Melhor Com Saúde
 

O que causa as mãos intumescidas?

O inchaço e o formigamento nas mãos podem ser causados por uma situação simples, como um resfriado, ou ser o sintoma de uma doença grave. Explicamos o que você deve saber a seguir.

O que causa as mãos intumescidas?

Última atualização: 03 Janeiro, 2021

As mãos intumescidas provocam uma sensação comum e desagradável. Consistem no fato de que esta área do corpo se torna rígida ou inflexível. Além disso, esse sintoma geralmente é acompanhado de formigamento.

É um motivo comum para consultar um médico. O problema é que a sua origem é muito variada, por isso pode ser difícil chegar a um diagnóstico correto. Neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre as mãos intumescidas e a sua etiologia mais típica.

Mãos intumescidas: por que esse quadro ocorre?

As mãos intumescidas, conforme já explicamos, provocam uma alteração na sensação e no movimento dessa parte do corpo. O sentido do tato fica distorcido e é difícil mover os dedos.

Em muitas ocasiões, além de formigamento, esse problema é acompanhado de ardência ou coceira. Dependendo de qual for a causa, essa alteração estará localizada apenas nos dedos, em um único membro ou em ambos.

Um dos motivos que provocam as mãos intumescidas pode ser o frio, o que é bastante comum e geralmente não traz consequências. No entanto, de acordo com um estudo realizado na Suécia, a patologia mais comum que causa esse transtorno é a síndrome do túnel do carpo. Esta pesquisa explica que 1 em cada 5 pessoas que apresentam esse sintoma o têm por causa desta síndrome.

A síndrome do túnel do carpo pode deixar as mãos intumescidas
A síndrome do túnel do carpo é a causa mais comum das mãos intumescidas.

Causas das mãos intumescidas

A dormência das mãos pode ser causada por uma infinidade de situações. É provocada por uma lesão nos nervos (por exemplo, porque estão comprimidos ou feridos) ou por patologias sistêmicas que o afetam.

Porém, também é possível que a alteração seja no cérebro ou na medula espinhal, visto que são dois órgãos que coordenam a sensibilidade e as habilidades motoras. No entanto, essas lesões costumam ser mais graves e se associam a sintomas evidentes ou incapacitantes.

As doenças metabólicas e infecciosas, bem como certos tratamentos médicos, também levam a essa situação. Nas seções a seguir, explicaremos com mais detalhes quais são as principais causas do problema.

Condições do cérebro e do sistema nervoso

Qualquer patologia que afete o sistema nervoso, no caso de lesar uma área relacionada às mãos, pode causar dormência nas mesmas. É o caso da síndrome de Guillain-Barré. É uma doença em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas.

De acordo com um estudo publicado na Revista de Pós-Graduação da VI Cadeira de Medicina, a dormência nas mãos é um dos seus sintomas diagnósticos. A espondilose cervical também está relacionada a isso, pois consiste em um desgaste dos discos intervertebrais, de onde partem os nervos que vão para as extremidades.

Trauma ou lesões por uso excessivo

Nesta categoria encontramos a síndrome do túnel do carpo que apontamos no início. É uma patologia em que o nervo mediano é comprimido, aquele que segue um trajeto do antebraço até os dedos. Isso causa dor no pulso, dormência, cãibras e formigamento.

Embora esta seja a causa principal, existem outras síndromes e lesões que também a provocam, como a síndrome do túnel cubital, em que o nervo comprimido é diferente. O mesmo acontece com a lesão do plexo braquial após um acidente.

O mecanismo final é sempre o mesmo: a compressão do nervo. O cérebro interpreta erroneamente os sinais dos neurônios comprimidos e envia sinais de formigamento, dor e até paralisia das mãos.

Isso pode te interessar: 7 remédios naturais tópicos para aliviar o túnel do carpo

Doenças infecciosas que causam dormência nas mãos

A doença de Lyme é uma infecção causada pela picada de certos carrapatos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quando o tratamento não é iniciado a tempo, a dormência nas mãos é comum.

Outra patologia de causa infecciosa que pode causar esse sintoma é a sífilis. Acontece algo semelhante à doença anterior. Quando se inicia o tratamento tardiamente, a evolução dos sinais causa danos ao sistema nervoso.

Não deixe de ler também: Dicas para reduzir cãibras

Doenças crônicas

Existem muitas doenças que, depois de um tempo prolongado, acabam por danificar os nervos. Com isso, o resultado final é a alteração da sensibilidade e das habilidades motoras.

A diabetes é uma das mais importantes e frequentes. Provoca a chamada neuropatia diabética, que, segundo a Universidade da Califórnia, associa-se à dormência nas mãos.

O consumo de álcool, a amiloidose e a esclerose múltipla também são processos crônicos que afetam os membros superiores. Embora seja verdade que o câncer em si não seja a etiologia mais comum desse sinal, o tratamento quimioterápico constitui uma combinação de drogas com esse efeito adverso.

Mulher idosa com dormência nas mãos
As causas menos comuns das mãos intumescidas incluem cistos gangliônicos e vasculite.

Outras possíveis causas de mãos intumescidas

Um fato curioso são os cistos gangliônicos. São cistos que aparecem com frequência nas articulações, por exemplo, no punho. Se aumentarem muito de tamanho ou pressionarem um nervo próximo, causarão um efeito de intumescimento.

Por outro lado, a vasculite atua reduzindo o fluxo de sangue para a palma da mão e os dedos. As vasculites são inflamações das paredes das artérias que reduzem o seu calibre. Quanto menos oxigênio chegar aos tecidos, maiores serão os danos.

Quando consultar um médico?

Se você notar dormência nas mãos, é essencial que vá ao médico. Ele examinará você e pedirá exames complementares pertinentes para chegar ao diagnóstico.

Como vimos, as causas são variadas, por isso é possível que a princípio não haja uma resolução clara. Será necessária uma série de abordagens para especificar com exatidão qual é o distúrbio que ocasiona os sintomas. Mas não fique aflito, pois na maioria das vezes o problema tem solução.

Ardência nos pés: dicas e remédios para tratá-la

Ardência nos pés: dicas e remédios para tratá-la

A ardência nos pés é um incômodo sintoma que pode vir acompanhado com formigamento e dor. Você costuma sofrer com o problema frequentemente?



  • Complicaciones en las manos y brazos :: Diabetes Education Online. (n.d.). Retrieved September 29, 2020, from https://dtc.ucsf.edu/es/la-vida-con-diabetes/complicaciones/complicaciones-individuales/complicaciones-en-las-manos-y-brazos/
  • Atroshi, I., Gummesson, C., Johnsson, R., Ornstein, E., Ranstam, J., & Rosén, I. (1999). Prevalence of carpal tunnel syndrome in a general population. Journal of the American Medical Association, 282(2), 153–158. https://doi.org/10.1001/jama.282.2.153
  • Rojas, Mayra. “Aspectos clínicos y terapéuticos del Síndrome de Guillain Barré.” Revista médica de Trujillo 13.2 (2018).
  • Signos y síntomas de la enfermedad de Lyme sin tratar | Lyme Disease | CDC. (n.d.). Retrieved September 29, 2020, from https://www.cdc.gov/lyme/es/signs_symptoms/index.html
  • Inés Acosta, M., José Cañizá, M., & Fidel Romano Ezequiel Mateo Araujo, M. (2007). SINDROME DE GUILLAIN BARRE.
  • Corzo-Díaz, Carlos Julio, Daniela López Cepeda, and Meisser Alberto López Cordoba. “Compresión del nervio cubital en el codo.” Discover Medicine 2.1 (2018): 47-50.
  • Díaz, Ana Laura Arenas, and Miguel Ángel Hernández Álvarez. “Gangliones gigantes de muñeca en niños: reporte de dos casos.” Revista Mexicana de Ortopedia Pediátrica 18.2 (2016): 96-99.
  • Olivé, Alejandro, et al. “Vasculitis reumatoide: estudio de 41 casos.” Medicina Clínica (2020).