Cuide da pele por meio da alimentação
Alguns alimentos podem ser extremamente saudáveis para os cuidados com a pele; devido à concentração de vitaminas e minerais que eles contêm, podem tratar problemas de pele, tanto interna como externamente.
Cuidados com a pele: tratamento externo
Mel
O mel é um ingrediente útil quando o assunto é beleza, mantém a pele bonita e saudável, e é adequado para tratar problemas de pele, tais como manchas e rugas.
Limpeza à base de mel
Para realizar esta limpeza são necessários os seguintes ingredientes:
– 75 ml. de mel
– 75 ml. de sabão líquido suave
– 150 ml. de água
Esta mistura pode ser usada para limpar o rosto e o corpo diariamente, e elimina as impurezas de maneira eficaz.
Máscara facial de mel
Aplique mel puro no rosto e deixe atuar por 10 a 15 minutos; isso ajudará a clarear a pele e evitará o ressecamento. Pode ser aplicada duas vezes por semana.
Abacate
Abacates são ricos em vitaminas, como a vitamina A e as do complexo B. Além de minerais, contêm proteínas e óleos naturais que ajudam a equilibrar a umidade da pele e a mantê-la jovem e suave.
Leia também: Prove esta receita de brownies de abacate!
Máscara de abacate
Amasse ¼ da polpa do abacate até que se forme um creme espesso e aplique-o sobre o rosto; deixando atuar de 15 a 20 minutos. Enxágue com água morna para conseguir um efeito flexível e suave em sua pele.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã elimina as células mortas da pele, a sujeira e a gordura, e devido ao seu alto teor de potássio, ajuda a eliminar bactérias.
Também ameniza coceiras na pele, eczemas e inflamações causadas por picadas de insetos; para utilizar o vinagre é necessário adicionar 5 xícaras de vinagre de maçã em um recipiente no qual seja possível banhar-se. Você deverá fazê-lo durante 15 minutos para aliviar irritações e curar a pele.
Cuidados com a pele: tratamento interno
Igualmente, é importante cuidar da pele internamente, incorporando alguns alimentos a sua dieta, que sejam ricos em ômega-3 e vitaminas, que ajudarão a manter a pele saudável e bem hidratada, além de atuar contra bactérias.
Recomendamos: Ômega 3, por que é tão importante?
Vitaminas para uma pele saudável
As vitaminas necessárias para manter a pele saudável são a vitamina A, que ajuda a reparar danos corriqueiros e diários da pele; vitaminas do complexo B, que entre outras propriedades protegem contra a aspereza e coceiras; a vitamina C, que colabora na produção de colágeno e reduz as linhas de expressão, e a vitamina E que ajuda a hidratar a pele, aumentando sua suavidade.
Além disso, os cuidados com a pele incluem consumir diariamente pelo menos oito copos de água, para manter a hidratação e a flexibilidade da mesma.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Repositorio Institucional ARAMARA.”La miel de abeja y su importancia”(2010). Revista Fuente: http://aramara.uan.mx:8080/handle/123456789/437
- Pablo Saz- Peiró. “Miel como medicina” (2019) Revista Naturista: file:///C:/Users/pc/Downloads/Dialnet-MielComoMedicina-6761084.pdf
- José Antonio Pérez Sánchez. Clinical Case: Application of honey for the treatment of ulcers based on scientific literature”(2013). Revista Científica Hygia de Enfermeria: http://www.colegioenfermeriasevilla.es/Publicaciones/Hygia/Hygia83.pdf#page=48
- Gutiérrez SC, Castañón GC, Güitrón SA & Vega MJA. “Modelo para la valoración cuantitativa de la cicatrización. Estudio piloto con miel de abeja” (2005) Revista Cirujano General: https://medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=4746
-
Monsalve Valderrama, Caren Yiset, Ramos Garcia & Yudy Lorena. “Estudio de pre-factibilidad en la cadena productiva del aguacate para aprovechamiento de residuos del fruto en la industria cosmética” (2019) Universidad Agustiana: http://repositorio.uniagustiniana.edu.co/handle/123456789/906
- María Sánchez Cueto & Aránzazu Zarzuelo Castañeda. “Diseño y evaluación de cosméticos con vinagre y extracto de manzana” (2019). Revista Farmajournal: https://revistas.usal.es/index.php/2445-1355/article/view/19988