3 repelentes caseiros contra picadas de mosquito

19 Fevereiro, 2020
As picadas de mosquito são comuns quando expomos a pele ao ar livre sem a proteção adequada. Apesar de não ser algo sério, são bastante desconfortáveis. Descubra como evitá-las.

Felizmente, podemos contar com a ajuda dos repelentes caseiros para proteger a pele das picadas de mosquito. Muitos não sabem, mas não é estritamente necessário o uso de um repelente industrializado à base de substâncias químicas. Ainda que essa variedade de produtos seja comum no mercado, existem alternativas de origem natural com propriedades semelhantes.

As pessoas tendem a sofrer com essas picadas devido a uma combinação de fatores, como cheiros, luminosidade, calor e umidade. Embora a maioria cause apenas um leve desconforto na pele, às vezes a picada é a via de transmissão de doenças. A seguir, descubra como evitá-las.

Repelentes caseiros contra picadas de mosquito

Existem alguns repelentes caseiros que podem ajudar a proteger a pele das picadas de mosquito sem ter que recorrer a produtos químicos. Muitos têm optado por esse tipo de solução para não poluir o meio ambiente e porque, geralmente, eles não provocam efeitos colaterais.

O mais interessante é que eles são fáceis de preparar e seus ingredientes podem ser facilmente adquiridos no mercado. Além disso, também são mais baratos e costumam ser adequados para todos os tipos de pele. Ainda não fez o teste? Descubra, abaixo, três maneiras de prepará-los.

Descubra: 5 picadas de insetos mais comuns e como tratá-las

1. Repelente de óleo de eucalipto e limão

Óleo essencial de eucalipto
Esse tipo de óleo possui propriedades que mantêm os mosquitos afastados por até três horas, segundo alguns estudos.

Este óleo é um dos produtos mais populares para proteger a pele das picadas de mosquito. Inclusive, ele é recomendado por entidades como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos como uma solução alternativa aos repelentes convencionais.

Um estudo recente determinou que uma fórmula com 32% de óleo de eucalipto e limão pode fornecer até 95% de proteção contra mosquitos por três horas. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar esses efeitos.

Ainda que esteja disponível em muitos produtos comerciais, este repelente pode ser preparado em casa com ingredientes 100% naturais. No entanto, não se recomenda seu uso em crianças menores de três anos.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de eucalipto e limão (5 ml)
  • 10 colheres de sopa de óleo de girassol (100 ml)

Preparo

  • Primeiramente, despeje o óleo de eucalipto e limão em uma tigela.
  • Em seguida, combine-o com óleo de girassol até obter uma mistura homogênea.

Modo de uso

  • Aplique o produto sobre as áreas expostas e deixe agir sem enxaguar.
  • Uuse-o sempre que fizer atividades ao ar livre.

2. Repelente de lavanda

A fragrância de lavanda é irritante para mosquitos e outros insetos. Por isso, há décadas ela vem sendo usada como uma solução alternativa para evitar picadas. Inclusive, um estudo em camundongos determinou que o óleo essencial de lavanda é eficaz para repelir mosquitos adultos.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para provar seu efeito nos seres humanos, muitas pessoas costumam usá-lo para esse fim. Dentre outras coisas, a lavanda tem efeitos analgésicos e antissépticos que ajudam a acalmar e aliviar os sintomas da pele quando ocorre a picada.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de flores de lavanda trituradas (100 g)
  • 10 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem ou de óleo de amêndoa (100 ml)

Preparo

  • Primeiro, triture as flores de lavanda e coloque-as em uma jarra.
  • Em seguida, cubra-as com o óleo e deixe macerar.

Modo de uso

  • Quando o óleo estiver pronto, aplique-o em áreas sensíveis a picadas, como braços e tornozelos.

Não deixe de ler: 10 aromas que combatem os mosquitos

3. Repelente de canela

Óleo de canela
Na sua forma diluída, podemos aplicar o óleo de canela como aliado para repelir insetos.

O óleo essencial de canela tem aplicações interessantes. Não apenas é um dos favoritos para sessões de aromaterapia, mas também serve como base para muitos remédios. Neste caso, propomos seu uso como repelente para proteger a pele das picadas de mosquito.

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de óleo essencial de canela (3 ml)
  • 1/4 de xícara de água (62,5 ml)

Preparo

  • Coloque os ingredientes em uma tigela e misture bem.

Modo de uso

  • Borrife o repelente sobre a roupa ou áreas expostas da pele.
  • Você também pode aplicá-lo em casa, nos estofados ou nas plantas.

Precauções: evite usar óleo de canela não diluído, pois uma dose concentrada pode causar reações indesejadas na pele.

Conclusão

Por fim, lembre-se de reforçar a proteção contra os mosquitos usando roupas que cubram a pele ao máximo, especialmente durante viagens ao campo, trabalhos ao ar livre, viagens a regiões tropicais, etc.

Se você for picado, evite coçar o local para prevenir complicações. Diante de sinais de infecção ou alergia grave, consulte um médico.

  • Frances, S. P., Rigby, L. M., & Chow, W. K. (2014). Comparative Laboratory and Field Evaluation of Repellent Formulations Containing Deet and Lemon Eucalyptus Oil Against Mosquitoes in Queensland, Australia 1 . Journal of the American Mosquito Control Association. https://doi.org/10.2987/13-6366.1
  • Fradin, M. S., & Day, J. F. (2002). Comparative Efficacy of Insect Repellents against Mosquito Bites. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/nejmoa011699
  • Choi, W.-S., Park, B.-S., Ku, S.-K., & Lee, S.-E. (2002). Repellent activities of essential oils and monoterpenes against Culex pipiens pallens. Journal of the American Mosquito Control Association.