Causas e remédios para os olhos vermelhos
Os olhos vermelhos, ou a chamada congestão ocular, pode ter muitas causas. Alergias, uma exposição contínua à tela do computador ou o contato de mãos sujas com os olhos são situações que podem causar esse doloroso problema que, aliás, é mais comum do que parece.
A prevenção, assim como seguir bons hábitos de higiene são essenciais; por isso, nesse artigo, explicaremos como cuidar dos olhos. Para isso falaremos sobre simples e efetivos remédios.
Existem muitas plantas que podem ajudar a tratar os olhos vermelhos. Claro que é possível procurar uma farmácia e adquirir qualquer colírio, mas nunca é demais conhecer o que a mãe natureza tem a nos oferecer.
Conhecendo as propriedades e os modos de uso de muitos dos produtos naturais, é possível convertê-los em valiosos aliados nos momentos em que precisamos de ajuda. No entanto, exploremos um pouco mais o tema.
O que causa os olhos vermelhos?
Deve estar bem claro que antes de aplicar qualquer colírio ou remédio, deve-se procurar um médico para conhecer a causa do problema; que nesse caso é provável que seja a inflamação nos olhos.
Desconhecer a origem do problema pode fazer com que agravemos ainda mais a situação; portanto, veja quais podem ser as principais causas:
Inflamação ocular
- Sem dúvida você já passou por isso alguma vez. Dor, irritação, esse tom vermelho tingindo seus olhos… o perigo de uma infecção ocular é que ela pode evoluir para uma conjuntivite e passar rapidamente de um olho para o outro. Mas, por que nossos olhos são infectados?
- A infecção é causada por agentes externos, pequenos metais, por exemplo; ou elementos no ambiente aos quais talvez sejamos alérgicos, como pode ocorrer com o pólen ou inclusive com partículas em suspensão no ar.
Também precisamos considerar a limpeza de nossas mãos e o perigo de esfregarmos os olhos quando as mesmas estiverem sujas. - É preciso lembrar também que o uso de lentes pode causar danos graves aos olhos. Ser cuidadoso ao manipulá-las e usá-las nos momentos adequados é imprescindível para termos uma boa saúde.
Leia mais: 6 remédios naturais para a inflamação ocular
Olhos muito secos
Algumas pessoas não conseguem manter uma boa umidade nos olhos, assim, eles ressecam e se tornam mais sensíveis ao ambiente, recebem o impacto de partículas encontradas no ar e acabam com uma grave congestão.
A razão para que nossos olhos não tenham a umidade adequada para estarem hidratados pode estar, em alguns casos, relacionada a algumas doenças. Será sempre o seu médico quem dará o melhor diagnóstico.
Exposição à tela do computador
Essa também é uma das causas mais comuns para que nossos olhos se irritem e fiquem vermelhos. A luz desses dispositivos – incluindo os celulares – é muito maléfica para os órgãos de nossa visão.
Os olhos se irritam, sobrecarregam-se, e inclusive é possível perder a acurácia ao enxergar; por isso, é imprescindível que façamos pequenos descansos quando trabalharmos muitas horas em frente ao computador.
Dormir pouco
Te surpreende? Mas é verdade. A falta de sono pode causar uma congestão ocular muito grave e também fazer com que apareçam bolsas nos olhos. Dormir pouco faz com que a imunidade caia, nos tornamos mais vulneráveis perante infecções.
Além disso, o organismo não se encontra bem oxigenado, o corpo se ressente e é muito característico levantarmos com os olhos vermelhos. Isso seguramente já te ocorreu alguma vez.
Quer saber mais? Consequências de dormir pouco
Remédios para cuidar e tratar os olhos vermelhos
1. Descanso natural para os olhos
Quando você tiver uma noite de insônia, ou dormir pouco, um simples remédio para aliviar a inflamação nos olhos é usar compressas frias e compressas mornas, alternadamente, nos olhos.
Para isso, basta molhar uma tolha pequena com água muito fresca e deixa-la por cinco minutos sobre o olho afetado. Depois, faça o mesmo com uma toalha empapada em água morna – nunca quente -. Isso ativará a circulação nos olhos.
2. Infusão de hamamélis
É um remédio muito simples. Basta preparar uma infusão com algumas folhas de hamamélis, esperar que fique morna e umedecer um algodão na infusão para posteriormente aplicá-lo no olho afetado. Isso permitirá que seu globo ocular se umedeça dessa infusão, que é uma das melhores plantas para tratar a vermelhidão nos olhos.
3. Rodelas de cenoura
A cenoura é ideal para o descongestionamento ocular. Suas propriedades sempre foram ideais para cuidar de nossos olhos, logo, não perca a oportunidade de provar esse simples remédio.
Para isso, corte duas laminas finas de cenoura e coloque-as nos olhos durante dez minutos. É válido repetir o processo por pelo menos três vezes ao dia, cortando sempre novas porções da cenoura. Te ajudará muito a descongestionar e desinflamar os olhos.