8 conselhos para fechar os poros dilatados da pele

Manter uma correta rotina de limpeza e usar produtos esfoliantes pode ajudar a eliminar o excesso de gordura e células mortas para fechar os poros dilatados.
8 conselhos para fechar os poros dilatados da pele

Última atualização: 24 Fevereiro, 2021

Devido a questões de estética e autoestima, muitas pessoas têm buscado métodos para fechar os poros dilatados da pele. Ainda que em geral seja um problema inofensivo, sua presença pode indicar desequilíbrios nas glândulas sebáceas e alterações hormonais.

Habitualmente, encontram-se na chamada zona “T" do rosto, que corresponde a testa, nariz e queixo. No entanto, também podem ser notados nas bochechas e em outras áreas da pele. Sua principal consequência são as espinhas de acne e os cravos.

Além disso, dado que são acompanhados pela produção excessiva de gordurafazem com que a pele pareça brilhante e suja. Felizmente, existem várias recomendações e remédios que podem minimizá-los para dar à pele um aspecto mais fresco e renovado. Você sofre com esse problema?

1. Utilizar produtos adequados

Uma limpeza profunda, feita por um profissional, pode ajudar muito na redução das imperfeições. Contudo, depois de feito isso, é conveniente começar a cuidar da pele com os produtos adequados.

Ao utilizar diariamente os produtos certos, podemos fazer uma boa limpeza. É fundamental escolher sabonetes e loções de acordo com o tipo de pele. Se você tiver dúvidas sobre qual é o seu, é melhor consultar um dermatologista.

2. Esfoliar periodicamente

Embora provavelmente já tenhamos ouvido falar que é necessário esfoliar a pele regularmente para evitar as imperfeições, a verdade é que nem todas as pele devem ser esfoliadas com a mesma frequência ou com o mesmo produto. Alguns podem ser muito agressivos para certos tipos de pele.

Existem peles que podem precisar de esfoliações leves e mais espaçadas no tempo do que outras.

A Dra. Rocío Gil Redondo recomenda consultar um dermatologista sobre os cuidados que nossa pele requer e, além disso, perguntar com qual frequência seria conveniente esfoliá-la e com qual produto.

3. Usar tônicos faciais

Existem vários tônicos para limpar e refrescar a pele especialmente elaborados para ajudar a fechar os poros dilatados e, assim, reduzir a produção de cravos. Portanto, em vez de usar qualquer sabonete para remover o excesso de brilho ao longo do dia, é melhor aplicar um tônico adequado.

4. Aplicar frio

Há quem considere que depois de lavar e enxugar o rosto, o ideal seria aplicar uma compressa com cubos de gelo por alguns minutos, para “fechar" os poros dilatados antes de aplicar cremes e qualquer outro produto (maquiagem, por exemplo).

*O gelo nunca deve ser aplicado diretamente na pele. Deve ser sempre envolto em gaze ou pano limpo, seco e fino.

5. Melhorar a alimentação

Um dos motivos pelos quais os tratamentos para o rosto fracassam é porque não temos bons hábitos alimentares. Por isso, se o objetivo for fechar os poros dilatados e melhorar a aparência da pele, é essencial fazer algumas mudanças na dieta.

  • Portanto, limite o consumo de açúcares, gorduras saturadas e carboidratos simples.
  • Em vez disso, é conveniente incluir carnes magras, cereais integrais e frutas e vegetais frescos.

6. Aumentar o consumo de água

Ainda que a pele desidratada adquira um aspecto seco e opaco, um baixo consumo de água também piora a condição da pele oleosa ou com poros abertos. Esse líquido vital intervém em processos que são essenciais para regular a produção de gordura e eliminar as células mortas.

7. Aplicar máscaras de mel

Segundo algumas crenças, o mel pode ajudar a reduzir o número de impurezas na pele e, ao mesmo tempo, hidratá-la. Isso é muito conveniente, pois, com a limpeza, a pele tende a ressecar um pouco.

Há quem aplique máscaras caseiras com mel e aveia, tanto para limpar quanto para nutrir a pele.

Recomendamos ler: Água traz grandes benefícios para o organismo

8. Utilizar máscaras apropriadas

As máscaras caseiras são um excelente complemento para remover os resíduos de gordura e fechar os poros. No entanto, devemos escolher receitas adequadas, já que as que contêm compostos oleosos não são as mais adequadas.

Se seu problema for poros dilatados, espinhas ou acne, é melhor optar por máscaras feitas com ingredientes adstringentes e limpadores. Algumas opções interessantes são:

  • Aveia
  • Argila
  • Chá verde
  • Camomila
  • Hamamélis
  • Iogurte natural
  • Clara de ovo

Se você deseja fechar os poros dilatados e reduzir o número de impurezas na pele, o mais adequado é usar produtos de limpeza e realizar os cuidados de acordo com o seu tipo de pele, sempre seguindo as instruções do seu dermatologista.

Como você pode ver, uma vez que você tenha recebido as orientações corretas, elas são muito fáceis de colocar em prática e têm um impacto positivo no alívio dessa condição. Portanto, se você deseja uma pele mais lisa e saudável, pense nisso desde já.

Pode interessar a você...
5 máscaras caseiras para reduzir o tamanho dos poros dilatados
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 máscaras caseiras para reduzir o tamanho dos poros dilatados

Estas máscaras caseiras para reduzir o tamanho dos poros dilatados também nos permitem evitar o aparecimento de pontos negros, bem como espinhas ou acne.