Mejor con Salud
 

5 remédios naturais para acalmar a coceira

A coceira é uma sensação irritante que pode ser causada por alergias, picadas de insetos e doenças. Felizmente, existem muitos remédios naturais disponíveis para aliviar o desconforto sem prejudicar a pele.
5 remédios naturais para acalmar a coceira

Para acalmar a coceira na pele, é essencial evitar se coçar com as unhas. Embora essa ação possa proporcionar um alívio momentâneo, às vezes prolonga a duração do sintoma ou deixa agressões na pele. Como podemos agir corretamente nesse caso?

Primeiro, a possível causa da coceira deve ser avaliada, de preferência consultando um médico. O profissional tem a capacidade de determinar se é uma alergia ou o sintoma subjacente de outras doenças. Posteriormente, ele prescreverá o tratamento mais apropriado.

Também podemos levar em consideração alguns remédios naturais cujas propriedades regulam o pH da pele e reduzem o desconforto. Abaixo, compartilharemos 5 boas opções para que você não hesite em experimentá-las quando esse sintoma o afetar. Confira!

Remédios naturais para acalmar a coceira

A coceira é descrita como uma sensação irritante, que pode ser acompanhada por ressecamento, vermelhidão e inflamação, entre outros. 

Suas causas mais comuns incluem picadas de insetos e alergias. No entanto, também pode surgir devido a intolerâncias alimentares, infecções por fungos, doenças renais, contato com produtos químicos e outros fatores.

Atualmente, existem vários produtos tópicos que podem ajudar a acelerar o seu alívio quase que imediatamente. No entanto, também podemos usar algumas soluções naturais que contribuem para acalmar a coceira. Você quer conhecê-las?

Descubra: 5 remédios naturais para aliviar a coceira no couro cabeludo

1. Aveia coloidal

Aveia coloidal
A aveia coloidal é encontrada em inúmeras apresentações destinadas a controlar a coceira e a inflamação.

A aveia coloidal não é a aveia típica consumida no café da manhã. Este produto é a farinha de aveia moída em um pó muito fino, para uso em remédios naturais, sabonetes e cremes para o corpo, entre outros. De acordo com um estudo realizado em 2012, a aveia coloidal combate a coceira e diminui o ressecamento da pele.

Como usá-la?

  • Em primeiro lugar, vale dizer que você pode comprá-la em farmácias ou lojas de cosméticos.
  • Depois de obter o produto, adicione-o à água da banheira e fique nela por 20 minutos.
  • Este tratamento deve ser suficiente para acalmar a coceira. No entanto, se o sintoma persistir, o procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia.

2. Aloe vera

Famoso por suas aplicações em dermatologia, o aloe vera possui compostos calmantes que reduzem significativamente a coceira. Também hidrata profundamente os tecidos e controla sintomas como vermelhidão, descamação e queimação.

Como usá-lo?

  • Primeiro, extraia uma quantidade generosa de gel de aloe vera da planta.
  • Em seguida, aplique o produto sobre as áreas afetadas.
  • Repita o uso 2 vezes ao dia até que o sintoma se acalme.

3. Manjericão para acalmar a coceira

Folhas de manjericão
O eugenol, presente nas folhas de manjericão, era usado na medicina antiga por seus efeitos calmantes.

Embora esta planta seja popular por suas aplicações culinárias, é importante saber que ela também tem usos interessantes na medicina natural. Graças ao seu teor de um composto químico chamado eugenol, reduz a irritação e ajuda a acalmar a coceira.

Como usá-lo?

  • Primeiro, pegue duas colheres de sopa de folhas de manjericão secas e despeje-as em uma panela com água.
  • Ferva o conteúdo por 5 minutos em fogo baixo.
  • Posteriormente, aguarde até que esteja morna ou fria.
  • Passe a água resultante sobre as áreas com coceira, usando um pedaço de algodão.
  • Repita o uso até 3 vezes ao dia, se considerar necessário.

Leia também: Remédios naturais contra a coceira e a ardência vaginal

4. Vinagre de maçã

Há centenas de anos, o vinagre de maçã tem sido um aliado para acelerar o alívio de muitos problemas que afetam a saúde da pele. Graças ao seu conteúdo de ácido acético e compostos antioxidantes, regula o pH e minimiza desconfortos como a coceira.

Esta é uma das melhores soluções quando a coceira é causada por picadas ou queimaduras, pois reduz a inflamação e proporciona uma sensação de alívio rápido. Além disso, atua como um desinfetante natural para evitar possíveis infecções quando a pele foi machucada pelo ato de coçar.

Como usá-lo?

  • Para começar, combine partes iguais de vinagre de maçã orgânico com água.
  • Em seguida, mergulhe um pano de algodão ou um lenço na preparação e aplique-o na área afetada.
  • Opcionalmente, despeje o vinagre na água da banheira e tome um banho por 20 minutos.
  • Repita o tratamento se considerar necessário.

5. Hamamélis para acalmar a coceira

Hamamélis para acalmar a coceira
A hamamélis tem um efeito calmante poderoso que ajuda a aliviar a coceira.

A hamamélis contém alguns taninos, substâncias que atuam como adstringentes quando aplicadas topicamente. Por esse motivo, a loção ou creme desta planta pode aliviar a coceira, minimizando a irritação e a vermelhidão.

Como usá-la?

  • Compre hamamélis na farmácia ou ferva a planta seca em água.
  • Posteriormente, aplique o produto nas áreas problemáticas e deixe agir sem enxaguar.
  • Se o sintoma persistir, repita a aplicação 2 vezes ao dia.

Você é daqueles que se coça quando sente um ardor na pele? Evite fazer isso a partir de agora! Em vez disso, experimente algum dos remédios mencionados para obter uma sensação maior de alívio.

Por que sentimos coceira nos calcanhares?

Por que sentimos coceira nos calcanhares?

Muitas pessoas sofrem de coceira nos calcanhares e não sabem o motivo disso. Neste artigo, apresentamos suas possíveis causas e algumas dicas para evitá-la.



  • Criquet, M., Roure, R., Dayan, L., Nollent, V., & Bertin, C. (2012). Safety and efficacy of personal care products containing colloidal oatmeal. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology. https://doi.org/10.2147/CCID.S31375
  • Sahu, P. K., Giri, D. D., Singh, R., Pandey, P., & Gupta, S. (2013). Therapeutic and Medicinal Uses of Aloe vera : A Review. Scientific Research.
  • Jain, R., Aqil, M., Ahad, A., Ali, A., & Khar, R. K. (2008). Basil oil is a promising skin penetration enhancer for transdermal delivery of labetolol hydrochloride. Drug Development and Industrial Pharmacy. https://doi.org/10.1080/03639040701657958
  • Pravasi, S. D. (2014). Acetic Acid. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00216-5
  • Korting, H. C., Schäfer-Korting, M., Hart, H., Laux, P., & Schmid, M. (1993). Anti-inflammatory activity of hamamelis distillate applied topically to the skin – Influence of vehicle and dose. European Journal of Clinical Pharmacology. https://doi.org/10.1007/BF00316465