evitar o acúmulo de células mortas e sujeira. Assim, evitamos que os poros sejam obstruídos.

A acne nas costas, nos ombros e no peito é quase tão comum quanto a acne facial. Embora existam tratamentos muito semelhantes para ambos, é aconselhável consultar um dermatologista antes de aplicar qualquer tipo de remédio natural.

Quando as espinhas deixam de aparecer de maneira pontual e isolada, é possível que se trate de um caso de acne corporal. A seguir, apresentamos alguns remédios caseiros que podem ajudá-lo a tratá-la, desde que seu médico autorize seu uso.

Causas da acne corporal

Por que surgem espinhas nas costas, nos ombros, no peito ou, inclusive, nas três áreas simultaneamente? Em geral, isso ocorre porque os poros se dilatam (devido ao calor) e a sujeira penetra neles. Essa sujeira pode ser desde o próprio suor até a poluição da rua, etc. É claro que isso piora se tocamos a pele com as mãos sujas.

Leia também: 8 conselhos para fechar os poros dilatados da pele

Causas da acne corporal

Remédios naturais para a acne corporal

1. Esfoliação com açúcar e aveia

É preciso ter o hábito de esfoliar a pele uma vez por semana se você quiser se livrar das espinhas. Procure focar nas áreas mais vulneráveis à impurezas. Neste caso, a aveia tem propriedades anti-inflamatórias, ideal para o incômodo causado pelas espinhas, e o açúcar, por sua vez, é cicatrizante.

Ingredientes

  • 2 punhados de açúcar
  • Água (a quantidade necessária)
  • 1 punhado de farelo de aveia

Modo de preparo

  • Faça uma pasta com os ingredientes e espalhe nas costas, nos ombros, nos braços e no peito fazendo movimentos circulares.
  • Esfregue várias vezes com cuidado e deixe repousar 5 minutos antes de retirar com água morna.
É preciso ter o hábito de esfoliar a pele uma vez por semana se você quiser se livrar das espinhas

2. Máscaras com mel e vinagre

É semelhante à receita anterior quanto ao preparo e à aplicação. É melhor que o mel seja açucarado (você pode colocá-lo na geladeira se o que tiver em casa for muito líquido).

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de mel (20 g)
  • Uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã (20 ml)

Preparo

  • Misture bem ambos os ingredientes e faça uma pasta. (Se necessário, adicione mais de um ou de outro componente para que a mistura não fique muito líquida nem espessa).
  • Aplique na área afetada fazendo uma esfoliação profunda.
  • Deixe agir por 15 minutos e retire com água morna.

Outra forma de aproveitar os benefícios desses alimentos é preparando um chá desintoxicante. Como? Colocando-os em uma xícara com água fervendo. Beba em jejum durante uma semana seguida. Descanse 7 dias e volte a beber.

3. Máscara com bicarbonato, limão, aloe vera e açúcar

O bicarbonato e o açúcar atuam como esfoliantes. O limão é antioxidante e o aloe vera suaviza. Você pode imaginar o que todos esses ingredientes juntos podem fazer por nós? Travar uma verdadeira batalha contra a acne nas costas, nos ombros e no peito.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Corte um talo de aloe vera (é recomendável que você sempre tenha um em casa) e abra-o para retirar seu gel.
  • Coloque em um recipiente junto com o bicarbonato e o açúcar e misture bem.
  • Esprema o limão e coloque o suco na mistura anterior.
  • Mexa até obter uma pasta homogênea.

Modo de aplicação

  • Lave e seque (dando pequenas batidinhas com a toalha) a região com acne a ser tratada.
  • Aplique a máscara com movimentos circulares. A massagem deve ser feita durante 3 minutos.
  • Deixe secar e após 20 minutos enxágue com água morna.

Leia também: Usos do bicarbonato de sódio para a nossa pele e cabelo

 

Dicas para evitar a acne corporal

Dicas para evitar a acne corporal

1. Use sabonete neutro

O sabão neutro é aquele de cor branca que não tem perfume. Também podem ser úteis os vendidos nas lojas que são específicos para espinhas.

2. Deixe as costas descobertas

A roupa é uma das causas das espinhas. Portanto, em dias quentes não hesite em usar regatas, tops, biquínis ou roupas que deixem as costas em contato com o sol e o ar. Não se esqueça de passar protetor solar para não se queimar.

3. Limpe com limão

Todas as noite, antes de ir dormir, passe uma rodela de limão na região afetada pela acne. A vitamina C estimula a produção de colágeno, por isso sua função é mais que perfeita. Faça isso sempre a noite, porque o limão, cítrico e ácido, ao entrar em contato com o sol, mancha a pele.

4. Aplique óleo de árvore do chá

Se não quiser ficar com o cheiro do limão, o óleo de árvore do chá pode ajudar. Mas antes procure se certificar de que você não tem nenhum tipo de alergia relacionada ao óleo ou poderá sofrer uma reação. Coloque algumas gotas em um pedaço de algodão e aplique nas regiões afetadas. Não esfregue a região para evitar uma infecção ou reação.

Algo a considerar

Os remédios naturais são uma opção, mas é preciso ter cuidado com eles, pois podem servir como porta de entrada para o organismo de uma infecção maior quando há feridas abertas, causando complicações para os pacientes.