Eletrodomésticos velhos: como reutilizá-los

· 26 de janeiro de 2019
Para reutilizar eletrodomésticos velhos precisamos apenas de um pouco de imaginação, e de algumas ferramentas que nos ajudem a transformá-los em um novo objeto, sem investir demais.

Infelizmente, os eletrodomésticos se quebram. Há aqueles que falam de “obsolescência programada”, e isso não é mais que uma programação adicionada nas próprias fábricas, que fazem o dispositivo morrer em uma certa “idade”.

Eletrodomésticos nós temos muitos: computadores, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça ou televisões, entre outros. Todos eles têm muitas possibilidades, e usando um pouco de engenho e algumas ferramentas, podemos transformá-los em objetos maravilhosos e originais.

De um modo geral, quando um eletrodoméstico quebra, o que fazemos é substituí-lo; levamos para o posto de coleta mais próximo de nossa casa, para que seja reciclado corretamente.

Nós lhe mostramos algumas ideias muito originais, divertidas e fantásticas, para renovar até mesmo a decoração de sua casa. Dessa forma, você pode transformar esses aparelhos quebrados.

Ideias para transformar seus eletrodomésticos velhos

Ideias para transformar seus eletrodomésticos velhos

Revelaremos algumas ótimas ideias que lhe inspirarão na próxima vez em que tiver a oportunidade de substituir um aparelho danificado. Não importa se é uma geladeira ou uma TV, porque todos podem ter uma segunda vida maravilhosa.

  1. Transforme uma televisão antiga em um aquário. Obviamente falamos de TVs antigas que têm mais capacidade, e não são planas.
  2. Da mesma forma, você também pode usar o monitor de um computador antigo para criar um aquário. Para conseguir isso, você precisará selar bem o seu interior, para que a água não escorra.
  3. Você pode transformar os tambores da sua lavadora em lâmpadas. Para fazer isso, teria que desmontá-los, limpar bem as peças, e pintá-las de belas cores. Tenho certeza que você vai amar o efeito! Você pode fazer lâmpadas de assoalho ou de teto.
  4. Por outro lado, este tambor de máquina de lavar também pode se tornar uma magnífica churrasqueira. Assim você pode aproveitar as refeições e jantares de verão, com os membros da sua família.
  5. Também pode transformar uma pequena geladeira em uma mesa lateral. Uma ideia fantástica é colocar a louça dentro dela, e usar a sua base para depositar copos, bebidas ou guardanapos. Embora obviamente a geladeira não esteja mais funcionando, é ideal para armazenar coisas ali. Você pode pintar o exterior com tinta de ardósia, para dar um toque original à sua casa.

Não perca ainda mais ideias…

  1. Transforme seu monitor de computador antigo em uma pequena casa para o seu gato.
  2. Reutilize o carrinho da sua antiga máquina de lavar louça para guardar livros, vídeos ou CDs. Com as rodas, será perfeito para ser manuseado e escondido debaixo da cama ou do sofá, se tiver espaço.
  3. Os recipientes de talheres também podem ser reutilizados para armazenar canetas, e todo tipo de material escolar.
  4. Se você é um faz-tudo, e é bom em grandes mudanças, pode transformar o corpo de uma máquina de lavar louça em uma poltrona.
  5. Use a geladeira como prateleira para depositar todos os seus livros.
  6. Coloque um vidro duro na parte superior, para criar uma mesa lateral de uma TV antiga.
  7. Sem dúvida, você pode transformar uma torradeira antiga, adicionando peças e miçangas, em um belo elemento de decoração.

Leia este artigo: 5 maneiras diferentes de fazer flores de materiais diferentes para decorar

A importância da reciclagem

Para reciclar eletrodomésticos velhos deve limpá-los bem

A verdade é que poucas pessoas realmente sabem o que fazer com um grande aparelho quebrado. Muitas vezes não queremos levar isso para uma assistência técnica porque, de certa forma, às vezes o melhor investimento é comprar um novo aparelho, do que consertar o nosso.

Neste caso, queremos dizer-lhe onde devem ser levados os eletrodomésticos velhos, quebrados ou estragados, os quais não queremos transformar, ou fazer nada com eles.

Não perca: Descubra as 6 melhores ideias para reutilizar objetos domésticos

O que fazemos com os eletrodomésticos velhos danificados?

Geralmente essa questão aparece quando eles estragam, e um erro grave é nos livrarmos deles deixando-os na rua. Este é apenas qualquer resíduo. Não podemos jogá-lo no recipiente de lixo mais próximo, porque estaríamos poluindo o meio ambiente, e não sendo cívicos com nossos vizinhos.

De modo geral, nos estabelecimentos onde são vendidos os eletrodomésticos, eles também recebem os aparelhos quebrados e velhos, que não queremos mais. Portanto, uma maneira boa alternativa é entregá-los à essas lojas. Você também pode doar para quem precisa, ou vender de segunda mão.

Se dúvida alguma, quando um eletrodoméstico está totalmente sem uso e você não pode reciclá-lo nem o consertar, você deve procurar os Postos de Coleta de sua cidade; cada cidade tem um lugar, um recinto, ou espaço, para receber esses materiais grandes e pesados.

Se você não souber onde está o seu mais próximo, basta pedir à sua prefeitura, para lhe dar todos os guias para chegar lá.

Finalmente, também podemos encontrar serviços de coleta direto na porta da nossa casa. Para fazer isso, precisamos saber em que dias esses serviços ocorrem nos bairros, para nos organizarmos com eles. Esta pode ser uma das melhores maneiras de reciclar esses objetos tão grandes.

Não esqueça dos 3 Rs: reduzir, reciclar e reutilizar

Como você pode ver, muitas coisas podem ser feitas de nossos eletrodomésticos velhos: desde um armário, um aquário, ou uma mesa lateral. É importante ter em mente que estas técnicas não são tão simples, e requerem técnicas, paciência, e muitas ferramentas.

Certamente, você pode pensar em mil outras coisas; deixe sua imaginação voar e certamente encontrará o que fazer com esses velhos aparelhos.