Banho frio: vantagens e desvantagens

· 7 de novembro de 2014
Além de nos permitir ter uma pele mais firme e jovem, a água fria nos ajuda a combater a depressão e a ativar nossas funções cerebrais.

Há quem aconselhe a tomar banho frio, mesmo no inverno, porque é benéfico para a saúde. Porém, antes devemos ter em mente algumas “contra-indicações” dessa prática antes de decidir adotá-la ou não.

Se você está se perguntando que benefícios você pode ter em tomar banho frio, continue lendo. Aqui tentamos resolver suas dúvidas sobre esta questão.

Benefícios da água fria para a nossa saúde

água é fonte de vida e está presente em grande porcentagem em nosso corpo. Os especialistas nos aconselham a beber dois litros por dia para nos mantermos hidratados, por ter benefícios não só internos, como também externos.

No entanto, em muito poucas ocasiões usamos água fria para nos limpar, mesmo no verão. Além disso, escolhemos tomar banho com água muito quente no inverno e morna nos meses quentes.

Não é a toa que os SPAs e centros de beleza utilizam uma técnica para ativar a circulação sanguínea que envolve água fria. Isso se deve ao fato de que a água fria permite melhorar a irrigação das células do corpo e melhorar a estética da pele em geral.

Por que um banho frio?

Benefícios do banho frio para a nossa saúde

A água fria é boa para esticar a pele. Além disso, tem um efeito esfoliante para eliminar células e pele morta.

Também ajuda a aliviar as tensões dos músculos (muitos consideram que não é mais a água quente) e a reconstituí-los. Portanto, depois de fazer exercício, aconselha-se uma boa ducha fria para que os músculos “retornem ao seu estado habitual”.

Leia também: 7 relaxantes musculares naturais

A água fria, inclusive, é boa para o couro cabeludo, pois melhora o estado geral do cabelo, dá mais brilho e mais força. Se você não se anima a tomar banho frio, pelo menos, tente dar o último enxágue do cabelo sem ser com água quente.

E, se isso não bastasse, pode ajudar a prevenir a calvície e a eliminar a caspa de maneira natural. A água quente abre os poros do cabelo e faz com que mais gordura seja produzida. Se você quiser cabelos secos, use água fria.

Mais benefícios de tomar banho frio

Benefícios de tomar banho frio

O banho frios estimula a formação de glóbulos vermelhos e melhora a predisposição das defesas contra os ataques de bactérias e vírus. Desta forma, você poderá evitar gripes e resfriados. Também tem efeitos benéficos no caso de inflamação nos órgãos sexuais ou doenças de pele.

Como se tudo isso não bastasse, as qualidades depurativas do corpo aumentam. As baixas temperaturas da água têm um efeito diurético e evitam o acúmulo de líquidos e nódulos de gordura. E, se suas pernas estiverem cansadas, a água fria ajudará a contrair a inflamação das veias e a reativar a circulação

No caso dos homens, os que se acostumam a tomar banho frio aumentam sua secreção de testosterona e melhoram a qualidade do esperma.

Por outro lado, tomar banho frio nos mantém alertas, serve para nos limpar pela manhã, reconstitui o organismo, mantém a mente limpa e tira o sono. Também é recomendado antes de meditar porque a mente ficará mais controlável e serena.

Vantagens dos banhos frios: resumo

Vantagens dos banhos frios

De maneira resumida, essas são as vantagens para o corpo de tomar banho frio:

  • Estimula o sistema imunológico, coloca os mecanismos de defesa em alerta.
  • Estimula os órgãos internos, promove a boa circulação sanguínea e permite que o oxigênio seja “distribuído” de forma mais eficiente no corpo.
  • Torna a pele mais firme, jovem e saudável; acalma a pele de eczemas, coceira e urticária.
  • Ajuda a despertar e a colocar o organismo em alerta.
  • Causa contração vascular, ajudando a curar ou evitar varizes.
  • Ajuda a eliminar toxinas através dos poros.
  • Dá brilho e saúde ao cabelo e previne a calvície e a caspa.

Desvantagens de tomar banho frio

Em relação aos possíveis efeitos colaterais de tomar banho frio, não existem muitos. É contra-indicado para pessoas que sofrem de hipertireoidismo, que geralmente são mais friorentas que as outras.

Os que sofrem de problemas cardíacos também não devem adotar essa prática. Nem os que têm problemas de insônia ou para conciliar o sono, porque estimula o sistema nervoso, ao contrário dos chuveiros quentes, que relaxam.

Recomendamos a leitura deste artigo: Vença a insônia com estes 5 conselhos

Dicas para tomar banho frio

Dicas para tomar banho frio

É aconselhável evitar mudar para o banho frio de maneira abrupta, porque pode causar um estresse muito forte ao corpo e desarmonizar os ritmos cardíacos. Também não beneficiaria os pulmões. A utilização ou as mudanças de temperatura da água devem ser graduais.

Você deve começar com um banho de água morna e ir diminuindo gradualmente a temperatura, primeiro quente e depois frio. No verão ou na primavera, será mais fácil do que no inverno ou outono, portanto, quando está frio, o melhor é que a água não esteja muito quente ou alternar um dia com cada temperatura.

No caso das crianças, você deve dar atenção especial à temperatura da água e baixá-la bem lentamente. Não há contra-indicações para a idade, e os adultos mais velhos também podem segui-lo, sempre levando em conta os benefícios e as precauções.