Rejuvenescimento das mãos: quais são as técnicas recomendadas?
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
A pele é um órgão implacável que evidencia o avanço dos anos. Assim como cuidar da pele atrasa os sinais de envelhecimento, o rejuvenescimento das mãos é uma forma de apagar os sinais da pele enrugada.
Estando constantemente exposta ao sol e devido à sua delicadeza, é mais difícil que elas retenham água. A consequência é a fragilidade do tecido, manifestada por uma aparência deteriorada.
As maneiras de resolver esse problema variam de hábitos domésticos a métodos especializados. Com algumas exceções, são principalmente técnicas não invasivas e bem-sucedidas na recuperação da pele.
O que é o rejuvenescimento das mãos?
O Instituto Nacional do Envelhecimento argumenta que a pele se transforma com a idade, aumentando a perda muscular, apresentando sulcos e aparência opaca. Os métodos concebidos para rejuvenescer as mãos reduzem e previnem os sintomas do envelhecimento cutâneo. A finalidade dos tratamentos estão orientados o retorno da suavidade e do tom natural.
Embora os sinais geralmente apareçam após os 40 anos, é possível evidenciar o rejuvenescimento mais cedo. De fato, alguns médicos recomendam as técnicas antes que apareçam as primeiras rugas, pois o estrato córneo das mãos é tão fino que não amortece as agressões mecânicas.
Os retoques estéticos nas mãos favorecem a regeneração celular, beneficiam a pigmentação e promovem a formação de colágeno e elastina.
Quando é conveniente aplicar o rejuvenescimento das mãos?
O Jornal da Associação Colombiana de Dermatologia afirma que o envelhecimento afeta os componentes da pele, incluindo o tecido celular subcutâneo e os anexos. Nas mãos, o processo é acelerado pelo contato permanente com agentes contaminantes e pela luz solar.
O rejuvenescimento ocorre para salvar a estética e a funcionalidade das mãos, principalmente quando apresentam condições particulares:
- Transparência: é conhecida como “mãos ossudas”, pois quando a pele enfraquece, os ossos e veias são perceptíveis.
- Rachaduras: a pele enrugada, por menores que sejam as linhas, é produto da desidratação e requer atenção oportuna para não piorar.
- Lesões pigmentadas: são tons marrons, amarelados ou avermelhados que derivam do fotoenvelhecimento, do acúmulo de melanina e de fatores hormonais.
Técnicas para rejuvenescimento das mãos
Você beneficia a aparência das mãos massageando-as diariamente com cremes hidratantes que contribuem para a maciez e previnem rachaduras. Você também pode ir a um centro de estética e consultar um dermatologista ou cirurgião plástico para técnicas de rejuvenescimento.
Embora a aplicação comum dos métodos restauradores da pele seja geralmente facial, no caso das mãos eles proporcionam bons resultados. Conheça-os!
Radisse®
A injeção de hidroxiapatita de cálcio (CaHA) restaura o volume das mãos. Este enchimento consiste em microesferas contidas em um gel com características infiltráveis.
CaHA é reabsorvível e não alergênico. O nome comercial do método é Radisse ®, descrito como um implante injetável subdérmico e biocompatível, recomendado para correção de rugas.
Bioestimulação
A bioestimulação para a maciez das mãos é a injeção de plasma rico em plaquetas do paciente, misturado com ácido hialurônico (AH), vitaminas e outros componentes. É também uma técnica com agulhas e a manutenção é anual.
Peelings químicos
Actas Dermo-Sifilografías indica que os peelings químicos utilizam substâncias que produzem descamação do estrato córneo e induzem a normalização epidérmica e remodelação da pele. Especifique com o dermatologista o número de sessões para apagar as manchas nas mãos.
É comum que esse tipo de peeling químico contenha fórmulas com ácido tricloroacético. A substância tem potência média e é ideal para peles delicadas.
Peelings com ácidos glicólico e salicílico também são sugeridos.
Microdermoabrasão
A revista PIEL destaca sua segurança, simplicidade e eficácia como vantagens da microdermoabrasão no tratamento das condições do fotoenvelhecimento. Com um dispositivo com ponta de diamante, as células mortas são arrastadas da superfície da pele, permitindo a regeneração da pele das mãos.
Hidratação com AH e vitaminas
Esse método dermocosmético é conhecido como revitalização, pois fornece minerais, vitaminas e aminoácidos. O procedimento também contempla a hidratação com AH para aumentar a espessura do tecido subdérmico.
O Scientific Journal of Aesthetics and Cosmetology alega que o AH melhora a elasticidade e hidratação da pele, podendo ser fornecido em diferentes pesos moleculares e até por via oral. Mas para melhorar profundamente as mãos um preenchimento dérmico é mais vantajoso.
A técnica consiste na infiltração de substâncias revitalizantes. O efeito requer sessões de manutenção pelo menos a cada 3 meses.
Lipofilling
O paciente tem gordura corporal removida durante lipoaspiração cirúrgica. O material gorduroso é centrifugado e injetado sob a pele das mãos.
Para melhores resultados são necessárias algumas sessões. Ao contrário dos métodos temporários e de manutenção intensiva, o lipofilling promete resultados permanentes.
Terapias com luz
Tratamentos à base de laser proporcionam ótimos resultados. São um pouco mais caros, mas em poucas sessões e sem causar dor, renovam as mãos envelhecidas.
Duas das terapias recomendadas pela Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia são as seguintes:
- Q-switched : consiste em um laser pulsado nas mãos, com o objetivo de desfocar a hiperpigmentação, apertar a pele e ativar a produção de colágeno.
- Luz Intensa Pulsada: É popular por sua sigla em inglês (IPL). Esta terapia de luz permite que você veja os efeitos desde a primeira sessão. O estado em que a pele se encontra determina o número de consultas.
Como retardar o envelhecimento das mãos?
Flacidez, ressecamento e rugas, além de outros sinais de envelhecimento nas mãos, podem ser prevenidos com rotinas de cuidados que incluem cosméticos antienvelhecimento, uso de luvas nos afazeres domésticos e esfoliações.
Sobre o assunto, a Clínica Mayo recomenda aplicar protetor solar de amplo espectro diariamente e evitar a intensidade do sol entre 10h da manhã e 2h da tarde. Não subestimar o fotoenvelhecimento é um alerta fundamental para ter uma aparência saudável das mãos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Abrahāo F, Barrichello B, Da Silveira Goncalves J, Deutsch G, Eleine Wolpe R, Kuster F, Masako Ferreira L, Rocha Oliveira C, Suzuki V. Efectos de la administración oral de ácido hialurónico sobre el envejecimiento de la piel: una revisión. Revista Científica de Estética y Cosmetología. Vol. 1. Núm. 1. pp. 39-43. Brasil; 2021. https://www.mendeley.com/catalogue/cb47ed49-4b74-3d0e-9c99-35b7cdf19990/?utm_source=desktop&utm_medium=1.19.4&utm_campaign=open_catalog&userDocumentId=%7B489d914c-ffd3-45ff-b3d7-e4438d162166%7D
- Cerdá P, Fernández LF, Truchuelo M. Peeling químico, una herramienta útil en la consulta. Actas Dermo-Sifilográficas. Vol. 108. Núm. 4. pp. 315-322. España; 2017. https://www.actasdermo.org/es-peeling-quimico-una-herramienta-util-articulo-S0001731016303362#:~:text=El%20peeling%20qu%C3%ADmico%20consiste%20en,se%20mejoran%20diversas%20alteraciones%20cut%C3%A1neas
- El cuidado de la piel y el envejecimiento. Instituto Nacional Sobre el Envejecimiento. Estados Unidos; 2017. https://www.nia.nih.gov/espanol/cuidado-piel-envejecimiento
- Fernández Blanco MT, Gómez Figueira R, Seone Pose MJ, Vázquez Veiga H. Técnicas e indicaciones de la microdermoabrasión. PIEL. Vol. 26. Núm. 9. pp. 477-481. España; 2011. https://www.sciencedirect.com/sdfe/pdf/download/eid/1-s2.0-S0213925111003583/first-page-pdf
- Jacoveila P. Uso de hidroxiapatita de calcio (Redisse) para aumento facial. Intervenciones clínicas en el envejecimiento. 2008. https://www.mendeley.com/catalogue/083f1225-5ab0-3997-bea8-36e5c1c4e0bf/?utm_source=desktop&utm_medium=1.19.4&utm_campaign=open_catalog&userDocumentId=%7Bc238c5cb-8d8e-426a-bc2e-4c403bd370fa%7D
- López Martín-Prieto S, Sánchez Conejo-Mir J. Peeling químico con ácido tricloroacético. Un peeling clásico de máxima actualidad. Actas Dermo-Sifilográficas. Vol. 92. Núm. 12. pp. 537-547. España; 2001. https://www.actasdermo.org/es-peeling-quimico-con-acido-tricloroacetico–articulo-13022521
- Lozada SM, Rueda R. Envejecimiento cutáneo. Revista Asociación Colombiana de Dermatología. Vol. 18. pp. 10-17. Colombia; 2010. https://revistasocolderma.org/sites/default/files/envejecimiento_cutaneo.pdf
- Manchas seniles (manchas cutáneas). Clínica Mayo. Estados Unidos; 2022. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/age-spots/symptoms-causes/syc-20355859
- Pérez B, Roó E. Tratamientos antienvejecimiento que sí funcionan. Academia Española de Dermatología y Venereología. España; 2015. https://aedv.es/comunicacion/notas-de-prensa/tratamientos-antienvejecimiento-que-si-funcionan/
- Ganceviciene, R., Liakou, A. I., Theodoridis, A., Makrantonaki, E., & Zouboulis, C. C. (2012). Skin anti-aging strategies. Dermato-endocrinology, 4(3), 308–319. https://doi.org/10.4161/derm.22804
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.