Remédio de babosa, mel e azeite de oliva para acalmar a tosse crônica
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Estamos falando sobre tosse crônica quando a tosse dura mais de 8 semanas em adultos ou 4 semanas em crianças. É um sintoma que pode reduzir a qualidade de vida, pois tende a interromper o período de descanso e deixa uma forte sensação de exaustão.
Por ser um problema multifatorial, como doenças respiratórias, refluxo ácido ou tabagismo, é importante consultar um médico e receber um diagnóstico. O profissional, após determinar sua causa, oferecerá o melhor tratamento.
Agora, como um complemento para isso, você pode experimentar alguns remédios naturais que ajudam a acalmar a tosse. Embora sejam soluções que ainda carecem de apoio científico, elas podem servir como adjuvantes em alguns casos. Aqui compartilharemos uma opção com aloe vera, mel e azeite de oliva.
Vivendo com tosse crônica
A inflamação e irritação crônicas não só afetam a mucosa nasal e os seios da face, mas também a faringe e a laringe. Assim, ativa uma estimulação a nível nervoso. O resultado é uma tosse, que pode ser específica, no caso de uma inflamação, ou crônica, se persistir com o tempo.
A tosse crônica não é um distúrbio sério. No entanto, de acordo com a Clínica Mayo, pode levar a outras complicações respiratórias e, além disso, piora bastante a qualidade de vida do doente.
Esse tipo de tosse pode impedir a realização das atividades cotidianas ou de trabalho e dificultar o descanso noturno. Dessa forma, a pessoa sofre fadiga, desânimo, nervosismo ou irritabilidade, entre outros sintomas.
Babosa, mel e azeite de oliva para aliviar a tosse crônica
Os remédios naturais contra a tosse crônica não são um tratamento de primeira linha contra esse problema. Como mencionamos, por ser uma condição com muitos gatilhos, os tratamentos podem ser diversos. Geralmente, o médico sugere tomar medicamentos e realizar mudanças no estilo de vida.
No entanto, podemos recorrer a certas preparações naturais que servem como complemento para acalmar esse sintoma e reduzir a irritação que ele causa em áreas como a garganta. Neste caso, vamos propor um remédio simples com babosa, mel e azeite de oliva. O que acha de experimentar?
Babosa
O gel contido nas folhas da babosa é conhecido em todo o mundo por suas aplicações medicinais. De fato, nos últimos anos, tem sido amplamente estudado.
Em uma investigação recente, publicada na Pharmacognosy Reviews, sua capacidade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana é reconhecida. Todas essas propriedades juntas poderiam favorecer o alívio da tosse.
Mel de abelhas
O mel é geralmente apresentado como o complemento perfeito para adoçar qualquer suco ou receita caseira. Desta forma, não só evitamos os efeitos nocivos do açúcar, mas também adicionamos as suas propriedades medicinais.
Há evidências para apoiar seu uso como parte do tratamento para a tosse. Um estudo publicado na Cochrane Library sugere que o mel é mais eficaz que a difenidramina e o placebo no combate aos sintomas da tosse em crianças. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
Azeite de oliva
Você sabia que, com um ingrediente tão básico e habitual na cozinha de muitos países, é possível aliviar a tosse crônica? O azeite é uma das melhores opções para cozinhar e temperar os nossos pratos, mas também para a nossa saúde.
Em um estudo publicado pela Clinical and Experimental Allergy, o azeite mostrou efeitos positivos contra doenças como a asma. Especificamente, o ácido oleico diminui o risco desta doença.
Remédio com babosa, mel e azeite de oliva
Ao combinar a babosa com o mel e o azeite, obtemos um remédio natural que ajuda a acalmar a tosse e seu desconforto. No entanto, devemos estar cientes de que seus efeitos podem variar em cada organismo, dependendo da causa da tosse. Portanto, sempre será necessário consultar o médico.
Ingredientes
- 1 xícara de suco de babosa (250 ml)
- 3 colheres de sopa de mel de abelha (75 g)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem (45 ml)
O que fazer?
- Se o mel for de boa qualidade e não foi submetido a altas temperaturas, deveria estar sólido. Neste caso, a primeira coisa que faremos é aquecê-lo em banho-maria.
- Em seguida, misture o mel com o suco de babosa e o azeite de oliva. É preciso emulsionar bem, uma vez que são texturas muito diferentes. Podemos também optar por bater tudo.
- Guarde na geladeira em um frasco fechado.
Modo de consumo
- Para acalmar a tosse e os seus sintomas associados, podemos ingerir a preparação 3 vezes ao dia. A dose é de uma colher de sopa (15 ml). Guarde a mistura restante em local fresco e seco.
E se a tosse crônica persistir?
Você tem tosse persistente? Você não consegue aliviá-la com os cuidados básicos? Se as suas respostas forem sim, consulte seu médico de confiança para saber mais sobre as opções de tratamento disponíveis.
Em hipótese alguma deixe o problema persistir durante o tempo e evite recorrer à automedicação, pois embora seja comum, nem sempre é a melhor opção para obter alívio.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rahmani AH, Aldebasi YH, Srikar S, Khan AA, Aly SM. Aloe vera: Potential candidate in health management via modulation of biological activities. Pharmacogn Rev. 2015;9(18):120–126. doi:10.4103/0973-7847.162118
- Bogdanov, S. (2016). Honey as Nutrient and Functional Food. In Book of Honey.
- Bogdanov, S., Jurendic, T., Sieber, R., & Gallmann, P. (2008). Honey for nutrition and health: A review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2008.10719745
- Cicerale, S., Lucas, L. J., & Keast, R. S. J. (2012). Antimicrobial, antioxidant and anti-inflammatory phenolic activities in extra virgin olive oil. Current Opinion in Biotechnology. https://doi.org/10.1016/j.copbio.2011.09.006
- Cazzoletti, L., Zanolin, M. E., Spelta, F., Bono, R., Chamitava, L., Cerveri, I., … Ferrari, M. (2019). Dietary fats, olive oil and respiratory diseases in Italian adults: A population-based study. Clinical and Experimental Allergy, 49(6), 799–807. https://doi.org/10.1111/cea.13352
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.