5 remédios naturais para aliviar a coceira no couro cabeludo

11 de janeiro de 2020
Às vezes, a coceira no couro cabeludo pode ser devido a um excesso de ressecamento que pode ser tratado de forma rápida e facil com um tratamento hidratante natural.

As pessoas que sofrem de coceira em alguma parte do corpo sabem o quão angustiante essa condição pode ser. A coceira no couro cabeludo é bastante frequente, pois pode estar relacionada a diferentes causas.

Descubra neste artigo 5 remédios naturais para aliviar a coceira na cabeça. Com ingredientes caseiros e naturais, além de poder acabar com esse problema tão irritante, você pode melhorar a saúde do seu cabelo.

Coceira no couro cabeludo

Qualquer um de nós pode sentir uma coceira no couro cabeludo em algum momento. No entanto, quando esse desconforto se torna contínuo e causa irritação, é hora de analisar o que está acontecendo nessa parte do corpo.

  • Em muitos casos, a causa da coceira no couro cabeludo é um excesso de ressecamento. Isso é confirmado quando, ao coçar, você consegue observar pequenos pontos brancas na roupa. Não confunda com a caspa, que tem uma textura mais oleosa e amarelada. Nesse caso, há uma descamação no couro cabeludo que pode ser causada pelo tipo de xampu que você utiliza. Experimente trocá-lo e hidratar o cabelo por meio de máscaras capilares.
  • Em outros casos, pode haver um tipo de eczema. Isso será confirmado se houver algum tipo de relevo ou cor diferente no couro cabeludo. O normal é que a área fique inflamada e um pouco avermelhada. Também pode haver pequenas feridas.
  • Além disso, você deve considerar que seu cabelo pode estar apresentando uma reação a algum tipo de produto capilar. A maioria dos xampus e outros produtos para o cabelo contêm álcool, silicones, sulfatos, parabenos, etc. Essas substâncias ressecam e danificam o cabelo de forma progressiva.

Se qualquer um desses casos persistirem, recomendos que você consulte um dermatologista.

Remédios para aliviar a coceira no couro cabeludo

1. Gema de ovo

Embora possa te surpreender, a gema de ovo pode funcionar como xampu

Se você tiver certeza que a causa da coceira é um ressecamento no couro cabeludo, você pode experimentar um remédio caseiro bem simples. Basta lavar o cabelo com gema de ovo. Dependendo da quantidade de cabelo, o ideal é usar duas ou três gemas

O ovo é muito nutritivo, rico em ácidos graxos, vitaminas e minerais. Além disso, um estudo realizado pela West Pomeranian University of Technology, em Szczecin, na Polônia, garante que consumir uma média de dois ou três ovos por semana pode melhorar a força do cabelo, impedindo sua queda.

Embora possa te surpreender, a gema de ovo pode funcionar como xampu. No entanto, muitas pessoas sentem que precisam de um produto mais higienizador. Nesse caso, você pode misturar a gema com o seu xampu ou aplicá-la como uma máscara pré-lavagem.

Leia também: Descubra como lavar o cabelo com gema de ovo

2. Xampu com óleo de menta

Se você quiser uma solução rápida e que ofereça alívio sem deixar de usar seu xampu habitual, você pode recorrer ao óleo essencial de menta. No entanto, é preciso utilizá-la em pequena quantidade para não irritar ainda mais o couro cabeludo. De acordo com um estudo realizado pela Islamic Azad University, no Irã, essa essência nos faz sentir uma grande sensação de frescor. Além disso, apresenta efeitos anti-inflamatórios.

  • Você pode adicionar ao seu xampu 5 gotas desse óleo por cada 100 ml de produto.
  • Além de aliviar a coceira, esse óleo ativa a circulação, regula o excesso de oleosidade, combate as infecções e previne a queda de cabelo.

3. Infusão de calêndula

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos de Cuba (CIDEM), a calêndula é uma das plantas medicinais mais populares para aliviar os diferentes tipos de irritações e inflamações da pele. Você pode adquiri-la em extrato, tintura, creme, etc. Atualmente, você também pode encontrar xampus suaves à base dessa flor.

Nesse caso, para aliviar a coceira no couro cabeludo, você pode preparar uma infusão de calêndula e utiliza-la como um condicionador. Ou seja, depois de aplicar o xampu e sem enxaguar o cabelo.

4. Máscara de aloe vera e camomila

Uma opção para aliviar a coceira no couro cabeludo é preparar uma máscara a base de ingredientes calmantes e anti-inflamatórios

Uma opção para aliviar a coceira no couro cabeludo é preparar uma máscara a base de ingredientes calmantes e anti-inflamatórios. Nesse caso, optamos pelo gel de aloe vera e pela camomila.

O gel de aloe vera possui propriedades hidratantes e cicatrizantes, como indica um estudo realizado pelo Hospital Clínico Quirúrgico Docente Provincial Amalia Simoni Argilagos, em Camagüey, Cuba. A camomila, por outro lado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Case Western Reserve University, em Ohio, Estados Unidos, é um potente anti-inflamatório.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de gel de aloe vera (45 ml)
  • 7 gotas de óleo essencial de camomila ou uma colher de sopa de extrato de camomila (15 ml)

Modo de preparo e aplicação

  • Misture bem ambos os ingredientes.
  • Aplique no couro cabeludo seco.
  • Deixe agir por 20 minutos e depois lave.

5. Óleo de coco e óleo da árvore-do-chá

5 remédios naturais para aliviar a coceira no couro cabeludo

É possível que a origem da coceira no couro cabeludo seja um eczema ou qualquer problema cutâneo infeccioso. Nesse caso, você pode recorrer a dois ingredientes para combater todos os tipos de fungos e bactérias: o óleo de coco, que segundo um estudo realizado pela Kannur Dental College, na Índia, é antibacteriano; e o óleo da árvore-do-chá que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Austrália Ocidental, também possui propriedades antibactericidas.

Não deixe de ler: Eczema da pele: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento natural

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem (45 ml)
  • 7 gotas de óleo essencial de árvore-do-chá

Modo de preparo e aplicação:

  • Misture os dois ingredientes.
  • Aplique em todo o couro cabeludo antes de ir para a cama e deixe agir durante toda a noite.
  • De manhã, lave o cabelo como de costume.

Tenha em mente que o óleo essencial de árvore-do-chá pode ser irritante em áreas sensíveis.