Saiba como desinfetar e limpar o colchão. Cuide da sua saúde!
Você já pensou em desinfetar e limpar o colchão? Você pode imaginar quantos ácaros podem viver nele? Entre cem mil e dez milhões, dependendo da idade. É um risco direto para a saúde. Você pode até sofrer de alergias e problemas de insônia sem saber que o verdadeiro problema “dorme” todos os dias no seu colchão.
Os especialistas recomendam trocar o colchão a cada 10 anos, mas tudo dependerá também da sua qualidade e de como você se encontra nele. No entanto, ao longo de sua vida útil, é essencial realizar limpezas periódicas para nos livrarmos dos ácaros. A seguir explicamos como fazer isso.
A importância de limpar e desinfetar o colchão
É possível que, em mais de uma ocasião, você tenha ouvido falar sobre este estudo que recomenda “não fazer a cama” ou, pelo menos, deixar passar cerca de duas horas antes de arrumá-la. Bem, esta teoria é apenas parcialmente verdadeira.
É imprescindível abrirmos as janelas para deixar o ar ventilar a cama. Agora, de acordo com os imunologistas, duas coisas acontecerão com isso:
- Os ácaros morrerão. Mas devemos lembrar que eles são artrópodes, ou seja, dispõe de um exoesqueleto. Portanto, ao morrer, a pele e o esqueleto externo ficarão nos lençóis, travesseiros e colchões, sendo um foco de perigo para pessoas alérgicas.
- O normal é trocar os lençóis toda cada semana e, com isso, renovar a cama e o perigo de ácaros, mas o colchão é a parte da cama onde os ácaros mais ficam, tanto vivos quanto mortos. Portanto, é essencial desinfetar o colchão pelo menos uma vez por mês.
Efeitos dos ácaros na nossa saúde
Os ácaros são aracnídeos microscópicos que podem muito bem atravessar o tecido dos lençóis do colchão. Ou seja, mesmo que você troque seus lençóis regularmente, a presença de ácaros no colchão ainda pode ser perigosa.
- Você deve saber que as reações alérgicas vêm de dois focos: das fezes dos ácaros e dos próprios ácaros mortos. É por isso que, mesmo que você ventile sua cama, seus esqueletos permanecerão presos ao tecido causando problemas de saúde.
- Um dos sintomas mais comuns para a sua saúde é sofrer alergias, sintomas que começam com lacrimejamento, olhos vermelhos, espirros, asma, tosse, coriza, dor de garganta, entre outros.
- Acordar com muita remela nos olhos geralmente também é um efeito dos ácaros.
- Também podem aparecer problemas de pele, insônia e dor de cabeça. Se o colchão tiver mais de 10 anos, estes serão os efeitos mais evidentes para a nossa saúde.
Pode te interessar: 4 truques caseiros para acabar com as alergias
Como desinfetar e limpar o colchão
O que você precisa para limpar e desinfetar o colchão?
- Um copo de bicarbonato de sódio (250 gramas).
- 5 gotas de óleo essencial de árvore do chá.
- Um recipiente de plástico com tampa.
- Um coador ou uma peneira.
Utilizamos bicarbonato de sódio porque nos permite eliminar a umidade, desodorizar e eliminar todos os tipos de bactérias, sujeira e, acima de tudo, os ácaros incômodos. É um produto essencial, econômico e eficaz para nos ajudar em nossa limpeza diária
Por outro lado, o óleo essencial da árvore do chá é um dos melhores desinfetantes naturais. Você pode encontrá-lo facilmente, não é caro e é usado para muitas aplicações: preparar sanitizantes, limpar o banheiro ou a cozinha. Tem um cheiro agradável e fará com que o colchão volte a ter o agradável cheiro de “novo”.
Leia também: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa
Como se faz?
É muito fácil. A primeira coisa que fazemos é tirar os lençóis e, em seguida, levar o colchão para um lugar onde há sol e espaço suficiente para movê-lo e limpá-lo. O ideal é uma varanda ou um terraço. Para desinfetar o colchão, você deve seguir estes passos:
- Pegue um recipiente de plástico e coloque 250 gramas de bicarbonato de sódio nele. Depois adicione as 5 gotas de óleo essencial e mexa bem para misturar os ingredientes. Perfeito, está quase pronto!
- Agora, com uma peneira ou coador, espalhe essa mistura no colchão. Fazemos isso primeiro de um lado e esperamos agir por uma hora. Então, faça na outra parte e deixe agir também por uma hora.
- Por último, passe o aspirador de pó na superfície do colchão para remover toda a sujeira aderida ao bicarbonato.
Como você pode ver, trata-se de um truque muito fácil e ideal para fazer uma vez por mês. Desta forma, você terá um descanso mais profundo e saudável. Que tal colocar isso em prática?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.