5 exercícios eficazes para aliviar a dor do túnel do carpo

· 11 de dezembro de 2018
Você sabia que tanto o alongamento quanto a aplicação de calor na área podem ajudar a reduzir o desconforto causado pela dor do túnel do carpo?

A dor do túnel do carpo pode ter diferentes causas. No entanto, um movimento contínuo com o pulso pode causar essa inflamação irritante, como acontece quando usamos muito o mouse do computador, por exemplo.

Neste artigo, nós vamos compartilhar os exercícios mais eficazes para aliviar a dor do túnel do carpo. Podemos fazer os exercícios tanto para prevenir quanto para reduzir a inflamação antes que se torne um problema crônico.

O motivo da dor no túnel do carpo (dor no punho)

Local da dor do túnel do carpo

A origem da dor no túnel do carpo é, na maioria dos casos, o resultado da soma de vários fatores:

  • Movimentos ou posições repetitivos e contínuos com a mão e punho. Por exemplo, ao trabalhar com um dispositivo específico, ao tocar um instrumento musical, ao usar o mouse do computador ou ao usar o telefone celular.
  • Estresse ou rigidez nas articulações e tendões.
  • Tendência a sofrer inflamações devido à genética, lesões, etc.
  • Dieta acidificante, rica em produtos refinados, açúcares e gorduras não saudáveis.

Exercícios para dor do túnel do carpo

1. Alongamento antes, durante e depois

Se soubermos que, no nosso caso, a dor do túnel do carpo se deve à mesma posição ou movimento da mão, teremos que realizar os alongamentos adequados todos os dias.

Nós devemos fazê-los durante todo o dia, de preferência antes, durante e depois de usar os punhos.

O alongamento mais importante consiste em colocar o braço para frente, horizontalmente, e erguer a mão perpendicularmente.

O gesto é como se estivéssemos dizendo a alguém para parar. Vamos notar desconforto e estiramento na mão e no pulso, o que indica que estamos seguindo pelo caminho certo.

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2. Mobilidade e aquecimento

Em segundo lugar, depois de esticar os tendões, devemos fazer um breve aquecimento para combater a rigidez. Vamos conseguir isso com movimentos suaves que abrangem toda a possibilidade de posições das mãos e pulsos.

Vamos girar os pulsos em círculos nas duas direções por cerca de 1 minuto. É importante tentar fazer com que os círculos sejam bem feitos, pois quando temos uma inflamação, a amplitude do movimento é geralmente encurtada em algum momento.

3. Massagem de calor

Mulher com dor do túnel do carpo

Quando temos uma inflamação aguda proveniente de uma contusão, por exemplo, podemos aplicar uma compressa fria para aliviá-la.

No entanto, quando a inflamação é crônica, é melhor usar calor. Desta forma, podemos aliviar a dor do túnel do carpo.

Uma maneira muito agradável de aquecer a área é através de uma massagem ou automassagem nos pulsos que podemos realizar pela manhã e à noite.

Recomendamos o uso de azeite ou óleo de gergelim. Se desejar, adicione algumas gotas de óleo essencial de gengibre ou canela. O efeito de calor será imediato.

4. Banhos de contrastes

Os banhos de contraste de frio e calor são outra maneira de fornecer temperatura, já que servem para ativar a circulação sanguínea.

Esta técnica, que é realizada desde a antiguidade de diferentes maneiras, é usada para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Como fazer banhos de contrastes?

  • Você vai precisar de dois recipientes, um deles com água fria e o outro com água quente.
  • Mergulhe as mãos e punhos até o cotovelo, se assim desejar, durante 30 segundos em água quente e 15 segundos em água fria.
  • Faça isso pelo menos durante 3 minutos e repita esse processo durante o dia.
  • Reduza as repetições à medida que a dor for sendo aliviada.

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5. Bolas de pressão

Um dos exercícios mais comuns que os fisioterapeutas incluem em suas rotinas de reabilitação são as bolas de pressão.

A ação de apertar com as mãos uma simples bola de borracha ou espuma ajuda a exercitar os músculos e os tendões que passam através do túnel do carpo.

À medida que vamos recuperando a força e a mobilidade da área lesionada, podemos usar bolas de maior tensão.

Desta forma, os músculos dos dedos também são exercitados e é possível combater a rigidez característica que acompanha a dor do túnel do carpo.

Além do mais, essas bolas também são apresentadas como um excelente remédio para reduzir o estresse.

Isto nos confirma e mostra até que ponto o sistema nervoso pode ser canalizado através de uma tensão na área das mãos e pulsos.

Por isso, também é fundamental encontrar alternativas para relaxar no dia a dia.

  • Leung, D. (2014). Carpal Tunnel Syndrome. In Encyclopedia of the Neurological Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385157-4.00652-7
  • Bland, J. D. P. (2007). Treatment of carpal tunnel syndrome. Muscle and Nerve. https://doi.org/10.1002/mus.20802