O que devo comer se tenho fígado gorduroso?  

O fígado gorduroso se dá pelo acúmulo de gordura nesse órgão, e pode causar doenças graves se não for tratado adequadamente. Uma das causas se deve aos nossos hábitos alimentares. Nós lhe daremos a lista de alimentos que você pode consumir.

O fígado gorduroso ou a “esteatose hepática” é uma condição geralmente relacionada a maus hábitos alimentares.

Existem dois tipos de fígado gorduroso, o produzido pela ingestão excessiva de álcool, e o gerado por uma dieta insalubre rica em gorduras e triglicerídeos, o que evita que este órgão elimine as toxinas de maneira eficiente.

Algumas pessoas têm um tipo de resistência à insulina, que é o hormônio responsável pela regulação da glicose. Isso gera mudanças no metabolismo e afeta diretamente o tecido do fígado.

Um fígado gorduroso causa fibrose crônica (fígado endurecido). Isso ocorre quando esse órgão diminui suas funções, a gordura se oxida e, consequentemente, se inflama, dando lugar a muitos desconfortos.

Sintomas comuns de um fígado gorduroso

A fadiga pode ser causada pelo fígado gorduroso

Nem todas as pessoas com fígado gorduroso relatam sintomas. No entanto, estes são os mais comuns.

  • Cansaço ou fadiga
  • Perda de apetite
  • Dor na parte direita do abdômen
  • Sensação de saciedade extrema (peso no estômago )
  • Náusea
  • Dificuldade em concentrar-se, e memória ruim.

  Se você apresentar esses sintomas, vá para um especialista para realizar os exames pertinentes. Cuidar dessa condição a tempo pode prevenir a cirrose, e seus efeitos colaterais.

Existe também uma predisposição biológica para ter fígado gorduroso se você sofre de obesidade, diabetes, pressão alta e alta concentração de triglicerídeos no sangue.

Leia também: 6 chaves para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã

O que devo comer se tiver fígado gorduroso?

É vital entender que, para curar o fígado gorduroso você deve iniciar mudanças importantes em sua dieta.

Anote as recomendações listadas abaixo para incluir alimentos ricos em fibras e proteínas saudáveis ​​na sua dieta diária.

Alho

Alho pode ser consumido se tiver fígado dorguroso

Este bulbo contém selênio e alicina, ingredientes perfeitos para limpar o fígado, melhorando a ativação de enzimas que promovem a eliminação de toxinas.

Recomendamos que você leia Remédio natural de alho e mel com incontáveis benefícios para a saúde

Gengibre

Devido ao seu alto teor de antioxidantes o gengibre é um aliado ideal para diminuir os triglicerídeos.

Infusão de gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre (30 g)
  • 1 colher de chá de mel (5 ml)

Preparo:

  • Ponha para ferver a água e adicione o gengibre. Quando estiver fervendo, deixe descansar por 5 minutos.
  • Coloque o preparo em um copo.
  • Adicione o mel, e beba enquanto estiver quente.

Você pode consumir esta bebida no meio da tarde e repetir o seu uso por, pelo menos, duas semanas.

Acelga

Suco de acelga pode ser consumido se tiver fígado dorguroso

A acelga é rica em fibras, ferro, magnésio, potássio e água. É um excelente tônico para rejuvenescer as células do fígado e limpar o fígado gorduroso.

Toranja

Este magnífico fruto contribui para a ativação de certas substâncias químicas responsáveis ​​pela oxidação de ácidos graxos, o que a torna não apenas adequada para o fígado gorduroso, mas também ajuda a perder peso.

Tome o suco de toranja todas as manhãs e aproveite o benefício da eliminação de gorduras do seu corpo, o que ajuda você a ter um corpo mais saudável.

Chá verde

Chá verde pode ser consumido se tiver fígado dorguroso

Outro dos aliados perfeitos para regular as funções do fígado é o chá verde. Seus componentes, como a catequina, afetam diretamente o controle de radicais livres que prejudicam nosso organismo.

Sementes de linho (linhaça)

As sementes de linho fornecem uma quantidade significativa de Omega-3 que pode reduzir os níveis de gordura no sangue. Também possui muita fibra solúvel e insolúvel. A primeira ajuda o fígado na adsorção de gorduras, e a segunda impede a constipação.

Groselha indiana

Groselha pode ser consumida se tiver fígado dorguroso

Este tipo de groselha é bem conhecido como uma fonte de vitamina C. O que se conhece pouco sobre elas, são suas propriedades múltiplas para curar e limpar o fígado.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes é uma poderosa liberadora de toxinas que o fígado geralmente armazena. Tanto é assim, que é usada cada vez mais frequentemente para tratar a cirrose, obtendo resultados maravilhosos.

Mamão

Entre os muitos nutrientes que o mamão contém, possui cálcio, ferro e vitaminas. No entanto, sua melhor propriedade é a alta concentração de enzimas digestivas, como a papaína e a quimopapaina, que influenciam na melhoria das funções hepáticas.

Essas enzimas são encontradas principalmente nas sementes. Você pode secá-las e triturá-las, ou comprá-las em uma loja comercial. Inclua estas sementes em sua dieta diária, melhore a digestão, e limpe seu fígado profundamente.

É apropriado começar a fazer exercício começando com caminhadas de baixo impacto e, pouco a pouco, incluir uma rotina moderada que lhe permita aumentar a atividade cardíaca e, assim, a circulação.

Ter fígado gorduroso é uma condição que pode ser revertida apenas modificando seu estilo de vida. Diminuir a ingestão de gorduras e álcool é um dos principais aspectos a considerar.

Recomendados para você