8 conselhos para fechar os poros dilatados da pele

· 26 de agosto de 2018
Manter uma correta rotina de limpeza e usar produtos esfoliantes pode ajudar a eliminar o excesso de gordura e células mortas para fechar os poros dilatados.

Devido a questões de estética e autoestima, muitas pessoas estão buscando métodos para fechar os poros dilatados da pele. Ainda que em geral seja um problema inofensivo, sua presença pode indicar desequilíbrios nas glândulas sebáceas e alterações hormonais.

Habitualmente se encontram na chamada zona “T” do rosto, que corresponde à testa, nariz e queixo. No entanto, também podem se notar nas bochechas e outras áreas da pele. Sua principal causa são as espinhas de acne e cravos.

Além disso, dado que são acompanhados pela produção excessiva de gordurafazem com que a pele pareça brilhante e suja. Felizmente, existem várias recomendações e remédios que podem minimizá-los para dar à pele um aspecto mais fresco e renovado. Você sofre com este problema?

1. Realize uma limpeza profunda

A primeira medida para fechar os poros dilatados é adotar uma rotina de limpeza diária com os produtos adequados. A pele do rosto é muito mais delicada do que a de outras áreas e requer tratamentos que não alterem seu pH.

  • Para evitar este problema é essencial escolher sabonetes e loções de acordo com a complexão de nossa pele.

2. Utilize produtos esfoliantes

O uso regular de produtos esfoliantes é uma das melhores soluções contra o excesso de gordura que incide nos poros abertos. Devido as suas características adstringentes e desintoxicantes, são ideais para retirar os resíduos que vão formando os cravos.

Mesmo que possamos usar os que são vendidos em farmácias e lojas de produtos cosméticos, também podemos optar por aqueles de origem natural. O importante é saber que devem ser aplicados duas vezes por semana, pois em excesso podem ser prejudiciais.

3. Inclua tônicos faciais em sua rotina

Mulher maquiando os poros dilatados

A aplicação diária de tônicos faciais se tornou uma das melhores alternativas para fechar os poros dilatados e combater as espinhas. Este tipo de tratamento remove a gordura retida na superfície cutânea e regula o pH.

Por outro lado, graças ao seu conteúdo de substâncias reafirmantes e anti-inflamatórias, é ideal para evitar a flacidez e os sinais da idade prematuros. Seus nutrientes ajudam na regeneração celular e na cicatrização.

Confira o Melhor esfoliante facial segundo o seu tipo de pele 

4. Use cubinhos de gelo

A terapia com cubos de gelo é uma grande opção para fechar os poros dilatados sem gastar em tratamentos caros. A temperatura fria ajuda a reduzir seu tamanho e oferece um efeito “tensor” que combate a flacidez e as rugas. 

Na verdade, seus efeitos se comparam com o de alguns tônicos convencionais, já que também reduzem a gordura. No entanto, devem ser utilizados com precaução, envolvidos em um pano, dado que de forma direta são agressivos.

5. Melhore a alimentação

Um dos motivos pelos quais os tratamentos para o rosto fracassam é porque não temos bons hábitos alimentares. Por isso, se o objetivo for fechar os poros dilatados e melhorar a aparência da pele, é essencial fazer algumas mudanças na dieta.

  • Limite o consumo de açúcares, gorduras saturadas e carboidratos simples.
  • Inclua carnes magras, cereais integrais e frutas e vegetais frescos.

6. Aumente o consumo de água

Ainda que a pele desidratada adquira um aspecto seco e opaco, um baixo consumo de água também piora a condição da pele oleosa ou com poros abertos. Este líquido vital intervém em processos que são chaves para regular a produção de gordura e eliminar as células mortas.

Recomendamos ler: Água traz grandes benefícios para o organismo

7. Aplique mel de abelhas

O mel ajuda a tratar os poros dilatados

O mel de abelhas tem aplicações cosméticas que podem ser bem aproveitadas. Graças ao seu teor de enzimas, oligoelementos e antioxidantes, é um dos melhores produtos naturais para conservar o rosto jovem e sem imperfeições.

  • Elimina as células mortas da superfície cutânea e fecha os poros para evitar os cravos.
  • Também é útil contra as agressões causadas pelos raios de sol, pois estimula a regeneração e alivia a dor causada por queimaduras.

8. Utilize máscaras apropriadas

As máscaras caseiras são um excelente complemento para remover os resíduos de gordura e fechar os poros. No entanto, devemos escolher as receitas próprias para a condição que você tiver, já que as que contêm compostos oleosos não são as mais adequadas.

Se você sofrer de poros dilatados, espinhas ou acne, é melhor optar pelas máscaras feitas com ingredientes adstringentes e limpadores. Algumas opções interessantes são:

  • Argila
  • Hamamélis
  • Camomila
  • Melão ou melancia
  • Morango
  • Iogurte natural
  • Chá verde
  • Aveia
  • Clara de ovo

Segue sem se desfazer dos poros dilatados? Então anote estes conselhos e coloque-os em prática para tratar essa condição.