Jovem encontra câmera escondida em apartamento alugado por meio do Airbnb
Um hóspede descobriu uma câmera espiã escondida em uma apartamento em Campinas, no estado de São Paulo, alugado pelo famoso site de hospedagem Airbnb. Ele fez a locação do apartamento para ter onde dormir depois de um show do cantor Jão.
Mateus expôs o caso em um vídeo compartilhado no Instagram e TikTok, onde mostra a câmera.
As imagens compartilhadas pelo publicitário Mateus Bandeira, de 28 anos, viralizaram na internet. A câmera escondida descoberta por ele estava localizada em uma estante na frente da cama do quarto.
A dispositivo espião estava no relógio digital do apartamento. Mateus pesquisou o equipamento, que é vendido na internet com o nome “Relógio Espião Câmera Full Hd Visão Noturna Sensor de Movimento”.
“Depois de algum tempo no apartamento, me lembrei de um vídeo que tinha visto recentemente no TikTok sobre câmeras escondidas em espaços locados, foi quando pensei em fazer uma inspeção. Liguei a lanterna do celular, direcionei para uma tela de TV que estava em frente à cama e abaixo dela havia uma espécie de roteador, com um relógio digital em cima. Pensei que fosse um relógio comum, mas ao direcionar a lanterna do celular, fui surpreendido com uma câmera“, detalhou o publicitário.
As imagens feitas de forma ilegal podem acabar sendo vendidas na internet ou usadas para extorquir as vítimas.
O caso do publicitário fez com que surgissem outros relatos de hóspedes com histórias parecidas, mostrando como o golpe é bastante comum. A situação deixou as pessoas preocupadas com a possibilidade de já terem tido a privacidade invadida ou que isso aconteça no futuro.
“Em uma pesquisa rápida no Google, encontrei exatamente o mesmo relógio para vender em diversos sites, senti um profundo desespero e a impressão de que estava sendo vigiado o tempo todo. (…) Não curti o show como gostaria, fiquei imaginando que alguém poderia entrar no apartamento enquanto eu não estava lá, furtar minhas coisas ou algo nesse sentido. É muito ruim se programar financeiramente para viver uma experiência feliz e passar por momentos aterrorizantes, em que senti minha privacidade violada”, afirma Mateus.
Após voltar da apresentação, ele entrou em contato direto com o Airbnb — empresa em que o apartamento era divulgado — reportando a situação e oferecendo os detalhes que tinha.
Aconselhado por amigos, o jovem também fez um Boletim de Ocorrência e fez mais vídeos no TikTok com outros conteúdos sobre identificar e se prevenir de possíveis espionagens.
“No dia posterior ao ocorrido, no domingo a noite, decidi compartilhar o conteúdo para auxiliar outras pessoas que poderiam estar passando pela mesma situação que eu, e que muitas vezes tenham sido gravadas sem ao menos notar”, explicou, destacando o retorno de seguidores que ficaram hospedados no mesmo apartamento e ficaram “preocupados” com a chance de terem sido filmados.
Como se proteger?
Uma das formas de identificar uma câmera escondida é através de uma lanterna ou luz do celular. A luz irá refletir nas lentes da câmera, então é possível enxergar com bastante facilidade o dispositivo oculto, principalmente em aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos.
Outra dica é olhar por todo o local da hospedagem, seja em hotéis ou residências alugadas, para identificar as clássicas câmeras no canto dos ambientes ou até alguma escondida no meio dos móveis.
Essas são as formas mais fáceis de encontrar as câmeras, mas, caso o hóspede ainda esteja preocupado com a possibilidade de um dispositivo escondido, é possível utilizar um detector de radiofrequência, uma maneira menos viável.
Se a câmera estiver conectada por Bluetooth ou Wi-Fi, o detector é capaz de encontrar os sinais de radiofrequência. Contudo, se a câmera estiver apenas gravando, sem transmitir as imagens em tempo real, o detector não será capaz de encontrar o dispositivo de filmagem.
O que disse o Airbnb?
Câmeras são permitidas segundo o regulamento do Airbnb. Contanto, é responsabilidade e obrigação do anfitrião que os hóspedes tenham conhecimento dos dispositivos de vigilância e onde eles se localizam.
Se você for uma vítima dessa ilegalidade, é preciso entrar em contato imediatamente com a empresa e também realizar um Boletim de Ocorrência na polícia local.
O Airbnb informou que desativou o anúncio da acomodação reservada por Mateus e o perfil do anfitrião enquanto avalia o caso.
“Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento. O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma.
Caso um hóspede encontre uma câmera em algum cômodo privado, o Airbnb orienta o contato com a Central de Ajuda 24 horas da empresa, que possui atendimento em 42 idiomas, incluindo português” concluiu a empresa.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.