Logo image
Logo image

5 maneiras de se motivar quando sentir desmotivação

4 minutos
Para motivar a si mesmo nos dias que você está sem ânimo para nada, uma boa ideia é preparar uma lista de todos os objetivos já alcançados e para ajudá-lo avançar.
5 maneiras de se motivar quando sentir desmotivação
Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

A desmotivação é um estado de espírito pelo qual todos nós passamos. É muito fácil nos depararmos nesta situação quando nos sentimos sozinhos, desanimados e acreditamos em tudo negativo que possam dizer a nosso respeito. Daremos algumas dicas que o ajudarão a se motivar nesses momentos cinzentos.

Todos nós já lidamos com essas situações e isso é muito normal, então não se sinta mal com isso.

O importante é que quando se sentir assim, você deve reconhecer o problema e resolvê-lo para não continuar nessa situação.

1. Evitar a especulação e se concentrar nos fatos

Quando se está desmotivado é extremamente fácil ver tudo em cinza e preto.

Portanto, é importante entender que estamos passando por esta situação. Não devemos especular e sim ver os fatos como eles realmente são.

  • Ao se encontrar desmotivado em seu relacionamento amoroso, você deve evitar olhar para os aspectos especulativos e se concentrar nos fatos.

Ou seja, se realmente ama seu parceiro, notará que este problema que o desanima tem uma solução e isso o levará para longe da área cinzenta.

  • Quando isso acontecer, você começará a ver o problema cada vez menor e se animará em saber que há uma solução.

Quer saber mais? Leia: Se um casal concorda em tudo, um dos parceiros pensa pelos dois

2. Entender que você é humano

Muitas vezes pensamos que, por nos enganarmos em uma determinada ocasião, tudo dará errado. Bem, não é assim. Você é humano, então deve dar uma chance a si mesmo de errar.

Além disso, como vai aprender sem cometer um erro?

Os erros são lições disfarçadas, portanto, é preciso vê-las objetivamente, aprender a lição e pronto.

  • Quando se sentir desencorajado pelos erros, vire-se e olhe para todo o caminho que já percorreu para chegar onde está.

Desta forma, voltará para a zona de batalha para seguir avançando em seus objetivos.

  • Por um momento, deixe de exigir de si mesmo tudo aquilo que acredita ser necessário para ser mais feliz, mais bonito, mais bem-sucedido ou o que quer que procure.

Se a causa da falta de motivação for algum erro que considera muito grave, dê tempo para raciocinar sobre isso. Então, continue.

3. Tomar uma dose diária de motivação

 

É impossível ficar motivado 24 horas por dia, mas é possível se motivar todos os dias. Um bom ponto de partida é listar todas as manhãs as coisas que realizou.

Não é todo dia que você vai querer fazê-lo e é onde deve empenhar-se mais.

Normalmente, os melhores dias da lista será superfácil. Inclusive, faltará papel e deverá dosar para não saturar a mente.

Nos dias em que não ocorrem coisas para se sentir motivado é quando mais necessitamos de motivação. Esforce-se para trabalhar nesta lista nesses dias.

Quando terminar, você verá tudo o que fez e se sentirá inspirado.

Se em algum momento você sentir que não há nada para agradecer ou para se sentir bem, revise as anotações dos dias anteriores.

Talvez o que falta está escondido e esperando que você veja.

4. Respirar

Muitas vezes, a desmotivação chega quando estamos saturados de informação ou não avançamos, e precisamos de um descanso de nossas vidas diárias.

Fazer uma pausa de tudo o que nos desmotiva não é ruim; na verdade, é extremamente necessário.

Isso não significa que essas coisas que nos desencorajam nos deixam infelizes. Tampouco significa que deixamos de gostar daquilo que julgamos importante, é apenas uma pausa.

Quando se sentir assim, faça uma caminhada, assista a um filme, leia um bom livro ou uma história em quadrinhos. Faça o que for preciso, inclusive o oposto do que agora traz desmotivação.

Isso ajudará a recarregar as baterias e, quando voltar, verá tudo de maneira inovadora, divertida e, sem perceber, se sentirá motivado novamente.

5. Reconhecer que necessita de ajuda

Embora seja bom motivar a si mesmo e saber como fazê-lo, também é verdade que muitas vezes não se tem sucesso sozinho.

A razão para isso é tão simples que não parece real. Nossa mente é tão inteligente que às vezes reconhece que desejamos nos motivar e cria barreiras para impedir que isso aconteça.

Ao contrário da depressão, em que a consulta com um psicólogo pode ser necessária, a falta de motivação pode ser combatida com os amigos, parceiro e família.

Não tenha medo de pedir essa ajuda. Você vai se surpreender ao descobrir que diversas pessoas dispostas a ajudar.

Veja também: 5 permissões que você deve dar a si mesmo quando é maltratado por alguém

Aprender a se motivar

Nem todas as pessoas são iguais, por isso não existe uma fórmula matemática exata para motivá-lo. Portanto, você deve tentar saber o máximo possível.

Aproveite o tempo para entender o que o move, o que o assusta, onde quer chegar e como chegar. A resposta a estas perguntas dará as chaves para enfrentar os momentos que tem para motivar a si mesmo.

Lembre-se de que, embora a motivação seja parte do processo de aprendizagem, não deve perdurar. Não se permita ficar congelado nesta emoção.

Tenha sempre em mente que deve amar e respeitar a si mesmo. Seja o seu maior fã e o seu melhor motivador.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Herrera Soria, José, & Zamora Guevara, Noemi. (2014). ¿Sabemos realmente que es la motivación?. Correo Científico Médico, 18(1), 126-128. http://www.revcocmed.sld.cu/index.php/cocmed/article/view/1168/473
  • Varela Ruiz, Margarita, Vives Varela, Tania, & Fortoul van der Goes, Teresa I. (2012). La motivación: elemento indispensable en la formación de los médicos. Revista de la Facultad de Medicina (México), 55(1), 43-51. http://www.scielo.org.mx/pdf/facmed/v55n1/v55n1a9.pdf
  • Zubiri Sáenz, F.. (2013). Satisfacción y motivación profesional. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, 36(2), 193-196. https://dx.doi.org/10.4321/S1137-66272013000200002″>https://dx.doi.org/10.4321/S1137-66272013000200002

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.