Logo image
Logo image

Elimine verrugas com este tratamento de alho e limão

4 minutos
Para evitar a proliferação de verrugas é importante, além de aplicar este remédio em casa, fortalecer o sistema imunológico através da alimentação, de modo a não correr riscos futuros.
Elimine verrugas com este tratamento de alho e limão
Lourdes Martínez

Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez

Última atualização: 24 agosto, 2022

As verrugas são pequenas desordens da pele produzidas por infecção do vírus do papiloma humano (HPV), que tem cerca de 70 subtipos.

Este acelera o crescimento das células de forma repentina, o que com o passar do tempo resulta num crescimento indolor e benigno que se propaga muito facilmente.

Embora a sua presença não represente um problema de saúde grave, é um sinal de que a imunidade do organismo está baixa. Bem como o sistema imunológico falhou ao impedir a ação do vírus.

Além disso, uma vez que são perceptíveis a olho nu, a maioria das pessoas quer retirar as verrugas porque consideram a sua aparência desagradável.

Felizmente, atualmente existe um leque de soluções comerciais e caseiras cujas propriedades diminuem ou eliminam completamente essas protuberâncias.

Entre estas opções encontramos um simples tratamento com alho e limão, que quando aplicado continuamente, acelera a recuperação sem deixar marcas ou cicatrizes.

Experimente!

Tratamento com alho e limão para combater as verrugas

Em suma, a combinação de alho e limão tem sido por muitos anos um dos antibióticos e antifúngicos naturais mais utilizados no que diz respeito às infecções de pele.

Ambos têm substâncias ativas potentes que, depois de aplicadas, ajudam a destruir e inibir o crescimento de vários tipos de fungos, vírus e bactérias.

Ainda mais, são baratos, acessíveis e, ao contrário dos produtos comerciais, os seus compostos não costumam causar reações colaterais indesejáveis.

Veja também:  8 alimentos ideais para repor o colágeno da sua pele

Benefícios do alho

Some figure

Considerado o antibiótico mais potente oferecido pela natureza, o alho tem provado ser bastante eficaz na eliminação da infecção causadora de verrugas na pele.

O seu composto ativo, alicina, confere propriedades antivirais e anti-inflamatórias, adequadas para reduzir as protuberâncias que se formam nos dedos, pescoço; como também de outras áreas visíveis do corpo.

Tanto o seu consumo como a aplicação direta servem como apoio para acelerar a recuperação deste problema desagradável.

Isso se deve aos seus nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e estimulam resposta à ação negativa de micro-organismos.

O melhor de tudo é que promove a regeneração celular, o que reduz o risco de formação de cicatrizes após a remoção total da verruga.

Benefícios do limão

Some figure

O suco de limão é rico em componentes ácidos que ajudam a regular o pH da pele, favorecendo a eliminação das alterações cutâneas, tais como as verrugas.

Assim como, possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais; que tanto interna como externamente ajudam a eliminar muitos germes que afetam a saúde.

Por conter anti-inflamatórios e calmantes, é adequado para aliviar algumas doenças da pele que causam irritação e dor.

Ademais tem um efeito de branqueamento interessante, e com a passagem do tempo, reduz significativamente manchas, cicatrizes e outras imperfeições.

Como preparar este tratamento de alho e limão para combater as verrugas?

Alho e limão são ingredientes normalmente encontrados na despensa da maioria das pessoas, considerando seus usos culinários.

Portanto, esta solução é muito fácil de preparar e não requer um investimento significativo.

É importante esclarecer que seus efeitos não são obtidos na primeira aplicação e que ele deve ser usado todos os dias para alcançar resultados satisfatórios.

Leia:  7 ingredientes que você tem em casa para combater as verrugas

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • Suco de ½ limão
  • Band-aid

O que você deve fazer?

  • Amasse um dente de alho até obter uma pasta espessa e, em seguida, misture com o suco de meio limão.
  • Aguarde alguns minutos para que os dois ingredientes se concentrem.
  • Depois, aplique diretamente sobre as verrugas.
  • Envolva a área afetada com um band-aid para que o produto aja durante a noite.
  • No dia seguinte, lave com água e seque a pele completamente.
  • Por fim, repita o uso todas as noites até remover a verruga.

Recomendações extras

Não tente remover a verruga à força, nem use instrumentos cortantes seja qual for o motivo; Tais ações podem causar sérias lesões e infecções.

Para impedir a propagação das verrugas, não reutilize objetos que estiveram em contato direto com as mesmas; se necessário, desinfete-os primeiro antes de usar.

Assim sendo, como complemento, deve-se optar por alimentos e suplementos que ajudem a melhorar a ação do sistema imunológico.

A saber, a facilidade de ataque do HPV é o resultado de muitos mecanismos de defesa debilitados.

Acima de tudo isso, procure um médico antes de realizar qualquer tratamento alternativo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Abeck, D., & Fölster-Holst, R. (2015). “Quadrivalent human papillomavirus vaccination: A promising treatment for recalcitrant cutaneous warts in children”, Acta Derm Venereol, 95 (8): 1017-1019.
  • Bonnez, W. (2015) “Papillomaviruses”. In: J.E. Bennett, R. Dolin, M.J. Blaser (eds.), Mandell, Douglas, and Bennett’s Principles and Practice of Infectious Diseases. Philadelphia, PA: Elsevier. Chap. 146.
  • EL, I. P. (2009). VIRUS DEL PAPILOMA HUMANO. Disponible en: https://www.aepcc.org/wp-content/uploads/2019/06/Folleto_divulgativo_Infeccion1.pdf
  • Habif, T.P. (2016). “Warts, herpes simplex, and other viral infections”. In: Habif, T.P. (ed.), Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. Philadelphia, PA: Elsevier. Chap. 12.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.