7 remédios naturais tópicos para aliviar o túnel do carpo

Depois de receber o diagnóstico médico podemos aproveitar as propriedades de alguns remédios naturais para aliviar a dor e o desconforto causados ​​pelo túnel do carpo. Saiba mais sobre o assunto.

Última atualização: 31 Janeiro, 2021

Para aliviar o túnel do carpo, primeiro, é essencial seguir as recomendações do médico. Embora possamos encontrar alguns remédios naturais tópicos que ajudem a acalmar o problema, essa opção não é um tratamento de primeira linha.

De acordo com informações da American Academy of Orthopaedic Surgeons, o túnel do carpo é um problema recorrente que causa dor, dormência e formigamento na mão e no braço. Isso ocorre porque o nervo mediano, um dos principais nervos da mão, está comprimido.

Como a condição tende a piorar com o tempo, procurar ajuda médica é essencial. O profissional, após exame físico e exames complementares, determinará qual a melhor opção terapêutica de acordo com o caso. Isso geralmente inclui o uso de talas, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e os corticosteroides. Os casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.

Remédios naturais tópicos para aliviar o túnel do carpo

Os remédios naturais tópicos fazem parte da medicina natural há centenas de anos. No entanto, as evidências sobre sua segurança e eficácia permanecem limitadas. Portanto, eles podem ser usados ​​como aliados para aliviar o túnel do carpo, mas nunca devem substituir o tratamento médico.

Além disso, se possível, eles só devem ser levados em consideração em casos leves. Você deseja experimentá-los? Aqui, revelaremos 7 alternativas que podem ser úteis. Certifique-se de aplicá-los com cuidado e interromper o uso se notar uma reação adversa.

1. Gel de arnica para aliviar o túnel do carpo

Um dos remédios mais práticos para usar topicamente na área afetada pela síndrome do túnel do carpo é a arnicaEsta flor amarela se destaca pelo seu poder anti-inflamatório. Por esta razão, os géis e cremes desta planta são um remédio ideal para todos os tipos de lesões.

Leia também: “O mal da secretária”: Como tratar a síndrome do túnel do carpo

2. Remédio de cúrcuma, pimenta do reino e azeite de oliva

Não há evidências para apoiar o uso deste remédio para aliviar a síndrome do túnel do carpo. No entanto, acredita-se que tenha propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido ao seu conteúdo de cúrcuma e pimenta.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics concluiu que a cúrcuma tem potencial como um analgésico autônomo ou em combinações de analgésicos.

Enquanto isso, por meio do Critical Reviews in Food Science and Nutrition, destaca-se que a pimenta do reino possui efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e neuroprotetores.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó (30 g).
  • 3 colheres de chá de pimenta do reino em pó (15 g).
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem (30 ml).

Preparação e uso

  • Misture todos os três ingredientes.
  • Por via oral, podemos tomar uma colher de chá, meia hora antes de cada refeição.
  • Como um remédio tópico vamos aplicá-lo no pulso, como uma loção anti-inflamatória.

3. Aliviar o túnel do carpo com emplastro de argila

A argila é um dos remédios mais antigos para aliviar qualquer tipo de inflamação. Além disso, é muito fácil de aplicar sobre a área do túnel do carpo. Devemos ter em mente que não devemos usar utensílios ou recipientes de metal ou plástico.

De acordo com uma revisão publicada no International Journal of Pharmaceutics, seus usos terapêuticos são em grande parte devido à sua interessante concentração de minerais.

4. Óleo de abacate

Segundo artigo da revista Molecules, o óleo de abacate possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hidratantes, graças ao seu alto teor de vitaminas e outros nutrientes. Embora não haja evidências sobre sua capacidade de aliviar o túnel do carpo, na medicina natural ele tem sido usado para esse fim.

Para maior eficácia, recomendamos massagear a área afetada com o óleo levemente quente. Nós também podemos usar a semente de abacate para realizar uma massagem.

5. Gel de aloe vera

A aloe vera é um remédio bastante popular. A substância gelatinosa extraída das folhas longas e estreitas dessa planta tem efeitos benéficos em inflamações, queimaduras, feridas, infecções e vários distúrbios da pele, de acordo com uma revisão publicada no Indian Journal of Dermatology.

  • Podemos aplicar o gel de aloe vera puro ou combiná-lo com um dos remédios anteriores, como a arnica ou o óleo de abacate. Desta forma, iremos potencializar seus benefícios.
  • Podemos extraí-lo da planta ou comprá-lo, o mais natural possível.

6. Compressa de camomila

Uma publicação no Electronic Physician Journal reconhece que a camomila tem propriedades anti-inflamatórias. Por esse motivo, pode ser útil no alívio do túnel do carpo e seus sintomas.

  • Basta preparar uma infusão concentrada de camomila e aplicá-la na área afetada, por meio de compressas ou gaze.
  • Poderíamos também usar como alternativa o óleo essencial de camomila, combinado com aloe vera ou óleo de abacate.

Veja também: Alivie dores no túnel do carpo com esses 5 exercícios de ioga

7. Emplastro de repolho

Os emplastros de folhas de repolho têm sido usados ​​na medicina natural para aliviar a inflamação e a dor, como pode ser visto em um estudo publicado no The Clinical Journal of PainEmbora mais evidências sejam necessárias, é um remédio seguro que podemos usar nas áreas afetadas pelo túnel do carpo.

Como o usamos?

  • Podemos escaldar a folha de repolho em água fervente por alguns segundos, ou esmagá-la um pouco para liberar seus nutrientes.
  • Aplique a folha na área do pulso.
  • Enrole-a com um ou dois tecidos, para absorver o excesso de umidade.
  • Deixe agir no local por meia hora.
  • Repita duas ou três vezes por dia, até que o alívio completo seja alcançado.

Pode interessar a você...

Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Artrite nas mãos e nos pulsos: 8 remédios naturais

A artrite nas mãos e nos pulsos é uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que serve para unir um osso ao outro.

 



  • Sevy JO, Varacallo M. Carpal Tunnel Syndrome. [Updated 2019 Dec 21]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448179/
  • Baričić, M., Šantić, V., Legović, D., Jotanović, Z., Matejčić, N., & Barković, M. M. (2019). Carpal tunnel syndrome. Medicina Fluminensis. https://doi.org/10.21860/medflum2019_216313
  • Leung, D. (2014). Carpal Tunnel Syndrome. In Encyclopedia of the Neurological Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385157-4.00652-7
  • Damanhouri, Z. A. (2014). A Review on Therapeutic Potential of Piper nigrum L. (Black Pepper): The King of Spices. Medicinal & Aromatic Plants. https://doi.org/10.4172/2167-0412.1000161
  • Flores M, Saravia C, Vergara CE, Avila F, Valdés H, Ortiz-Viedma J. Avocado Oil: Characteristics, Properties, and Applications. Molecules. 2019;24(11):2172. Published 2019 Jun 10. doi:10.3390/molecules24112172
  • Miraj S, Alesaeidi S. A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electron Physician. 2016;8(9):3024–3031. Published 2016 Sep 20. doi:10.19082/3024
  • Lauche, R., Gräf, N., Cramer, H., Al-Abtah, J., Dobos, G., & Saha, F. J. (2016). Efficacy of cabbage leaf wraps in the treatment of symptomatic osteoarthritis of the knee a randomized controlled trial. Clinical Journal of Pain. https://doi.org/10.1097/AJP.0000000000000352