Usos do bicarbonato de sódio para a nossa pele e cabelo

· 17 de abril de 2015
O bicarbonato de sódio é um dos melhores esfoliantes. Você pode misturá-lo com água para eliminar as células mortas, ou com mel para fazer com que as mãos fiquem suaves e hidratadas.

O bicarbonato de sódio é um produto muito econômico que se tornou famoso devido aos seus usos medicinais e na gastronomia. O que muitos ainda não sabem é que este produto tão fácil de conseguir no mercado também é um dos melhores aliados da beleza da pele e do cabelo. Aprenda neste artigo alguns usos do bicarbonato de sódio para a nossa pele e cabelo.

As rotinas de beleza caseiras podem nos ajudar a ver a diferença todos os dias tanto na nossa pele quanto no cabelo.

Não é preciso gastar grandes quantias de dinheiro em tratamentos caros feitos no salão de beleza, pois com um produto tão econômico quanto o bicarbonato de sódio, podemos manter a pele radiante e o cabelo saudável.

Se você ainda não sabe como pode utilizar o bicarbonato de sódio na sua pele e no seu cabelo, não perca as dicas que daremos a seguir.

Descubra: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Esfoliante natural

O bicarbonato de sódio tem propriedades que atuam como um esfoliante natural capaz de eliminar as células mortas que podem afetar a saúde da pele.

A única coisa a fazer é misturar três partes de bicarbonato com uma parte de água e esfregar suavemente a pele com a mistura para eliminar as células mortas. Como resultado, você irá obter uma pele suave, fresca e mais clara.

Mãos de seda

maos

A pele das mãos pode ser maltratada pelo contato que ela tem frequentemente com diferentes produtos químicos e outros agentes que contaminam o meio ambiente.

Para suavizar a pele das suas mãos e eliminar as células mortas, você simplesmente deve preparar uma pasta com um pouco de bicarbonato e uma colher de mel, e esfregá-la suavemente nas mãos, incluindo nas unhas.

Desodorante natural

O bicarbonato de sódio é um potente neutralizador que ajuda a combater os odores incômodos da transpiração. Para usá-lo, basta misturar meio copo de bicarbonato em uma banheira com água quente, e utilizar a mistura durante o banho.

Usos do bicarbonato de sódio para combater a acne

acne

A acne é um dos problemas que mais afetam a nossa beleza e a nossa autoestima. Para combatê-la, você deve fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de limão e aplicá-la diretamente na zona afetada.

Este tratamento deve ser realizado à noite, já que a mistura pode causar manchas se a pele for exposta ao sol.

Usos do bicarbonato de sódio para eliminar os cravos

O bicarbonato de sódio é um produto muito eficaz para eliminar os cravos que costumam aparecer com frequência na zona T do rosto, já que a sua textura áspera ajuda a limpar profundamente os poros obstruídos.

Para fazer isso, basta misturar uma colher de bicarbonato de sódio com um pouco de leite e aplicar a mistura na zona afetada. Deixe agir durante 15 minutos e enxágue com água morna.

Leia também: Dieta para controlar a acne: que alimentos devo evitar?

Usos do bicarbonato de sódio para eliminar o excesso de oleosidade do cabelo

Um cabelo oleoso costuma aparentar como se estivesse sujo o tempo todo. Além disso, ele é mais difícil de manusear e sua aparência é desagradável devido ao excesso de óleo.

Para eliminar este excesso de oleosidade do cabelo e do couro cabeludo, você pode utilizar as propriedades do bicarbonato de sódio, que ajudarão a limpar e manter o cabelo mais fresco.

Para obter este resultado, basta misturar uma colher pequena de bicarbonato de sódio com o seu xampu de uso regular e utilizá-lo normalmente, mas deixando agir durante alguns minutos adicionais.

Enxágue com água fria e lembre-se de aplicá-lo frequentemente para que seja mais eficaz.

Usos do bicarbonato de sódio para um cabelo limpo e brilhante

usos do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio e o vinagre são dois bons aliados para limpar o cabelo de forma natural e mantê-lo saudável ao longo do tempo.

O bicarbonato ajuda a limpar profundamente o cabelo para eliminar o excesso de oleosidade e as impurezas. Já o vinagre, por outro lado, é ideal para restabelecer o manto ácido do cabelo e, além disso, também proporciona brilho, suavidade e facilidade para desembaraçar.

Como prepará-lo?

Para aplicar este remédio natural, você deve diluir uma colher pequena de bicarbonato de sódio em 5 colheres de água, e passar a mistura por todo o couro cabeludo.

Posteriormente, você deve diluir uma colher de vinagre de maçã em um copo de água e aplicar a mistura da raiz até as pontas do cabelo.

Aplique este tratamento durante uma semana. Depois disso, descanse durante alguns dias e volte a utilizá-lo.

Possivelmente, você irá notar algumas mudanças comuns do processo de desintoxicação do cabelo, já que este tratamento é ideal para restaurá-lo e eliminar todos os resíduos que podem afetar a sua beleza.