Cuide da pele por meio da alimentação

9 de setembro de 2013
Para ter uma pele bonita e saudável, são necessários cuidados internos e externos. Sua alimentação é refletida em sua pele.

Alguns alimentos podem ser extremamente saudáveis para os cuidados com a pele; devido à concentração de vitaminas e minerais que eles contêm, podem tratar problemas de pele, tanto interna como externamente.

Cuidados com a pele: tratamento externo

Mel

O mel é um ingrediente útil quando o assunto é beleza, mantém a pele bonita e saudável, e é adequado para tratar problemas de pele, tais como manchas e rugas.

Limpeza à base de mel

Para realizar esta limpeza são necessários os seguintes ingredientes:

– 75 ml. de mel

– 75 ml. de sabão líquido suave

– 150 ml. de água

Esta mistura pode ser usada para limpar o rosto e o corpo diariamente, e elimina as impurezas de maneira eficaz.

Máscara facial de mel

Aplique mel puro no rosto e deixe atuar por 10 a 15 minutos; isso ajudará a clarear a pele e evitará o ressecamento. Pode ser aplicada duas vezes por semana.

Abacate

Abacates são ricos em vitaminas, como a vitamina A e as do complexo B. Além de minerais, contêm proteínas e óleos naturais que ajudam a equilibrar a umidade da pele e a mantê-la jovem e suave.

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Abacate

Máscara de abacate

Amasse ¼ da polpa do abacate até que se forme um creme espesso e aplique-o sobre o rosto; deixando atuar de 15 a 20 minutos. Enxágue com água morna para conseguir um efeito flexível e suave em sua pele.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã elimina as células mortas da pele, a sujeira e a gordura, e devido ao seu alto teor de potássio, ajuda a eliminar bactérias.

Também ameniza coceiras na pele, eczemas e inflamações causadas por picadas de insetos; para utilizar o vinagre é necessário adicionar 5 xícaras de vinagre de maçã em um recipiente no qual seja possível banhar-se. Você deverá fazê-lo durante 15 minutos para aliviar irritações e curar a pele.

Cuidados com a pele: tratamento interno

Igualmente, é importante cuidar da pele internamente, incorporando alguns alimentos a sua dieta, que sejam ricos em ômega-3 e vitaminas, que ajudarão a manter a pele saudável e bem hidratada, além de atuar contra bactérias.

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tabela

Vitaminas para uma pele saudável

As vitaminas necessárias para manter a pele saudável são a vitamina A, que ajuda a reparar danos corriqueiros e diários da pele; vitaminas do complexo B, que entre outras propriedades protegem contra a aspereza e coceiras; a vitamina C, que colabora na produção de colágeno e reduz as linhas de expressão, e a vitamina E que ajuda a hidratar a pele, aumentando sua suavidade.

Além disso, os cuidados com a pele incluem consumir diariamente pelo menos oito copos de água, para manter a hidratação e a flexibilidade da mesma.

Imagem oferecida por Anna Langova

Clark, A., & Hessler, J. L. (2015). Skin Care. Facial Plastic Surgery Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.fsc.2015.04.002