Causas e remédios para os olhos vermelhos

· 15 de junho de 2014
Coloque rodelas de cenoura sobre os olhos para descongestionar a área. Ela tem propriedades anti-inflamatórias similares as do pepino, por isso você pode alterná-los.

Os olhos vermelhos, ou a chamada congestão ocular, pode ter muitas causas. Alergias, uma exposição contínua à tela do computador ou o contato de mãos sujas com os olhos são situações que podem causar esse doloroso problema que, aliás, é mais comum do que parece.

A prevenção, assim como seguir bons hábitos de higiene são essenciais; por isso, nesse artigo, explicaremos como cuidar dos olhos. Para isso falaremos sobre simples e efetivos remédios.

Existem muitas plantas que podem ajudar a tratar os olhos vermelhos.  Claro que é possível procurar uma farmácia e adquirir qualquer colírio, mas nunca é demais conhecer o que a mãe natureza tem a nos oferecer.

Conhecendo as propriedades e os modos de uso de muitos dos produtos naturais, é possível convertê-los em valiosos aliados nos momentos em que precisamos de ajuda. No entanto, exploremos um pouco mais o tema.

O que causa os olhos vermelhos?

Deve estar bem claro que antes de aplicar qualquer colírio ou remédio, deve-se procurar um médico para conhecer a causa do problema; que nesse caso é provável que seja a inflamação nos olhos.

Desconhecer a origem do problema pode fazer com que agravemos ainda mais a situação; portanto, veja quais podem ser as principais causas:

Inflamação ocular

Olhos vermelhos causados por alergias

  • Sem dúvida você já passou por isso alguma vez. Dor, irritação, esse tom vermelho tingindo seus olhos… o perigo de uma infecção ocular é que ela pode evoluir para uma conjuntivite e passar rapidamente de um olho para o outro. Mas, por que nossos olhos são infectados?
  • A infecção é causada por agentes externos, pequenos metais, por exemplo; ou elementos no ambiente aos quais talvez sejamos alérgicos, como pode ocorrer com o pólen ou inclusive com partículas em suspensão no ar.
    Também precisamos considerar a limpeza de nossas mãos e o perigo de esfregarmos os olhos quando as mesmas estiverem sujas.
  • É preciso lembrar também que o uso de lentes pode causar danos graves aos olhos. Ser cuidadoso ao manipulá-las e usá-las nos momentos adequados é imprescindível para termos uma boa saúde.

Leia mais: 6 remédios naturais para a inflamação ocular

Olhos muito secos

olhos vermelhos e secos

Algumas pessoas não conseguem manter uma boa umidade nos olhos, assim, eles ressecam e se tornam mais sensíveis ao ambiente, recebem o impacto de partículas encontradas no ar e acabam com uma grave congestão.

A razão para que nossos olhos não tenham a umidade adequada para estarem hidratados pode estar, em alguns casos, relacionada a algumas doenças. Será sempre o seu médico quem dará o melhor diagnóstico.

Exposição à tela do computador

Olhos vermelhos pela exposição ao computador

Essa também é uma das causas mais comuns para que nossos olhos se irritem e fiquem vermelhos. A luz desses dispositivos – incluindo os celulares – é muito maléfica para os órgãos de nossa visão.

Os olhos se irritam, sobrecarregam-se, e inclusive é possível perder a acurácia ao enxergar; por isso, é imprescindível que façamos pequenos descansos quando trabalharmos muitas horas em frente ao computador.

Dormir pouco

a-insonia

Te surpreende? Mas é verdade. A falta de sono pode causar uma congestão ocular muito grave e também fazer com que apareçam bolsas nos olhos. Dormir pouco faz com que a imunidade caia, nos tornamos mais vulneráveis perante infecções.

Além disso, o organismo não se encontra bem oxigenado, o corpo se ressente e é muito característico levantarmos com os olhos vermelhos. Isso seguramente já te ocorreu alguma vez.

Quer saber mais? Consequências de dormir pouco

Remédios para cuidar e tratar os olhos vermelhos

hamamélis para tratar os olhos vermelhos

1. Descanso natural para os olhos

Quando você tiver uma noite de insônia, ou dormir pouco, um simples remédio para aliviar a inflamação nos olhos é usar compressas frias e compressas mornas, alternadamente, nos olhos.

Para isso, basta molhar uma tolha pequena com água muito fresca e deixa-la por cinco minutos sobre o olho afetado. Depois, faça o mesmo com uma toalha empapada em água morna – nunca quente -. Isso ativará a circulação nos olhos.

2. Infusão de hamamélis

É um remédio muito simples. Basta preparar uma infusão com algumas folhas de hamamélis, esperar que fique morna e umedecer um algodão na infusão para posteriormente aplicá-lo no olho afetado. Isso permitirá que seu globo ocular se umedeça dessa infusão, que é uma das melhores plantas para tratar a vermelhidão nos olhos.

3. Rodelas de cenoura

A cenoura é ideal para o descongestionamento ocular. Suas propriedades sempre foram ideais para cuidar de nossos olhos, logo, não perca a oportunidade de provar esse simples remédio.

Para isso, corte duas laminas finas de cenoura e coloque-as nos olhos durante dez minutos. É válido repetir o processo por pelo menos três vezes ao dia, cortando sempre novas porções da cenoura. Te ajudará muito a descongestionar e desinflamar os olhos.